YouTube | Milhões de vídeos foram derrubados por engano em 2021

2,2 milhões de vídeos foram derrubados por falso-positivos de problemas com direitos autorais.

Milhões de vídeos foram derrubados do YouTube por engano por problemas de direitos autorais em 2021 (Imagem: Shubham Dhage/Unsplash)
Milhões de vídeos foram derrubados do YouTube por engano por problemas de direitos autorais em 2021 (Imagem: Shubham Dhage/Unsplash)

Nesta segunda-feira (6), o YouTube divulgou pela primeira vez na história um relatório de transparência sobre possíveis problemas relacionados a direitos autorais em sua plataforma. De acordo com este documento, mais de 2,2 milhões de vídeos do YouTube foram removidos da plataforma por engano entre janeiro e julho de 2021.

A maior parte desses problemas tem relação com o Content ID do YouTube, uma ferramenta de impressão digital que identifica e gerencia conteúdos protegidos por direitos autorais dentro da plataforma. Quando um vídeo é enviado ao YouTube, esta ferramenta automaticamente analisa se há ou não conteúdos protegidos por direitos autorais e, em caso positivo, redireciona a monetização para os proprietários daquele conteúdo. O grande problema é que essa ferramenta não é 100% eficaz em suas análises, resultando em falso-positivos.

De acordo com o relatório divulgado hoje, em 60% dos casos de contestação a decisão foi tomada em favor dos criadores de conteúdo, o que apenas reforça o apelo feito por vários criadores de conteúdo de que o YouTube precisa reformular ou atualizar o Content ID. Afinal, vídeos sendo desmonetizados ou tomando strikes por engano ameaçam não apenas a renda do criador de conteúdo, mas também a sobrevivência do seu canal na plataforma.

Gostou dessa notícia? Pois aproveite e confira também:
Twitter proíbe compartilhamento de imagens pessoais de outros usuários

Fonte: Youtube Official Blog

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário