Xbox Series X/S – Kit Play and Charge do One funcionará na nova geração

Com a nova geração chegando a passos largos, tendo o Xbox Series X/S acabado de ser lançado, uma pergunta importante que todo interessado no universo dos jogos se pergunta: Os novos consoles e acessórios serão compatíveis com o equipamento que eu já comprei? Ninguém quer gastar dinheiro em produtos caros que ficarão completamente obsoletos.

E a resposta para essa pergunta, aparentemente, é sim, as empresas responsáveis pelos consoles realmente estão botando uma preocupação especial em cima de questões de retrocompatibilidade

A Microsoft em específico desenvolveu várias soluções para permitir que todo aquele equipamento caro que você comprou na geração passada ainda possa ser usado de forma normal nas gerações que estão vindo. Isso inclui controles, carregadores e principalmente os jogos, que não são nada baratos para essas novas tecnologias.

Kit Play and Charge no Xbox Series

Para ser um bom console, hoje em dia, o ideal é agradar o jogador que deseja a liberdade de um controle sem fio com a praticidade de um carregamento simples e de preferência que não dependa inteiramente de baterias. E a Microsoft tem atendido a esses desejos até então.

Desde a geração passada com os modelos de Xbox One, o controle original permitia utilizar pilhas para uma experiência sem fio, com a nova tecnologia de conexão bluetooth, além da possibilidade de ser usado via cabo USB, que não exigia baterias mas trazia o desprazer de jogar em uma área limitada pelo comprimento do cabo.

A única coisa que não tinha como fazer é usar o cabo USB para carregar as pilhas que já estão dentro do controle. Era preciso retirar as pilhas e utilizar um carregador de tomada ou trocá-las se não fossem recarregáveis. Isso mudou com a invenção do Kit Play and Charge.

A invenção da própria Microsoft traz uma bateria recarregável que fica no lugar do compartimento das pilhas. Essa bateria, por sua vez, possui uma entrada USB para que seja carregada facilmente, sem precisar ser retirada do controle. Além disso, a bateria pode ser recarregada enquanto o controle está sendo usado nos jogos.

E sendo esta grande mão na roda para os usuários do console, a grande notícia é que essa tecnologia poderá ser utilizada, da mesma forma, com os controles da nova geração de Xbox. Na própria caixa do produto oficial está descrita a funcionalidade confirmada em controles dos Xbox Series X e S.

Eu sei, eu sei, é para comemorar de pé! O único empecilho disso tudo, mas que não é grande coisa, é que os novos controles dos Xbox Series usam entradas USB-C para a conexão com o carregador. Sendo assim, será preciso arranjar um cabo desses para utilizar o Play and Charge.

E essa é uma mudança bastante justificável. A tecnologia dos cabos e entradas USB-C utiliza uma nova forma de transmitir dados que supera, em velocidade e capacidade, as outras antigas. Para controlar um game super rápido e ainda garantir tempos de resposta decentes, é preciso esse tipo de velocidade.

O que mais terá compatibilidade

Além desse acessório de carregador embutido, algumas outras funções de retrocompatibilidade permitirão, principalmente, jogar os mesmos jogos de modelos de Xbox mais antigos, física ou digitalmente, nos modelos Series X e S.

Sendo assim qualquer jogo comprado e instalado na sua conta da Microsoft Store ou Game Pass poderá ser jogado tranquilamente na nova geração. E não somente jogá-los, o console também promete melhorar ainda mais os gráficos desses jogos com as tecnologias de processamento gráfico.

Mas é importante lembrar que a diferença dos modelos da nova geração pode impedir o uso de mídias físicas para os jogos que você já possui. Isso porque o modelo mais acessível, o Xbox Series S, não possui driver de disco, sendo apenas para uso digital. O Series X contém o leitor e será possível jogar esses jogos antigos tranquilamente.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário