WhatsApp Web disponibiliza chamadas de voz e de vídeo pelo PC

Meses atrás, noticiamos sobre o WhatsApp Messenger Rooms e a possibilidade de se realizar chamadas de vídeo a partir do WhatsApp Web. Agora, o WhatsApp Web está liberando aos poucos a funcionalidade de chamadas de voz e de vídeo pela versão de navegador.

Confira a seguir como elas vão funcionar, o que é necessário ter em seu PC, quando elas vão estar disponíveis para todos e como conectar-se no WhatsApp Web.

Como funcionam as chamadas de voz e de vídeo pelo WhatsApp Web

As chamadas de voz e de vídeo do WhatsApp Web assemelham-se às chamadas dda versão de smartphone do WhatsApp. Ou seja, basta que o usuário abra a conversa com a pessoa e aperte no ícone de telefone ou da câmera, na parte superior da tela. Com isso, uma notificação é enviada à outra pessoa, que pode aceitar ou recusar a chamada.

Chamadas de voz e vídeo pelo WhatsApp Web
(Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

A conversa não gasta créditos, nem na versão mobile, nem na versão de navegador. Entretanto, é preciso ter uma conexão ativa com a internet tanto para trocar mensagens quanto para fazer ligações de voz ou de vídeo.

Além disso, você vai precisar manter o seu smartphone ligado. Você não precisa deixar a tela acesa, mas é fundamental que ele tenha conexão com a internet, já que o WhatsApp depende disso.

Quando você faz uma ligação pelo WhatsApp Web, uma pequena janela flutuante é aberta. Ela serve para indicar que uma conversa está sendo realizada, além de incluir um contador de tempo, que cronometra a ligação, e botões de ligar/desligar o vídeo, silenciar a conversa ou de finalizar a chamada.

Chamadas de voz e vídeo pelo WhatsApp Web
(Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Também é possível receber ligações pelo WhatsApp Web agora. Quando isso acontece, uma pequena notificação aparece em formato de janela flutuante. Você vai poder aceitar ou recusar a chamada.

Vou precisar de um microfone/uma câmera conectado ao PC?

Obviamente, para conversar por voz ou por vídeo pelo WhatsApp Web, é preciso que você tenha conectado algum microfone ou câmera em seu computador. No caso de notebooks, é possível utilizar o microfone e a câmera embutidas ao aparelho, embora a qualidade de voz seja bastante inferior.

Também é possível utilizar fones de celular que tenham microfone embutido. Entretanto, em notebooks que possuem apenas uma única entrada para fone e microfone, você vai precisar ou comprar um fone de ouvido compatível, ou providenciar um adaptador P2.

Alguns smartphones, ao estarem conectados ao PC, podem ser utilizados como webcam. Além disso, qualquer smartphone pode ser transformado em uma webcam com alguns aplicativos especializados nisso.

As chamadas pelo WhatsApp Web já estão disponíveis?

A resposta é sim, as chamadas pelo WhatsApp Web já estão sendo disponibilizadas. Entretanto, apenas para alguns usuários. Como toda grande novidade, a empresa vai disponibilizar a funcionalidade aos poucos para os usuários.

Portanto, se você ainda não está conseguindo realizar chamadas por voz/vídeo pelo WhatsApp Web, tenha um pouco de paciência. Além disso, não se esqueça de sempre manter o aplicativo do WhatsApp atualizado para a última versão.

Além de aumentar a segurança, atualizar o WhatsApp permite ao usuário usufruir das novidades do serviço, como as recentes chamadas por voz e por vídeo pela versão de navegador, por exemplo.

Como usar o WhatsApp Web?

Para usar o WhatsApp Web é muito simples. Basta seguir o passo a passo abaixo.

Passo 1. Primeiramente, abra o site do WhatsApp Web clicando aqui.

Passo 2. Em seguida, abra o aplicativo do WhatsApp em seu smartphone, aperte nos três pontinhos no canto superior direito e vá em ‘WhatsApp Web’.

Como usar o WhatsApp Web
(Captura: Alexandre Garcia Peres / Tech News Brasil)

Passo 3. Depois, aperte no “mais” no canto superior direito da tela. Isso vai fazer com que o WhatsApp use a câmera do seu smartphone.

Como usar o WhatsApp Web
(Captura: Alexandre Garcia Peres / Tech News Brasil)

Passo 4. Por fim, basta apontar a câmera do seu celular para o QR Code exibido na tela do seu navegador, no site do WhatsApp Web que você abriu no passo 1.

Como usar o WhatsApp Web
(Captura: Alexandre Garcia Peres / Tech News Brasil)

Pronto! O WhatsApp Web do seu navegador está sincronizado com o seu app do WhatsApp. Portanto, agora você pode conversar com seus contatos pelo computador!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário