Whatsapp planeja criar opção de enquetes em grupos; recurso está em teste

Será que veremos enquetes nos grupos de WhatsApp num futuro próximo?

O WhatsApp vem trazendo cada vez novos recursos para seu aplicativo, incluindo até a possibilidade de fazer pagamentos por meio dele. Nesta semana, alguns rumores surgiram sobre o que pode surgir de novo no WhatsApp, e alguns indícios sugerem que enquetes podem ser o próximo passo. 

Uma enquete funciona como uma votação popular, ou uma pesquisa de opinião, e pode ser vista com frequência em outras redes sociais, como Twitter e Instagram. Caso isso se confirme, a votação poderá ser muito útil dentro dos grupos de WhatsApp, e utilizada para saber a opinião de todos os membros de um jeito fácil e prático.

Enquetes no grupo de WhatsApp

Whatsapp planeja criar opção de enquetes em grupos

O recurso de enquetes foi visto pelo site WABetaInfo, um grupo de desenvolvedores que busca por atualizações especificamente para o WhatsApp. Neste caso, em um dos arquivos para testadores beta do sistema iOS, o site encontrou uma ferramenta que permite criar essas enquetes. 

No site, há uma imagem que mostra um campo para inserir a pergunta de sua enquete. Além disso, não há mais detalhes de como as respostas poderão ser adicionadas ou como esse recurso vai aparecer dentro da conversa. 

Porém, uma questão de segurança já foi definida, segundo o WABetaInfo: tanto as enquetes quanto as respostas dos usuários serão criptografadas de ponta a ponta, da mesma forma que todas as outras mensagens do app.

Assim como a maioria dos recursos encontrados em meio aos testes Beta, não há pronunciamento oficial da empresa sobre quando e se as enquetes realmente serão liberadas para uso geral no aplicativo. Tudo o que sabemos é que há uma versão dessa ferramenta sendo testada no momento. 

Mais novidades no WhatsApp

A empresa responsável pelo WhatsApp está sempre modernizando seu aplicativo, e com frequência temos novidades para ele. Além da possibilidade de fazer enquetes, diversas outras ferramentas foram encontradas em meio aos testes do app, como mudanças na gravação de voz e nas próprias mensagens. 

Uma das mudanças mais interessantes encontradas recentemente foi a possibilidade de reagir a mensagens enviadas por outros usuários. Esse recurso também já é visto em outras plataformas, como no Discord ou no próprio Facebook. Com isso, você poderia interagir com uma mensagem e selecionar entre uma série de reações, como um emoji de risada, um coração ou uma mãozinha fazendo OK.

O WhatsApp vem trabalhando com muito afinco neste recurso, já que várias mudanças e pequenas alterações já foram vistas ao longo das várias versões de teste. Por exemplo, numa das última atualizações, a empresa adicionou pequenas animações para os emoticons da reação. Dessa forma, podemos ver que a empresa já vem pensando até nos detalhes, e por isso, é possível que esse recurso esteja firme nos planos para o futuro do app. 

Outra novidade que ainda está nos trabalhos é a possibilidade de pausar e continuar as gravações de voz. Dessa forma, se você precisar interromper uma longa mensagem, não precisará reiniciar a gravação desde o início, nem manter a interrupção no meio do áudio.

Por fim, ainda nesta semana, os testadores viram uma reorganização nas abas do aplicativo. A partir dessa atualização, a aba mais à esquerda, que antes abrigava a câmera, foi substituída por uma aba específica para comunidades. Dessa forma, os administradores poderão gerenciar seus grupos com mais facilidade. 

Da mesma forma que a atualização sobre as enquetes, todas as novidades citadas aqui estão em desenvolvimento. Por isso, todas elas ainda podem ser alteradas ou descartadas antes de chegarem oficialmente ao aplicativo. 

Fonte: WABetaInfo

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário