Modo escuro do Whatsapp: como configurar o dark mode?

Um dos recursos mais pedidos pelos usuários do WhatsApp é o Modo Escuro, e no final do ano passado esses desejos finalmente foram atendidos. Este modo altera as cores do aplicativo para cores mais sóbrias e escuras, como tons de verde, cinza e preto. 

Dessa forma, o WhatsApp pode ser utilizado com maior conforto à noite, ou em momentos de menor quantidade de luz. Quando este modo não está ativado, as cores são muito claras e podem causar cansaço nos olhos pelo usuário estar olhando diretamente para uma fonte de luz.

três celulares demonstrando o whatsapp em modo escuro
Descubra como ativar o modo escuro em seu WhatsApp. (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Confira, a seguir, um tutorial de como ativar no WhatsApp o modo escuro.

Como ativar o modo escuro do WhatsApp no Android:

  1. Dentro do aplicativo, clique no botão de menu (ícone de três pontinhos), no canto superior direito da tela;
  2. A seguir, selecione “Configurações”;
  3. Abra a opção de “Conversas”;
  4. Clique em “Tema” e então selecione “Escuro”;
  5. Existe também a opção “Automático”, que você poderá utilizar caso queira que o WhatsApp siga automaticamente as configurações do Android.

Como ativar o modo escuro do WhatsApp no iPhone:

Neste caso, a opção deve ser habilitada pelas configurações do telefone, ativando o recurso em todos os apps compatíveis e no próprio sistema do iPhone. Acompanhe o passo-a-passo:

  1. Abra os “Ajustes” do telefone;
  2. Então selecione “Tela e Brilho”;
  3. Depois toque em “Escuro”.

Como ativar o modo escuro do WhatsApp Web

O aplicativo para Desktop ou para navegador do WhatsApp também possui uma opção para apresentação em modo escuro. Anteriormente, era necessário fazer download de uma extensão para ativar este modo, mas agora a opção está disponível dentro das configurações do próprio WhatsApp. Confira a seguir como ativá-la:

  1. Clique no botão de Menu (ícone dos três pontinhos), próximo a sua foto de perfil;
  2. Selecione “Configurações”;
  3. Clique em “Tema”;
  4. Escolha “Modo Escuro” e então clique em “OK”.
vários celulares mostrando diferentes papéis de parede em tons escuros
O modo escuro gera visualização mais confortável em locais com pouca luz. (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Vantagens do Modo Escuro

A primeira e mais óbvia vantagem do modo escuro é o conforto visual, já que encarar telas muito claras em ambientes escuros pode machucar os olhos. Muitas vezes, mesmo com o brilho configurado no mínimo, telas muito brancas podem ser incômodas. 

É neste momento que utilizar os aplicativos no modo escuro pode ser uma boa opção, diminuindo o cansaço da visão e até dor nos olhos ou dor de cabeça.

Outra grande vantagem do modo escuro, mas dessa vez apenas para dispositivos que possuam telas AMOLED, é a economia de bateria. Nestes casos, quando há alguma região preta na tela, os pixels permanecem apagados, deixando de gastar energia.

celulares mostrando diferentes papéis de parede em tons claros e escuros
Defina um papel de parede diferente para cada uma de suas conversas. (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Como mudar o Papel de Parede do WhatsApp

Uma das mais recentes novidades do WhatsApp é a capacidade de personalizar o papel de parede para cada uma de suas conversas. Dessa forma, pode ser mais fácil de reconhecer quando você está com cada grupo ou conversa aberta, além de que opções de customização nunca são demais. 

Se você nunca tiver alterado seu papel de parede, ele estará com a imagem padrão do WhatsApp. Ao mudar seu aplicativo para o tema escuro, ele também apresentará um papel de parede padrão, mas em cores escuras.

Se quiser personalizar o papel de parede com o seu próprio estilo, siga o tutorial a seguir.

  1. Abra o menu de opções (ícone dos três pontinhos);
  2. Selecione “Configurações”;
  3. Clique em “Conversas” e então “Papel de Parede”;
  4. Neste momento, você poderá escolher entre a imagem padrão, fotos da biblioteca do aplicativo, claras ou escuras, cores sólidas ou então uma imagem da sua galeria.

Para personalizar cada uma das suas conversas, faça o seguinte.

  1. Abra a conversa que deseja customizar;
  2. Toque no menu (ícone dos três pontinhos) no canto superior direito;
  3. Selecione “Papel de Parede” e então escolha a imagem desejada. Dessa forma, este papel de parede ficará apenas nesta conversa.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Fonte: WhatsApp

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário