Xbox xCloud pode ganhar suporte a 1080p e versão de Windows 10

Segundo um recente rumor que vem circulando pela internet, o Xbox XCloud, serviço de streaming de jogos da Microsoft, vai enfim ganhar suporte à resolução 1080p (Full-HD). Além disso, em breve ele também pode ganhar uma versão de Windows 10.

Descubra mais sobre estes rumores a seguir!

Microsoft estuda a possibilidade de lançar o xCloud no Brasil
(Imagem: Divulgação/Microsoft)

Xbox xCloud pode ganhar suporte à resolução de 1080p

A informação é do Windows Central. O portal de notícias supostamente recebeu de um contato interno uma imagem da versão de testes do serviço. E, dentre as novidades, a possibilidade de selecionar a resolução de 1080p era uma delas.

A imagem em questão era do game Hellblade: Senua’s Sacrifice rodando em Full-HD via Xbox xCloud. O que seria um avanço e tanto, já que, hoje em dia, o serviço está limitado à resolução de 720p (HD). O que sem dúvida era um dos principais pontos fracos do serviço, já que serviços concorrentes, como o Google Stadia, já ofereciam a opção de 1080p.

Hellblade rodando a 1080p no xCloud
(Imagem: Reprodução/Windows Central)

Espera-se que o Xbox xCloud ganhe ainda mais melhorias nos próximos meses graças à recente mudança de gerações de consoles. Até então, a Microsoft utilizava diversos Xbox One para rodar os jogos em seus servidores e enviar a imagem ao assinante do serviço.

A partir de agora, espera-se que a Microsoft substitua estes consoles por consoles da nova geração. Ou seja, por Xbox Series X e Xbox Series S. Isso certamente vai melhorar e muito o serviço.

Quando a resolução de 1080p vai chegar ao xCloud?

Ainda é cedo para responder a esta pergunta. Afinal, a novidade nem sequer foi anunciada. A Microsoft ainda está testando a resolução de 1080p do Xbox xCloud. Certamente teremos mais novidades sobre isso nas próximas semanas.

Ainda que o rumor de agora seja falso, cedo ou tarde a Microsoft vai de fato investir na resolução de 1080p para Xbox xCloud. A dúvida, portanto, não é nem “se”, mas “quando” a Microsoft vai lançar o suporte à resolução Full-HD em seu serviço de streaming.

Xbox xCloud também pode ganhar aplicativo para Windows 10

Essa é outra novidade que vem sendo muito aguardada pelos fãs. Alguns rumores já parecem apontar para o lançamento de um aplicativo do Xbox xCloud para Windows 10, ou quem sabe até mesmo uma versão de navegador. Entretanto, nada muito concreto até agora.

Até o momento, o Xbox xCloud está disponível apenas para Android. Além de uma versão de PC, espera-se também uma versão para iOS, embora a política da Apple possa dificultar um pouco as coisas, exigindo que o serviço seja rodado não num app próprio, mas via Safari (navegador da Apple).

O suporte à resolução de 1080p, aliás, pode ser inclusive um sinal da vinda de uma versão de computador. Afinal, os usuários de PC certamente ficariam muito decepcionados se a novidade chegasse apenas com resolução de 720p.

Como funciona o Xbox xCloud?

O Xbox xCloud é o serviço de streaming de jogos da Microsoft. Com ele, o usuário pode jogar games de última geração em seus smartphones ou tablets Android sem ao menos possuir um Xbox One ou Xbox Series X|S.

Isso porque o jogo é rodado nos servidores da própria Microsoft. O jogador apenas recebe a imagem do jogo em seu celular e controla utilizando ou um controle do Xbox com conectividade Bluetooth ou um controle de terceiros compatível com o serviço.

Para rodar o jogo em uma boa resolução, entretanto, é preciso ter uma internet veloz. Especialmente se os rumores se confirmarem e o xCloud ganhar, de fato, suporte à resolução de 1080p. Atualmente, a Microsoft recomenda no mínimo uma internet de 5GHz e 10 Mbps.

Além disso, é preciso que o smartphone seja relativamente recente para ter suporte à conectividade Bluetooth do controle. A Microsoft recomenda dispositivos com Android 6.0 (ou superior) e no mínimo Bluetooth 4.0.

Infelizmente, o serviço ainda está em beta fechado no Brasil. Apenas usuários convidados podem experimentá-lo. Se você deseja se inscrever e torcer por uma das vagas, clique aqui para acessar a página oficial do Xbox xCloud.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário