Xbox One – Controle permite personalizar comandos e botões

Quanto mais avançadas as gerações de videogames, maiores são as vantagens, ferramentas e modos de usar disponíveis para os jogadores. No caso do Xbox One, sendo um dos consoles mais recentes, é possível até mesmo mudar as configurações dos controles para uma experiência personalizada.

E são diversos os motivos que podem tornar essa função muito útil. O primeiro deles é pela questão de acessibilidade, onde promove uma adequação a jogadores com dificuldades motoras ou deficiências. Além disso, esse tipo de configuração permite uma liberdade na hora de escolher quais botões realizam quais ações dentro dos jogos.

Se você quer entender como alterar o input dos botões do controle do Xbox One, fique ligado no tutorial a seguir.

Como personalizar os botões do controle do Xbox One

Como uma forma de ajudar os jogadores e implementar suas próprias configurações e comandos dentro do console, a Microsoft começou a permitir, a partir do Xbox One, a alteração de configurações de botões.

O controle possui dezenas de botões, todos diferentes e utilizados para situações específicas nos jogos, como é o caso dos direcionais, sendo assim as possibilidades para uso do controle aumentam quando é possível estilizar os comandos dependendo da necessidade. 

E o processo todo é muito simples e seguro. Dentro do console existem perfis de controle que podem ser alterados para cada situação ou usuário. Esses perfis mapeiam as escolhas de input para cada tecla e até configurações de vibração e podem ser desativados a qualquer momento.

Acompanhe o tutorial abaixo para configurar os botões do seu controle de Xbox One:

  • O primeiro passo é acessar o Xbox One utilizando o controle que você deseja modificar;
  • Dentro do menu inicial do Xbox aperte o botão central do controle, o botão de “Xbox” que possui a logo da marca. Esse botão abre o menu lateral do console;
  • Ali encontre a opção de Configurações;
  • Acesse as configurações e encontre a opção de Dispositivos & Conexões;
  • Na tela que aparece encontre o botão de Acessórios em seguida;
  • Se o seu controle for identificado de forma correta pelo sistema ele aparecerá na tela seguinte com o botão de Configurar, aperte-o;
  • A aba seguinte mostra a lista de perfis de controle criados no seu console. Para configurar o controle basta criar um novo perfil.
  • O primeiro passo do novo perfil de botões é escolher um nome para ele. Depois disso, o menu mostrará todas as opções de alterações possíveis para cada botão e cada funcionalidade. Aqui é possível selecionar cada botão individualmente e atribuir uma nova opção de mapeamento para o mesmo.
  • Para mapear um botão escolha-o no menu de seleção que é o primeiro item da lista, em seguida escolha qual a função que deseja atribuir ao invés do original na opção Mapear;
  • Aqui também é possível configurar opções como a direção do analógico, inversão dos eixos de controle, alternação de gatilhos e até desligar o efeito de vibração.
  • Por último é preciso retornar à página que mostra os perfis de controle e atribuir o perfil ao slot de controle que você utiliza. Se você joga sozinho ou usa o controle com a marcação de número 1, coloque o perfil no primeiro slot. Depois disso as configurações estarão aplicadas com sucesso.
  • Se você não gostou das modificações que fez, pressione o botão de Restaurar como Padrão na última opção da lista. Essa opção desfaz quaisquer alterações e retorna os controles para a configuração original;

Como personalizar os botões do controle do Xbox One no PC

Graças à compatibilidade dos dispositivos da Microsoft, que engloba os consoles da Xbox e os computadores com sistema operacional Windows, é possível também utilizar os controles no PC. 

Isso quer dizer que se você usa o controle no PC e quer dar uma modificada nos comandos dos botões, a coisa também é bem simples. Tudo que você precisa é o aplicativo “Acessórios” para PC, que pode ser baixado gratuitamente na Microsoft Store.

Esse aplicativo funciona da mesma forma que o sistema dos consoles. Basta abrir o aplicativo com o controle conectado e criar um perfil com as modificações de input que deseja.

Ficou com alguma dúvida? Deixa um comentário e não esquece de conferir os outros conteúdos do site.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário