YouTube Shorts | Beta da ferramenta similar ao TikTok começa nos EUA

O YouTube deu início nessa semana ao beta do YouTube Shorts, ferramenta da plataforma similar ao TikTok. A fase de testes já estava disponível na Índia, um dos maiores mercados do YouTube, e chegou agora aos Estados Unidos da América.

O lançamento do recurso é uma clara tentativa por parte do YouTube de se adequar à tendência de vídeos curtos lançada pelo TikTok e, ao mesmo tempo, fazer concorrência ao aplicativo chinês.

O TikTok tem a característica de permitir apenas vídeos curtos, com menos de 1 minuto de duração. Isso faz com que os usuários sejam obrigados a ser mais criativos e diretos. Além disso, o app também permite a criação de dublagens e de edições de vídeo de forma bastante acessível e facilitada.

Desde o seu lançamento e da sua popularização, diversas empresas de tecnologia têm tentado emplacar uma versão semelhante ao TikTok. É o caso do Facebook, por exemplo, que lançou no Instagram o Reels. Ou até mesmo da Netflix, que recentemente lançou o Fast Laughs, ligeiramente semelhante ao TikTok.

E agora é a vez do Google entrar na onda lançando o YouTube Shorts, que ainda está dando seus primeiros passos na fase de testes nos EUA.

YouTube Shorts
(Imagem: Divulgação/YouTube)

Como vai funcionar o YouTube Shorts?

Obviamente, o YouTube Shorts, como o TikTok e como o próprio YouTube, vai ser uma plataforma focada no compartilhamento de vídeos. Mas apenas de vídeos de no máximo 15 segundos de duração.

Como já comentamos anteriormente, a limitação de tempo não é um defeito, mas uma tendência. Ela exige dos usuários criatividade e objetividade na hora de produzir vídeos.

Além disso, a limitação de tempo também é um reflexo dos dias de hoje: afinal, ninguém mais tem tempo para ver vídeos gigantescos e cheios de enrolação e excessos.

O YouTube Shorts vai ter todos os recursos que os seus concorrentes atualmente têm. Como, por exemplo, uma ferramenta de edição rápida e acessível. Ela vai permitir aplicar filtros, controlar a velocidade de reprodução, fazer cortes, adicionar texto etc.

YouTube Shorts, nova ferramenta de vídeos curtos do YouTube
YouTube Shorts, nova ferramenta de vídeos curtos do YouTube (Imagem: Divulgação/YouTube)

Além disso, como também é possível em outras plataformas, os usuários vão poder pegar áudios e músicas de outros “Shorts” para incorporarem em suas criações. E isso inclui algumas músicas de diversos estúdios e artistas.

O modo de navegação entre um vídeo e outro também vai seguir a tendência do momento: basta que o usuário arraste para cima para ver a próxima criação.

Ao que tudo indica, será possível visualizar os vídeos do YouTube Shorts na versão de navegador. Entretanto, só será possível criar conteúdo na versão de aplicativo do YouTube, numa aba própria para a novidade.

Quando o YouTube Shorts chega ao Brasil?

Infelizmente para os usuários brasileiros, pode levar alguns bons meses até que o YouTube Shorts chegue ao Brasil. Afinal, o beta do YouTube Shorts acabou de começar nos Estados Unidos, país que geralmente recebe as novidades de antemão.

Entretanto, a novidade certamente vai chegar também ao Brasil — e talvez muito antes do que possamos imaginar. Afinal, embora tenha acabado de começar nos EUA, o Beta já estava rolando na Índia desde setembro de 2020.

Isso significa, portanto, que o aplicativo pode estar muito perto de finalizar sua fase de teste. E aí é questão de semanas até ter um lançamento definitivo em diversos países. E o Brasil, um dos maiores mercados para aplicativos como este, certamente estará nos planos do Google.

 

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Fontes: Google e 9to5Google

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário