WhatsApp Web: plataforma terá login com autenticação por biometria

Pedido constante de muitos usuário, o WhatsApp Web agora vai exigir a autenticação por biometria antes de liberar o uso em desktop.

Assim, antes de liberar a câmera para escanear o QR Code, o aplicativo exigirá a liberação por digital, ou mesmo reconhecimento fácil.

A medida de segurança vem pouco tempo depois das polêmicas com a mudança nas termos de privacidade.

WhatsApp Web terá reconhecimento de digital para login
WhatsApp Web terá autenticação de digital para login (Imagem: Reprodução: Unsplash)

WhatsApp Web e o login com autenticação por biometria

Anunciado nesta quinta-feira (28), o recurso de autenticação por biometria do WhatsApp Web vai afetar o login em computadores.

Isto é, para permitir que os usuário acessem a versão Web ou para Desktop, será necessário realizar o reconhecimento da digital.

Assim, antes de vincular o celular na versão para computador, a plataforma vai solicitar o desbloqueio biométrico. Além disso, o usuário também tem a opção de utilizar o reconhecimento fácil.

Contudo, a atualização não vai acontecer em massa. Ou seja, o recurso vai chegar aos poucos para os usuários.

Como funciona o recuso?

Mas como funciona o novo recurso de login? Em resumo, quanto você tentar acessar a versão para computador, o aplicativo vai solicitar a autenticação por biometria.

Em smartphones que possuem o recurso de reconhecimento fácil, você também tem a opção de usar o Face ID. Assim, após o reconhecimento, o app libera a leitura do QR Code, dando acesso ao WhatsApp Web.

A plataforma ainda destaca que o usuário não precisa realizar nenhuma configuração extra. O recurso será atualizado de forma automática em, basicamente, todos os smartphones.

Opção traz segurança aos usuários

Assim, o mecanismo de acesso biométrico traz ao WhatsApp Web uma segurança maior em seu uso. Isto é, o app explica que a necessidade de autenticação acontece para que o acesso seja feito apenas pelo usuário.

Além disso, o WhatsApp afirma que não pode acessar as informações biométrica armazenadas pelo sistema operacional do smartphone.

Por fim, o app ainda indica que não há opção de remover o recurso do aplicativo. Isso só é feito caso o usuário desative a leitura de digital ou reconhecimento fácil do próprio celular.

E como fazer para usar o WhatsApp no computador? (Imagem: Reprodução: WhatsApp)

Como utilizar o WhatsApp Web

Inicialmente criado para ser usado apenas no aplicativo para smartphones, o WhatsApp ganhou também uma versão para Web.

Assim, com os pedidos dos usuários, a plataforma de mensagens pode ser usada tanto no smartphone quanto no Desktop. Mas como fazer para usar o WhatsApp Web, ou mesmo desconectar o aplicativo do computador?

Neste artigo separamos um guia completo explicando como fazer para conectar e desconectar o recurso do computador. Confira a saiba como o processo funciona!

 

Aproveite também para conferir outras novidades no blog Tech News Brasil. Aqui você fica por dentro de todas as notícias e atualidades do mundo da tecnologia!

Guilherme Montiel
Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário

vinte − 14 =