Recursos de segurança do Windows 11 estão diminuindo a performance de PCs

Dois novos recursos de segurança do Windows 11 estão diminuindo consideravelmente a performance dos computadores, especialmente em jogos.

Recursos de segurança do Windows 11 estão diminuindo a performance do PC, especialmente em processadores da AMD (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)
Recursos de segurança do Windows 11 estão diminuindo a performance do PC, especialmente em processadores da AMD (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)

Lançado oficialmente na última terça-feira (05), o Windows 11 já está chegando para alguns usuários selecionados, que tenham computadores/notebooks compatíveis com a nova geração do sistema operacional da Microsoft. Porém, se você utiliza seu computador para games e gosta de priorizar a performance da máquina, pode ser uma boa ideia adiar um pouco a atualização para o Windows 11, especialmente se o seu hardware incluir um processador da AMD.

Isso porque o Windows 11 possui alguns recursos de segurança que são automaticamente habilitados ao fazer a transição de uma geração para a outra. E esses recursos podem diminuir a performance da máquina ao rodar jogos eletrônicos em até 28%, especialmente em processadores da AMD. Essa é uma queda considerável de desempenho geral da máquina, e ela pode ser percebida até mesmo ao se realizar outros processos mais leves, embora seja mais comum ao se utilizar o computador para jogar.

São dois os principais recursos que estão demandando muito da capacidade de processamento do computador: o VBS (“Virtual-Based Security”), que cria um subsistema de memória isolado, e o Hypervisor-Enforced Code Integrity (HVCI), que impede que drivers/softwares não-assinados façam uso da memória. Juntos, esses dois recursos aumentam consideravelmente a segurança do Windows 11 contra vírus, malwares e outras ameaças, mas demandam um preço alto em termos de performance.

Tanto a Microsoft quanto a AMD estão analisando a situação e buscando resolver o problema o quanto antes. Porém, como esses são recursos que a Microsoft já testou e já atestou a funcionalidade e a importância, é difícil de acreditar que ela vá descontinuá-los ou encorajar os usuários a desabilitarem-no — embora essa seja uma opção, à qual muitos usuários estão recorrendo a fim de consertar o problema da queda de performance.

Você já fez atualização para o Windows 11? O que está achando até o momento? Sentiu a queda de performance relatada nesta notícia? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo!

Gostou dessa notícia? Pois aproveite e confira também:
Windows 11 | Conheça as principais novidades da nova versão do Sistema Operacional

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário