WhatsApp libera mensagens temporárias no Brasil – Descubra como ativar

No início de novembro nós noticiamos que o WhatsApp havia lançado o recurso de mensagens temporárias e explicamos como ele iria funcionar. Agora, no início de dezembro, o WhatsApp enfim lançou a opção de mensagens temporárias no Brasil!

Para ter acesso à novidade, confira se o seu WhatsApp está atualizado. Caso a atualização ainda não esteja aparecendo para você, é possível que você ainda não tenha sido sorteado para receber a novidade. Afinal, o WhatsApp está disponibilizando aos poucos o novo recurso aos usuários do Brasil.

Se você deseja saber um pouco mais sobre as mensagens temporárias e aprender a ativá-las em seu WhatsApp, continue lendo este nosso artigo completo sobre o tema e confira um passo a passo ao final dele!

Como funcionam as mensagens temporárias do WhatsApp?

As mensagens temporárias funcionam da seguinte maneira: ao ativar a opção em alguma conversa, toda e qualquer mensagem enviada na conversa após a ativação vai desaparecer após 7 dias.

A mensagem não desaparece apenas para você, mas também para a pessoa com quem você está conversando. O recurso é bastante interessante para aqueles que desejam maior privacidade e segurança.

Além disso, é preciso que o usuário ative a opção de mensagens temporárias para cada uma das conversas do WhatsApp. Ou seja, não há uma configuração que torne todas as mensagens do WhatsApp em mensagens temporárias.

As mensagens temporárias, além disso, também podem ser ativadas em grupos do WhatsApp. Entretanto, apenas administradores podem ativar ou desativar elas nesse caso. Caso algum administrador faça isso, as mensagens de todos os participantes do grupo vão desaparecer após 7 dias.

WhastApp
(Imagem: Christian Wiediger/ Unsplash)

Entretanto, apenas as mensagens enviadas após a ativação das mensagens temporárias vão desaparecer após 7 dias. Ou seja, mensagens mais antigas, enviadas antes de você ativar o recurso, não vão desaparecer.

Além disso, o recurso não impede que a outra pessoa exporte parte da conversa, faça uma captura de tela etc. Ou, no caso das fotos ou vídeos compartilhados, que a pessoa salve o arquivo em outro lugar da galeria.

Portanto, você ainda precisa ter muito cuidado com o que compartilha com outras pessoas. Mesmo que você já tenha ativado a opção de mensagens temporárias.

Como ativar as mensagens temporárias do WhatsApp

Como comentamos, as mensagens temporárias são ativadas individualmente para cada contato ou grupo que você escolher. Ou seja, você não consegue aplicar a opção de mensagens temporárias para todos os contatos de uma só vez.

Para ativar as mensagens temporárias no WhatsApp é muito simples. Basta seguir o passo a passo abaixo.

Passo 1. Primeiramente, abra a conversa com a pessoa ou com o grupo que você deseja ativar a opção de mensagem temporária. Em seguida, aperte sobre o nome da pessoa para abrir o perfil dela.

Mensagens temporárias do WhatsApp
(Captura: Alexandre Garcia Peres / Tech News Brasil)

Passo 2. Em seguida, dentre as opções de configuração de conversa, selecione a opção “mensagens temporárias”.

Mensagens temporárias do WhatsApp
(Captura: Alexandre Garcia Peres / Tech News Brasil)

Passo 3. Um pequeno texto explicando como funcionam as mensagens temporárias vai ser exibido. Leia atentamente e aperte em “continuar”.

Mensagens temporárias do WhatsApp
(Captura: Alexandre Garcia Peres / Tech News Brasil)

Passo 4. Por fim, simplesmente selecione a opção “ativadas” para ativar as mensagens temporárias com o contato. Em seguida é só retornar à conversa.

Mensagens temporárias do WhatsApp
(Captura: Alexandre Garcia Peres / Tech News Brasil)

Pronto! Você ativou com sucesso a opção de mensagens temporárias com o contato escolhido. Basta fazer o mesmo para todos os outros que você desejar.

Para conferir se a opção está ativada, basta acessar o perfil da pessoa e conferir a opção “mensagens temporárias”, que agora deve estar aparecendo como “ativadas”.

Mensagens temporárias do WhatsApp
(Captura: Alexandre Garcia Peres / Tech News Brasil)

Além disso, para desativar as mensagens temporárias do WhatsApp, basta repetir o processo acima, mas selecionar “desativadas” em vez de “ativadas” no último passo.

E aí, o que você achou dessa novidade do WhatsApp? Vai usar as mensagens temporárias? Ou acha que elas vão ser inúteis? Conta para a gente aí nos comentários! 😉

 

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário