WhatsApp pode ganhar suporte ao Reels do Instagram no aplicativo

Diversas redes sociais estão seguindo o modelo de vídeos curtos do TikTok. E o WhatsApp parece que vai entrar na onda, já que ele pode em breve ganhar suporte ao conteúdo do Reels do Instagram.

Lembrando que tanto o WhatsApp quanto o Instagram pertencem a uma mesma empresa: o Facebook. Ou seja, embora seja uma novidade bastante inusitada, ela não é uma surpresa tão grande assim.

A parte inusitada é justamente o fato de o WhatsApp, aplicativo que serve principalmente como mensageiro, passar a ganhar suporte a uma ferramenta de vídeos curtos. Dentre todas as novidades que poderiam (e que em breve vão) chegar ao app, esta é bastante inusitada.

WhatsApp e Instagram estão ganhando integração
(Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)

De onde veio a informação de que o WhatsApp vai ganhar suporte ao Reels?

A informação de que o WhatsApp vai ganhar suporte ao Reels obviamente nasceu a partir de um rumor. Afinal, o Facebook ainda está (supostamente) testando a novidade e não confirmou ela ao público.

Entretanto, a informação vem de uma fonte ligeiramente confiável: o portal de notícias WABetaInfo, dedicado exclusivamente a identificar novidades relacionadas ao WhatsApp.

Na última quinta-feira (11), o WABetaInfo fez a seguinte postagem em seu perfil oficial do Twitter:

Ou seja, o que o WABetaInfo declarou foi o seguinte: “O WhatsApp está trabalhando na possibilidade de reproduzir vídeos do Reels do Instagram dentro do WhatsApp em uma atualização futura“.

Posteriormente, no mesmo dia, o perfil atualizou a informação, acrescentando o seguinte:

Ou seja, segundo o WABetaInfo, vídeos do “Reels do Instagram já podem ser reproduzidos no WhatsApp para Android quando compartilhados como link”.

Ou seja, parece que o Facebook está realmente disposto a investir na integração entre WhatsApp e Instagram.

Como vai funcionar a integração entre WhatsApp e Reels do Instagram?

Para o usuário que não utiliza o Reels do Instagram ou não tem contatos que utilizam, pouca coisa vai mudar. Ele não vai perceber nenhuma alteração no aplicativo do WhatsApp.

Já aqueles que utilizam o Reels e têm o costume de compartilhar links de vídeos da plataforma para o WhatsApp certamente vão se beneficiar bastante com a novidade.

Isso porque, até então, quando um link do Reels era compartilhado no WhatsApp, a pessoa precisava sair do aplicativo para reproduzi-lo. Agora, com o recurso que o WhatsApp está desenvolvendo, o vídeo vai ser exibido dentro do próprio aplicativo.

Se você já compartilhou um vídeo do YouTube, do Facebook ou do próprio Instagram (exceto do Reels) dentro do WhatsApp, você certamente já deve ter usado um recurso semelhante. Nesses casos, o vídeo é exibido dentro de um reprodutor de mídia, que pode ser expandido, arrastado ou fechado.

O mesmo vai se aplicar aos vídeos compartilhados diretamente do Reels dentro do WhatsApp. Ao menos quando a novidade chegar por completo dentro do app, o que deve acontecer já nas próximas semanas.

Integração entre Facebook, Instagram e WhatsApp

A ideia por trás dessa — e de outras novidades — é a de garantir uma integração entre Facebook, Instagram e WhatsApp. Por exemplo, já é possível compartilhar stories de uma plataforma para as outras duas facilmente.

Daqui para a frente, portanto, deveremos ver cada vez mais integração entre as três redes sociais. Dessa forma, qualquer novidade que uma das três plataformas lançar pode automaticamente ganhar integração com as demais no futuro.

É claro que tudo tem um limite. Por exemplo, dificilmente veremos uma aba do WhatsApp exclusivamente destinada ao Reels, simulando a mesma experiência do Instagram dentro do mensageiro. Afinal, isso iria contra o propósito principal do WhatsApp que é a troca de mensagens, e não a postagem de vídeos.

Já a integração entre o Facebook e o Instagram pode se dar de maneira mais direta. Prova disso é que, como já noticiamos anteriormente, o Facebook pode estar desenvolvendo uma plataforma de vídeo curtos semelhante ao Reels.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e não perca mais nenhuma postagem da equipe do Tech News Brasil!

Fonte: WABetaInfo

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário