Xbox Series – Dúvidas comuns e features dos consoles

Se você já está cansado de esperar pela nova geração de consoles, anunciada agora para novembro, já deve saber que falta questão de horas para o lançamento dos Xbox Series X e Xbox Series S, os dois novos da Microsoft.

Vindo um pouco antes que os competidores da Sony, o novo Xbox Series é facilmente um dos consoles mais poderosos que o universo gamer já viu. São configurações absurdas e uma capacidade de processamento gráfico tão rápido e perfeito que será possível não somente jogar em 4K mas também em 120fps.

Se você quer saber um pouco mais sobre cada uma das versões do novo console da Microsoft, para responder aquela dúvida perdida que pode ter surgido, principalmente sobre os novos diferenciais dos Xbox, fica ligado no texto a seguir.

Xbox Series X e S serão capazes de rodar jogos a 120fps?

A começar com uma das dúvidas mais importantes sobre a nova geração.  A resposta mais curta e mais simples é SIM. Mas tem alguns detalhes que implicam essa possibilidade.

Primeiramente é preciso saber que, e isso serve para qualquer console, não importa quão bem um jogo possa ser executado, se o seu display não for compatível com essas configurações, sinto muito, não será possível atingir uma qualidade de 4K a 120fps, por exemplo.

O recurso de 120 Hz disponível tanto no Series X como no S dependerá de uma nova tecnologia de transmissão de vídeo, sob nome de HDMI 2.1. Infelizmente esse é um recurso relativamente novo que está presente principalmente em TVs e monitores recentemente lançados. 

Essa tecnologia permite maiores velocidades na transmissão de imagens entre o console e a TV. Para saber se a sua tv possui esse recurso, geralmente, é possível encontrar um aviso no informativo das entradas HDMI na parte traseira da tela, onde estará descrita a velocidade e a capacidade de video.

Além disso, para jogos em 4K surge a mesma problemática. Se a sua TV ou monitor não possuem suporte para reprodução de vídeo em 4K a imagem será transmitida de forma piorada para se enquadrar nas configurações da tela.

Mas se a sua TV ou monitor possuem esse tipo de tecnologia a coisa fica muito mais simples. Basta acessar as configurações do Xbox e permitir o uso de 120Hz. De qualquer forma, ainda são poucos os títulos que virão com essa taxa de atualização. Na lista estão:

  • Dirt 5;
  • Gears of War 5 (no modo multiplayer);
  • Ori and the Will of the Wisps.

Quantos jogos cabem nos novos SSDs do Xbox Series?

Já sobre questões de armazenamento, ambos os modelos do novo Xbox virão com armazenamento interno inteiramente em SSD. Isso faz com que o console possa ter essa velocidade de carregamento e processamento absurdos, além de permitir uma variedade de funcionalidades para o processamento de vídeo.

Infelizmente isso também quer dizer que o valor do armazenamento é muito maior, em questão de preço, e que será um pouco difícil de fazer aquele tão sonhado upgrade com mais um SSD. Os espaços usáveis e totais de armazenamento das duas versões ficam o seguinte:

  • Xbox Series X: 1TB de armazenamento total ou 800GB de armazenamento utilizável
  • Xbox Series S: 600GB de armazenamento total ou 300GB de armazenamento utilizável.

A grande diferença aqui é que graças ao sistema operacional e programas que são incluídos no console, cerca de 200GB são perdidos e nem podem ser mexidos. Mas isso não significa que sobra pouco espaço. Na versão X do console é possível baixar mais de 20 jogos sem se preocupar com espaço, incluindo jogos como Red Dead Redemption 2, que tem mais de 100GB.

Os controles funcionam em celulares e no PC?

Já na questão de compatibilidade dos controles com outros dispositivos por pareamento bluetooth, eles funcionam SIM, mas a resposta não é tão simples. Muitos problemas de compatibilidade foram encontrados ao conectar os controles em dispositivos, e isso porque geralmente o dispositivo reconhece o controle mas os jogos não.

Então, apesar de ser algo problemático, é questão de tempo até que o console lance e comecem atualizações de software para solucionar esses empecilhos. Por enquanto não espere muita utilidade para os novos controles em outros dispositivos que não sejam os consoles da Microsoft.

Quantos jogos posso executar ao mesmo tempo?

A nova série de consoles contará com uma função muito conhecida mas também muito odiada por usuários de PC graças a lentidão, o Quick Resume, que nada mais é do que um Alt-Tab para o console. Com as velocidades absurdas dos SSDs será possível deixar rodando até 5 jogos simultaneamente e alternar entre eles em tempo real, continuando exatamente de onde parou de jogar.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário