Yahoo Respostas | Após 16 anos, serviço será encerrado

O Yahoo Respostas, que marcou uma era da internet com suas perguntas excêntricas e respostas bizarras, será encerrado no dia 4 de maio. A plataforma existe desde 2005, e por 16 anos serviu como um fórum no qual o público poderia tirar dúvidas e buscar informações.

O Yahoo, que foi comprado pela Verizon em 2017, comentou que esse serviço se tornou menos popular com o passar dos anos, e que a necessidade de seus usuários não é mais a mesma. Dessa forma, a decisão foi redirecionar os recursos para outros produtos e garantir a qualidade do conteúdo oferecido.

o seriado ualquidedi sei la como escreve é bom?
Yahoo Respostas será desativado a partir do dia 4 de maio. (Captura: Luiz Torrens/Tech News)

Quando e como acontecerá?

O anúncio, que aparece quando se acessa a página do Yahoo Respostas, informa que, a partir do dia 20 de abril, o site estará disponível apenas no modo de leitura. Dessa forma, não será possível fazer novos posts ou interações. 

Já no dia 4 de maio, o serviço será desativado e o site não estará mais acessível. Se houver alguma tentativa de acesso, esta será redirecionada para a página inicial do Yahoo, já que nenhum dos outros serviços da marca, nem o perfil do usuário, serão afetados.

Como fazer o download

Além disso, os usuários poderão fazer download de seu conteúdo, como perguntas, listas de perguntas, respostas, listas de respostas e imagens, até o dia 30 de junho. Após esse período, o arquivo da plataforma será excluído. 

Para adquirir seus dados, o usuário deve acessar o Painel de Privacidade e solicitar o download, seguindo o passo-a-passo abaixo. 

  • Vá até a seção “Gerenciar suas Informações”;
  • Então, clique em “Baixar e Visualizar seus Dados”;
  • Selecione “Baixar meus Dados”;
  • Escolha alguns ou todos os dados que deseja incluir no download;
  • Clique em “Próximo”;
  • Insira seu endereço de e-mail para receber uma notificação de quando o download estiver pronto. Segundo o yahoo, pode levar até 30 dias para que o pedido seja processado e os dados fiquem disponíveis.
  • Clique em “Solicitar Download”.

O Yahoo Respostas

O Yahoo Respostas é um site onde qualquer usuário pode postar uma dúvida, sobre qualquer assunto (desde que respeite as regras do serviço), e qualquer um da comunidade pode responder. 

Dessa forma, acabam surgindo algumas pérolas em meio ao conteúdo, seja por uma pergunta excêntrica ou uma resposta incorreta. Algumas vezes, a interação pode cair em sarcasmos e brincadeiras, enquanto outras vezes pode ser resultado da inocência dos usuários.

Entretanto, é difícil determinar quanto dessas contribuições são realmente resultado de dúvidas e curiosidade genuínas e quanto é ação de trolls da internet. Dessa forma, as respostas da plataforma, com o tempo, acabaram perdendo a credibilidade e ganhando fama pelos memes.

Um usuário do Yahoo gostaria de saber como devolver uma música para o site
Um usuário do Yahoo gostaria de saber como devolver uma música. (Captura: Luiz Torrens/Tech News)

Como resultado, o público começou a perder usuários para concorrentes como Quora e Reddit. A primeira, que também é uma plataforma de perguntas e respostas, visa atrair um público mais intelectual, de forma que suas respostas são mais sérias. 

Já a segunda, o Reddit, se autodenomina “a front page da internet” e é uma rede para interação de comunidades. Há subpáginas para cada tópico, onde há espaço para compartilhar seus interesses, memes, dúvidas e discutir opiniões.

Porém, segundo o New York Times, o Yahoo Respostas possuía o mérito de ser visto como um local seguro para se tirar dúvidas que, em outros espaços, os deixariam constrangidos. Por exemplo, um dos casos mais famosos, que acabou se tornando um meme, foi quando um usuário perguntou “How is babby formed?” (Como bebbê é formado?). 

Relembre a seguir alguns dos casos mais icônicos que surgiram no Yahoo Respostas.

dúvida do yahoo respostas "minha placa mãe queimou, estou baixando outra pelo meu celular, mas demora muito, alguém pode ajudar?"
Um usuário tinha dúvidas sobre como baixar uma nova placa mãe. (Captura: Luiz Torrens/Tech News)
Alguém sabe um site que baixa tinta de impressora
Outro usuário gostaria de saber como baixar tinta de impressora. (Captura: Luiz Torrens/Tech News)
vírus de pc pode passar para pessoas?
Já esse usuário tinha dúvidas de saúde. (Captura: Luiz Torrens/Tech News)
um usuário gostaria de saber como se escreve umbigo. com H U ou E.
Há também usuários que tiram dúvidas sobre português. (Captura: Luiz Torrens/Tech News)

 

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Fonte: Yahoo e NY Times

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário