WhatsApp deve implementar senha para aumentar segurança de backups
Desde maio do ano passado, há um rumor de que o WhatsApp pode estar desenvolvendo um modo mais seguro de fazer backups em seu aplicativo. Hoje, no Twitter, o usuário WABetaInfo postou alguns screenshots de como o recurso pode ser apresentado ao público.
Até agora, as mensagens enviadas pelo aplicativo já possuem criptografia de ponta-a-ponta, o que significa que as mensagens são visíveis apenas para quem envia e quem recebe, mas não pela empresa por trás da plataforma.
Porém, essa proteção não ocorre com os arquivos de backup que ficam armazenados na nuvem. Os dois provedores utilizados são o Google Drive e o iCloud, e a segurança das informações fica por responsabilidade deles.
Agora, segundo o rumor, o backup ficará encriptado com uma senha de 8 dígitos escolhida pelo usuário e só poderá ser acessado por meio dela. Isso garantiria que todo e qualquer acesso a suas mensagens antigas tenha que passar por sua autorização antes.
Entretanto, essa senha não será enviada para o WhatsApp, o que significa que o app não poderá ajudar a recuperar senhas perdidas.
A nova camada de segurança, que deve chegar tanto para iOS quanto para Android, virá em um bom momento para o WhatsApp. Isso porque o app viu alguma polêmica entre seus usuários após lançar sua nova política de privacidade. Na época, chegou até a perder clientes para os mensageiros concorrentes, como o Signal e Telegram.
O Rumor
O recurso ainda está em desenvolvimento e não se sabe se ele realmente será lançado em algum momento. O leaker WABetaInfo, entretanto, conseguiu ativá-lo a partir da versão 2.20.60.27 no TestFlight. Esta é uma ferramenta gratuita da Apple que permite testar versões beta antes que elas cheguem oficialmente à AppStore.
A partir disso, descobriu-se que a nova feature pode ser acessada por meio de “Configurações”, “Conversas” e então “Backup de Conversas”. Quando o recurso chegar ao público, surgirá uma nova opção “Backup protegido por Senha”.
- Confira também: WhatsApp deixa de avisar se mensagem de áudio foi ouvida
Backup do WhatsApp
O serviço de backup é útil e muitas vezes necessário, principalmente considerando que muitas empresas utilizam o WhatsApp como meio de comunicação com clientes. Além disso, você pode precisar do registro dessas mensagens como prova judicial, então é interessante mantê-los sempre seguro.
Há também razões pessoais para se fazer um backup. Por exemplo, você pode ter perdido seu smartphone ou ter comprado outro e gostaria de restaurar suas conversas no novo dispositivo.
Confira a seguir um passo a passo de como realizar um backup no WhatsApp.
Para o Android
- Primeiramente, na tela inicial do WhatsApp, toque no “Menu” (ícone de 3 pontos no canto superior direito da tela);
- Em seguida, clique em “Configurações” e então em “Conversas”;
- Depois, selecione “Backup de Conversas“;
- Na opção “Fazer backup no Google Drive”, escolha a frequência desejada para que os backups ocorram automaticamente;
- Se quiser fazer manualmente, basta clicar em “Fazer Backup”;
- Você pode desejar incluir seus vídeos no backup. Se esse for o caso, basta ativar a opção “Incluir vídeos”
Para iOS:
- Primeiramente, Na tela inicial do WhatsApp, toque em “Ajustes”;
- Então selecione “Conversas” e em seguida “Backup de Conversas”;
- Em seguida, para configurar o “Backup Automático”, clique nesta opção e escolha a frequência desejada;
- Se preferir fazer backup manual, selecione “Fazer Backup Agora”;
- Aqui também há a opção de “Incluir Vídeos” no backup. Ative-a se preferir.
Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!
Deixe seu comentário