Yasuke | Tudo o que já sabemos sobre o novo anime da Netflix

Nessa última quinta-feira (01), a Netflix finalmente liberou o primeiro teaser oficial do anime Yasuke. A produção, original da Netflix, vai contar com 6 episódios no total, e está marcada para chegar ao catálogo do serviço de streaming no dia 29 de abril.

Confira a seguir tudo sobre o novo anime produzido pela Netflix e a história verdadeira do samurai que inspirou a trama.

Yasuke – Sinopse

Yasuke - sinopse do anime
(Imagem:Reprodução/Netflix)

O anime se passa no Japão feudal, em uma realidade alternativa do período Shogunato onde monstros, demônios e até Mechas (robôs futuristas de combate) existem.

A trama conta a história de Yasuke, o primeiro e único samurai negro da história, que atualmente está tentando deixar o seu passado violento para trás para viver uma vida pacífica como barqueiro.

Durante a história, vemos que o Japão inteiro está devastado por conta de uma grande guerra entre os Damiôs (Grandes senhores de terra). Além disso, as forças da escuridão aproveitam o conflito para subir ao poder.

Em uma dessas batalhas, uma vila remota do interior do Japão é completamente destruída, e é lá que Yasuke conhece uma garotinha misteriosa, dotada de um grande poder.

Por conta do poder que ela possui, a garota vira o alvo principal das forças da escuridão, que tramam para tomar o país. Dessa forma, para proteger a garotinha, Yasuke novamente empunha a sua espada e se vê obrigado a retornar à vida de guerreiro.

Além disso, o guerreiro deve honrar o seu título de Samurai quando o Damiô Nobunaga Oda, o melhor amigo de Yasuke, o convoca para lutar ao seu lado na guerra.

Produção do anime

Yasuke e a garotinha
Yasuke e a garotinha (Imagem:Reprodução/Netflix)

Anunciado pela primeira vez em 2018, Yasuke vai contar com a animação do estúdio japonês MAPPA, que também foi responsável por animar o anime Dorohedoro e a temporada final de Shineki no Kyojin.

Além disso, o anime vai passar pela produção executiva de LeSean Thomas, um famoso artista gráfico que ficou conhecido por trabalhar em diversas séries famosas como A Lenda de Korra e The Boondocks.

Já a trilha sonora do anime está nas mãos do DJ e Rapper americano Flying Lotus.

O Samurai negro realmente existiu

Apesar do anime se tratar de uma obra de fantasia e ficção, a figura histórica de Yasuke, o samurai negro, realmente existiu.

Durante o período Shogunato do século XVI, o comércio entre os europeus e os Japoneses era muito comum. Inclusive, os Japoneses tinham um grande afinidade com a cultura europeia, e diversas igrejas cristãs foram construídas no Japão durante esse período.

De acordo com os historiadores, Yasuke era um escravo de Moçambique que chegou ao Japão no ano de 1579 junto com uma tripulação de jesuítas portugueses em uma dessas expedições comerciais.

Devido à cor negra de sua pele, Yasuke chamava muito a atenção dos japoneses, que, por se tratar de um país muito fechado até então, nunca tinham visto essa cor de pele antes.

Uma das pessoas que se interessou por Yasuke foi o influente Damiô Oda Nobunaga, que logo o trouxe para servi-lo em seu exército. Graças à sua grande estatura (registros apontam que ele media 1,82 metros), Yasuke se destacou muito em todas as batalhas que enfrentou durante o seu primeiro ano de servidão.

Vendo o seu potencial, Oda Nobunaga não perdeu tempo em convidar o estrangeiro para fazer parte de sua guarda pessoal. Em pouco tempo, Yasuke de escravo passou a cavalgar lado a lado com uma dos homens mais conhecidos do Japão.

No ano de 1581, Yasuke foi nomeado Samurai e chegou até a ser convidado para um jantar na casa de Nobunaga. Ou seja, graças às suas façanhas, Yasuke recebeu as maiores honrarias da sociedade japonesa.

Derrota de Yasuke

Entretanto, sua história como samurai durou muito pouco, pois no ano de 1582, o seu mestre Oda Nobunaga cometeu Seppuku após sofrer um golpe político do general Akechi Mitsuhide.

O samurai lutou até o fim ao lado de seu mestre, porém, ele não foi capaz de deter o golpe do general. Após a batalha, Yasuke seguiu a tradição local e ofereceu a sua espada para ser morto pelo general.

Entretanto, por se tratar de um estrangeiro, o general lhe negou a honra de morrer em batalha. Após a guerra, o samurai foi forçado ao exílio, e provavelmente acabou fugindo do Japão. Não existem registros sobre sua vida após a morte de Oda Nobunaga.

O anime Yasuke é uma produção da Netflix e deve chegar ao catálogo do serviço no dia 29 de abril de 2021.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Então nos siga no Twitter e não perca mais nenhuma postagem da equipe do Tech News Brasil!

As informações históricas sobre Yasuke foram retiradas do site Aventuras na História.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário

três × dois =