Xbox Cloud Gaming ganhará suporte a recurso muito aguardado por jogadores

Novo recurso muito aguardado por jogadores chegará ao Xbox Cloud Gaming em breve! Confira os dealhes no Tech News Brasil!

A Microsoft, empresa desenvolvedora do Xbox Cloud Gaming, anunciou que o serviço de streaming de jogos na Nuvem ganharia em breve suporte para teclado e mouse, algo que os jogadores estavam esperando já faz algum tempo.

Inicialmente, a notícia havia sido anunciada ainda em 2022, alguns meses atrás, e agora a Microsoft revelou mais informações sobre a mudança, além de outras melhorias para o serviço de streaming de jogos.

Xbox Cloud Gaming receberá suporte para teclado e mouse

Morgan Brown, um engenheiro de software da equipe de desenvolvedora do Xbox Cloud Gaming, explica a novidade da seguinte forma: “Xbox tem tido suporte a teclado e mouse há alguns anos já, e agora nós estamos trabalhando para adicionar este suporte ao streaming [de jogos] para usuários de PC“.

Xbox Cloud Gaming ganhará suporte a recurso muito aguardado por jogadores (Imagem: Dries Augustyns, Unsplash)
Xbox Cloud Gaming ganhará suporte a recurso muito aguardado por jogadores (Imagem: Dries Augustyns, Unsplash)

O chefe dos desenvolvedores de Microsoft Flight Simulator, Jorg Neumann, havia dito que o suporte para teclado e mouse no Xbox Cloud Gaming possivelmente seria disponibilizado ao público ainda durante o verão (EUA), e como a Microsoft está encorajando os desenvolvedores de jogos a pensarem e focarem mais no suporte para teclado e mouse, provavelmente para aumentar a disponibilidade de jogos para o suporte, a novidade poderá ser implementada ao streaming em breve.

Com isso, jogos como Minecraft, Fortnite, Halo Infinite e Sea of Thieves, que possuem versões para PC, poderão ser jogados utilizando o suporte para teclado e mouse através do serviço de streaming de jogos, dispensando o uso de um controle compatível. Por enquanto, a lista de jogos que possuem acesso ao suporte ainda é pequena, mas, com o passar do tempo, mais jogos receberão o suporte.

Outras novidades para o streaming de jogos

Além da novidade do suporte para teclado e mouse, a Microsoft também está trabalhando para melhorar a latência de streaming em seus jogos. A empresa de software tem trabalhado em um novo sistema de exibição de detalhes, que consegue salvar até 72 milissegundos.

Isso é alcançado por utilizar o recurso Direct Capture, que reproduz funções do hardware diretamente no software para eliminar o tempo de espera na sincronização e de carregamento, e,até mesmo a reprodução de jogos na TV.

Muitos jogos já no Xbox Cloud Gaming utilizam o Direct Capture para melhorar sua performance enquanto são jogados, reduzindo a latência para 2-12 milissegundos, comparados com os 8-74 milissegundos sem o uso do Direct Capture. Porém, esse recurso possui suas limitações, pois consegue suportar uma resolução máxima de 1440p, e ainda não possui suporte para resolução dinâmica ou HDR (High Dynamic Range).

O limite de resolução ainda não será um problema, pois a Microsoft reduz a resolução dos jogos para 720p para celulares e tablets, e 1080p para PCs. Mas a Microsoft espera que resoluções maiores sejam implementadas aos jogos, embora ainda não haja nenhuma data marcada para o lançamento das mudanças na resolução.

Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
7 jogos com excelentes descontos na Promoção de Férias da PS Store

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

1 comentário

  • […] dos jogos é um clássico de Xbox 360, que chega nas gerações de console mais atuais através do Xbox Games With Gold e uma política de retrocompatibilidade da Microsoft, permitindo que as novas gerações joguem […]

Deixe seu comentário