Xbox Series X/S – Comparativo: Qual modelo escolher?

É real! A nova geração de consoles da Microsoft, Xbox Series, foi oficialmente lançada para venda em todo o mundo. Os compradores de vários países já dispunham da possibilidade de pré-venda para garantir o modelo, mas agora a empresa disponibiliza os dois modelos para venda em lojas físicas e online.

Isso se você for rápido o suficiente para aproveitar essa compra imediata, que esgotou em quase todos os países em que entrou em pré-venda. Isso porque nem a Microsoft esperava tamanha adesão a nova geração de vídeo games, principalmente ao modelo mais caro do lançamento, o Xbox Series X.

Se você quer saber, agora que ambos modelos estão disponíveis, ou estarão em breve, para compra, qual modelo comprar e qual é o ideal para o seu uso, fica ligado no texto a seguir.

Diferenças de hardware

Para começar devemos dizer que o lançamento dos novos Xbox Series representam um grande passo em direção a melhores e mais poderosos consoles no futuro. Contamos agora com velocidades de leitura absurdas com a presença de SSDs poderosíssimos, novas features de utilização e otimização de games e muito mais.

E a Microsoft foi muito esperta em investir nos dois modelos, cujos objetivos e públicos são e devem ser diferentes. Os novos consoles vêm com a premissa de incorporar não somente o mais poderoso de todos os videogames, mas também um dos menores. Isso se concretiza com o parrudo Series X e, respectivamente, o compacto Series S.

Infelizmente ou não, não é só no tamanho que os dois modelos se diferenciam. Ambos possuem capacidade para rodar jogos muitas vezes melhor do que o melhor console da geração anterior, o Xbox One S, mas possuem diferenças que vão desde o preço até a capacidade de processamento de vídeo e armazenamento.

Confere a seguir uma lista com os principais specs de ambos modelos, para saber qual serão as diferenças físicas entre o X e o S:

  • Xbox Series X (O potente):
    • CPU: Octa-core Zen 2 a 3,8GHz
    • GPU: 12 Teraflops, 52 CUs
    • Memória RAM: 16GB GDDR6 (10GB a 560 GB/s e 6GB a 336 GB/s
    • Armazenamento Interno: 1TB de SSD NVMe
    • Memória Expansível: SSD NVMe de até 1TB
    • Drive óptico: 4K UHD Blu-Ray
    • Performance: 4K a 60 fps até 120 fps
  • Xbox Seris S (O compacto):
    • CPU: Octa-core Zen 2 a 3,6GHz
    • GPU: 4 Teraflops, 20 CUs
    • Memória RAM: 10GB GDDR6 (8GB a 224 GB/s e 2GB a 56 GB/s
    • Armazenamento Interno: 512GB de SSD NVMe
    • Memória Expansível: SSD NVMe de até 1TB
    • Drive óptico: Não presente (apenas mídia digital)
    • Performance: 1440p (2K) a 120 fps

A primeira impressão que temos da comparação de ambos os modelos é que para começo de conversa, o Series X está com configurações, principalmente de memória RAM, armazenamento e processamento digital, absurdas. Rodar jogos no X vai ser uma experiência diferente de tudo que vimos até hoje.

Já o Series S, mesmo com diversos downgrades da sua versão mais pesada, ainda vai rodar jogos a 120fps com resolução de 2K, e isso é difícil de ter até com PCs gamers atualizados. Infelizmente contará com menos armazenamento interno e uma capacidade menor no quesito gráficos.

Se a questão do desempenho é muito importante para você, o Series X será, sem sombra de dúvida, o seu alvo. Apesar disso, ambos os modelos prometem rodar os mesmos jogos, com capacidade gráfica que poucas TVs ou monitores atualmente sequer tem para transmitir a imagem.

Agora se o que você procura é algo mais compacto, que ainda contém capacidade para rodar jogos que ainda nem lançaram, o Series S é perfeito. Ele possui um visual mais descolado, é o menor console já produzido pela Microsoft e se você não curtiu o espaço de armazenamento interno por ser muito pequeno, espera mais um pouco que já já será possível realizar upgrades nessa área.

Fora isso, tudo se resume a preço, e olha, esses dois modelos têm uma diferença bem grande. A partir da nova redução de impostos sobre produtos industriais importados, principalmente relacionados a videogames e acessórios, os valores totais diminuíram um pouco e agora, principalmente quando se fala do valor do Series S, está muito em conta. Confere os valores dos dois modelos:

  • Xbox Series X: R$ 4.999,00
  • Xbox Series S: R$ 2.999,00

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário