Quais as principais novidades do Xbox Series X. O que vai surpreender?

São grandes as novidades do Xbox Series X, console que será a principal aposta da Microsoft para a nova geração de consoles que está por começar no final deste ano.

Lembrando que a Microsoft contará com dois modelos de consoles: o Xbox Series X, mais parrudo e potente, incluindo um leitor de mídias físicas, e o Xbox Series S, ligeiramente menos potente e voltado para os games digitais.

 

O Xbox Series X está previsto para ser lançado no Brasil no dia 30 de novembro de 2020, com preço sugerido de R$ 4.999,00. A seguir, apresentaremos algumas das principais novidades desse novo modelo.

Xbox Velocity Architecture e o carregamento muito mais rápido

Uma das principais promessas do Xbox Series X é a capacidade de carregamento muito mais rápido do que os consoles das gerações anteriores. Isso graças principalmente ao SSD personalizado para este novo console, que chega a ser até 40 vezes mais rápido do que o SSD do Xbox One.

Mas não apenas pelo SSD: o Xbox Series X contará com a chamada Xbox Velocity Architecture, composta por quatro componentes principais responsáveis pela super velocidade do console.

Xbox Velocity Architecture

A Xbox Velocity Architecture será composta pelo já mencionado SSD NVME personalizado, mas também por blocos de descompressão acelerado de hardware, um novo API Direct Storage e o Sampler Feedback Streaming.

O conjunto permite uma leitura e um processamento muito mais rápido de dados, implicando numa drástica diminuição das telas de carregamento e permitindo que mais coisas aconteçam e sejam geradas na tela ao mesmo tempo.

Assim, os mundos dos games da nova geração prometem ser muito mais vivos, dinâmicos e maiores do que os da geração anterior.

Ray tracing

Graças à nova GPU, a AMD RNDA 2, o Xbox Series X terá a funcionalidade de Ray Tracing (rastreamento/traçado de raios, em português). Esta é uma tecnologia que permite uma iluminação muito mais realista, com sombras e reflexos mais vívidos e dinâmicos.

Xbox Series X Ray Tracing

Para o grande público, esta pode não ser uma novidade tão promissora assim. Porém, um console compatível com a tecnologia de ray tracing simboliza um salto e tanto nos gráficos dos games previstos para essa nova geração.

Retrocompatibilidade

Uma das novidades que mais animaram os fãs do Xbox é a promessa de retrocompatibilidade, que estará presente tanto no Xbox Series X quanto no Series S.

O novo console ter retrocompatibilidade significa que você poderá jogar games de gerações passadas nele. No caso do Xbox Series X, que possui leitor de discos, tudo indica que a retrocompatibilidade será também de mídias físicas. Ou seja, você poderá pegar um disco do Xbox One e colocar no Xbox Series X!

Xbox Series X Retrocompatibilidade

Isso põe fim a um antigo problema de transição de geração: o número gigantesco de games que ficavam para trás e não podiam mais ser jogados, a menos que o jogador mantivesse o console já defasado.

Além disso, diferentemente do Playstation 5 — que terá retrocompatibilidade, mas apenas com jogos do PS4 —, o XBox Series X terá retrocompatibilidade com games do Xbox, Xbox 360 e do Xbox One.

Ah, e não são só os games que poderão ser reaproveitados: os controles do Xbox One também poderão ser utilizados nesta nova geração de consoles!

Xbox Game Pass

Esta não é necessariamente uma novidade, mas sem dúvidas é uma das maiores vantagens de se comprar um Xbox Series X: o Game Pass!

O Xbox Game Pass é um sistema de assinatura que oferece aos assinantes acesso a uma biblioteca gigantesca de games. A biblioteca é atualizada de tempos em tempos e conta não só com jogos já clássicos, mas também com vários lançamentos.

Xbox Game Pass

E, para a alegria dos fãs, o Xbox Game Pass será continuado e estendido à nova geração de consoles. Isso significa que, caso você compre o novo console e faça a assinatura do Game Pass, você terá mais de 100 jogos para aproveitar já no lançamento do console!

A assinatura do Game Pass para consoles custa, atualmente, R$ 29,99/mês.  O serviço também está disponível para usuários de PC.

Especificações técnicas do Xbox Series X

Por fim, confira a seguir as especificações técnicas completas do Xbox Series X. Lembrando que as especificações do Xbox Series S são ligeiramente menores.

  • Dimensões: 15,1cm x 15,1cm x 30,1cm
  • Peso: 9,8lbs (equivalente a aproximadamente 4,5kg)
  • CPU: CPU Zen 2 personalizada com 8x Núcleos @ 3.8 GHz (3.66 GHz com SMT)
  • GPU: GPU RDNA 2 personalizada com 12 TFLOPS, 52 CUs @ 1.825 GHz
  • Memória: 16 GB GDDR6 com 320 bits de barreamento
  • Largura de banda da memória: 10 GB a 560 GB/s e 6 GB a 336 GB/s
  • Armazenamento interno: SSD NVME personalizado de 1TB
  • Armazenamento expansível: suporte para cartão expansível Seagate 1 TB, suporte para HDD externo USB 3.1
  • Resolução de jogos: 4K
  • Meta de desempenho: até 120 FPS
  • Alto alcance dinâmico: até 8K HDR
  • Som: Dolby Digital 5.1, DTS 5.1, Dolby TrueHD com Atmos, até 7,1 L-PCM

Estas especificações técnicas, por si mesmas, já são um destaque e tanto do novo Xbox Series X, tornando-o o console com maior potência desta nova geração.

Gostou das novidades do Xbox Series X? Caso ainda esteja em dúvida se vai ou não comprar este novo console, confira este nosso outro artigo listando os motivos para você comprar o Xbox Series X na estreia!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário