WhatsApp Pay chega ao Brasil ainda este ano, afirma Cielo

Segundo a Cielo, empresa brasileira de pagamentos financeiros, o WhatsApp Pay (no Brasil chamado “WhatsApp Pagamentos”) chega ao Brasil ainda no primeiro semestre deste ano de 2021 (Via Mobile Time).

A informação foi anunciada pelo próprio CEO da Cielo, Paulo Caffarelli, durante uma coletiva com a imprensa no dia 27 de janeiro. Nela, a Cielo comentou sobre os resultados do quarto trimestre do ano passado.

O WhatsApp Pay faz parte dos investimentos do Facebook, empresa responsável pelo app, na parte comercial do mais popular mensageiro do Brasil.

A possibilidade de se poder fazer pagamentos através do WhatsApp foi anunciada em junho de 2020. Poucos dias depois, entretanto, o Banco Central proibiu os pagamentos via WhatsApp. E desde então o Facebook e os usuários estão aguardando a regulamentação do serviço.

Segundo a previsão do CEO da Cielo, entretanto, o WhatsApp Pay vai ser enfim liberado ainda neste primeiro semestre de 2021. E o melhor: ele vai ter integração com o Pix, possibilitando transferências instantâneas e bastante facilitadas!

Entretanto, essa não é a primeira vez que o CEO da Cielo faz uma previsão para a regulamentação do serviço. Depois da proibição pelo Banco Central em meados de 2020, Paulo Caffarelli defendeu que a regulemantação aconteceria ainda em novembro daquele ano. O que não se concretizou.

Como vai funcionar o WhatsApp Pay?

Com o WhatsApp Pay, os usuários vão conseguir realizar pagamentos e transferências bancárias via WhatsApp. Tudo isso sem nem ao menos sair da conversa! Ou seja, sem a necessidade de acessar o aplicativo do banco.

Para isso, entretanto, o usuário via precisar cadastrar um cartão de débito ou crédito no WhatsApp. Quando foi anunciado ano passado, apenas cartões emitidos por três agências bancárias estavam previstos: Banco do Brasil (Visa), Nubank (Mastercard) e Sicredi (Visa e Mastercard). Entretanto, é possível que, com o tempo, outros parceiros possam surgir.

WhatsApp Pay
(Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Além disso, o usuário também precisa informar, na primeira transação, outras informações. Como, por exemplo, o nome e CPF. Por segurança, ele também vai precisar cadastrar uma senha numérica de 6 dígitos, exclusiva do WhatsApp Pay.

Depois te já ter cadastrado suas informações e criado uma senha numérica, o usuário já vai poder realizar transações dentro do próprio WhatsApp. Para isso, ele vai precisar apenas selecionar o contato ou a perfil comercial, escolher a opção de transferência/pagamento, informar a quantia e a senha e pronto!

Limites de transferências

Obviamente, há um limite de transferências que os usuários vão poder fazer e receber. Caso os limites sejam os mesmos anunciados no ano passado, eles são os seguintes:

  • Até R$ 1,000 por transação;
  • No máximo 20 transações por dia;
  • Até R$ 5,000 por mês.

É possível que, com o tempo, esses valores aumentem, conforme o WhatsApp Pay for se popularizando no país.

Já para as grandes empresas, ao menos no início do WhatsApp Pay no país, as principais movimentações ainda vão acontecer através do WhatsApp Business. É possível que, no futuro, os dois serviços sofram uma espécie de integração ou algo semelhante.

Outras novidades que chegam em breve ao WhatsApp

Além do WhatsApp Pay, há outras novidades previstas para chegarem em breve ao WhatsApp.

Como, por exemplo, a possibilidade de se gravar vídeos mudos. Ou seja, vídeos sem som nenhum, apenas com a imagem. O recurso já está sendo testado na versão beta do aplicativo, ainda com poucos usuários tendo acesso a ela.

Pode parecer meio inútil, mas é um recurso interessante para aqueles que querem apenas a imagem, sem se importar com o áudio. Em ambientes barulhentos essa pode ser uma boa opção. Ou caso o usuário queira diminuir o tamanho do arquivo.

Outra grande novidade, que até então estava em fase de testes, mas que já está disponível no WhatsApp, é a possibilidade de mensagens temporárias, que desaparecem automaticamente depois de 7 dias. O recurso foi muito aguardado e já está disponível. Descubra aqui como ativá-las agora mesmo!

Para ver ainda mais novidades, confira este nosso artigo sobre cinco novidades que podem chegar em breve ao WhatsApp!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário