WhatsApp deve implementar senha para aumentar segurança de backups

Desde maio do ano passado, há um rumor de que o WhatsApp pode estar desenvolvendo um modo mais seguro de fazer backups em seu aplicativo. Hoje, no Twitter, o usuário WABetaInfo postou alguns screenshots de como o recurso pode ser apresentado ao público. 

Até agora, as mensagens enviadas pelo aplicativo já possuem criptografia de ponta-a-ponta, o que significa que as mensagens são visíveis apenas para quem envia e quem recebe, mas não pela empresa por trás da plataforma. 

Imagem: Reprodução/WhatsApp

Porém, essa proteção não ocorre com os arquivos de backup que ficam armazenados na nuvem. Os dois provedores utilizados são o Google Drive e o iCloud, e a segurança das informações fica por responsabilidade deles.

Agora, segundo o rumor, o backup ficará encriptado com uma senha de 8 dígitos escolhida pelo usuário e só poderá ser acessado por meio dela. Isso garantiria que todo e qualquer acesso a suas mensagens antigas tenha que passar por sua autorização antes. 

Entretanto, essa senha não será enviada para o WhatsApp, o que significa que o app não poderá ajudar a recuperar senhas perdidas. 

A nova camada de segurança, que deve chegar tanto para iOS quanto para Android, virá em um bom momento para o WhatsApp. Isso porque o app viu alguma polêmica entre seus usuários após lançar sua nova política de privacidade. Na época, chegou até a perder clientes para os mensageiros concorrentes, como o Signal e Telegram. 

O Rumor

O recurso ainda está em desenvolvimento e não se sabe se ele realmente será lançado em algum momento. O leaker WABetaInfo, entretanto, conseguiu ativá-lo a partir da versão 2.20.60.27 no TestFlight. Esta é uma ferramenta gratuita da Apple que permite testar versões beta antes que elas cheguem oficialmente à AppStore. 

Imagem: Reprodução/WABetaInfo Twitter

A partir disso, descobriu-se que a nova feature pode ser acessada por meio de “Configurações”, “Conversas” e então “Backup de Conversas”. Quando o recurso chegar ao público, surgirá uma nova opção “Backup protegido por Senha”.

Backup do WhatsApp

O serviço de backup é útil e muitas vezes necessário, principalmente considerando que muitas empresas utilizam o WhatsApp como meio de comunicação com clientes. Além disso, você pode precisar do registro dessas mensagens como prova judicial, então é interessante mantê-los sempre seguro. 

Há também razões pessoais para se fazer um backup. Por exemplo, você pode ter perdido seu smartphone ou ter comprado outro e gostaria de restaurar suas conversas no novo dispositivo. 

Confira a seguir um passo a passo de como realizar um backup no WhatsApp.

Para o Android

  • Primeiramente, na tela inicial do WhatsApp, toque no “Menu” (ícone de 3 pontos no canto superior direito da tela);
  • Em seguida, clique em “Configurações” e então em “Conversas”;
  • Depois, selecione “Backup de Conversas“;
  • Na opção “Fazer backup no Google Drive”, escolha a frequência desejada para que os backups ocorram automaticamente;
  • Se quiser fazer manualmente, basta clicar em “Fazer Backup”;
  • Você pode desejar incluir seus vídeos no backup. Se esse for o caso, basta ativar a opção “Incluir vídeos

Para iOS: 

  • Primeiramente, Na tela inicial do WhatsApp, toque em “Ajustes”;
  • Então selecione “Conversas” e em seguida “Backup de Conversas”;
  • Em seguida, para configurar o “Backup Automático”, clique nesta opção e escolha a frequência desejada;
  • Se preferir fazer backup manual, selecione “Fazer Backup Agora”;
  • Aqui também há a opção de “Incluir Vídeos” no backup. Ative-a se preferir.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário