WhatsApp testa recurso para classificação de atualizações de Status

O programa beta (IOS) do WhatsApp está testando um recurso de classificação de atualização de Status, que utiliza algoritmo para priorizar apresentação de Status publicados por contatos com os quais os usuários mais interagem, fazendo com que a lista de atualizações de Status não seja mais ordenada cronologicamente.

Para definir uma ordem de apresentação, o algoritmo analisa vários elementos que tem o intuito de definir um tipo de classificação específica para cada contato através de uma análise da interação.

Quando um usuário conversa (envia e recebe) com um usuário especifico a classificação pode variar de acordo com o tipo de interação, por exemplo, se o bate papo envolver enviar e receber mensagens a classificação será normal, caso o bate papo envolva o envio e recebimento de mídias a classificação será boa, e para os casos onde o usuário ignorar as mensagens (conversa, mídia ou ligação) recebida a classificação será ruim.

Agora quando um usuário utiliza o recurso de ligação, o nível da classificação melhora significativamente. E para os casos que envolvem grupos a classificação melhora quando acontecem interações pessoais, como respostas direcionadas e menções.

Com base na avaliação destas interações será possível classificar os interesses do usuário e manter os contatos com classificações mais altas no topo da lista de atualização de Status, para que os usuários tenham melhor visualização.

Esta mudança também irá afetar a divulgação do horário da publicação, uma vez que a informação não será mais relevante para classificação, está informação só será apresentada quando usuário abrir o Status do contato. No lugar da divulgação do horário da publicação, a plataforma implementou a informação com a quantidade de publicações novas.

WhatsApp testa recurso para classificação de atualizações de Status

Destacamos que o recurso começou a ser liberado na última sexta-feira, dia 09 de novembro de 2018, e pode demandar de tempo para devida implementação e funcionamento.

O recurso de classificação funciona localmente, sendo assim os dados são armazenados no dispositivo do usuário e não corre o risco de serem enviados ao servidor da plataforma do WhatsApp/Facebook, o que significa que em caso de reinstalação do aplicativo é necessário restaurar o backup para que o recurso não reinicie uma classificação de contatos.

Lembrando que apesar de este recurso de Classificação está sendo desenvolvido tanto para sistema operacional iOS quanto para Android, inicialmente o mesmo está disponível apenas para usuários de dispositivos iOS, com a versão 2.18.102.4 beta instalada.

Fonte: WABetaInfo

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário