Modo escuro do Instagram: como habilitar no seu celular

O Modo escuro tem sido um dos recursos mais pedidos em todos os aplicativos para celular, e até para alguns sites de PC e por isso, a maior parte das empresas têm implementado este recurso. O Instagram, que hoje é do Facebook, não ficou de fora, e agora você pode escolher como prefere utilizar o app.

Uma das grandes vantagens deste recurso é o conforto visual, já que com cores mais sóbrias e menos brilho, nossos olhos podem ler com mais tranquilidade o que está na tela. Porém, o tema em cores escuras traz ainda mais vantagens, e você pode descobrir quais elas são e como ativá-lo a seguir.

celular abrindo o aplicativo instagram, no modo escuro, com a logo num fundo preto
Utilize o Instagram com maior conforto e economia de bateria no modo escuro. (Imagem: Reprodução/Claudio Schwarz)

O que muda com o Modo Escuro?

O Modo Escuro do Instagram altera o tema de cores do app, que fica com o plano de fundo em preto. Além disso, os menus e highlights em elementos da tela também se alteram para cores mais sóbrias, como tons de cinza escuro. Porém, as mídias postadas no app, como imagens e vídeos, ficam em suas cores originais. 

A vantagem de utilizar o app neste modo é que, além de gerar menos brilho e ser mais confortável para os olhos, este modo também ajuda a poupar bateria do seu celular. Isso porque, principalmente para telas do tipo AMOLED, as regiões de cor preta na tela são, na verdade, pixels apagados, que assim deixam de gastar energia.

Como ativar o modo escuro do Instagram no Android

Há duas maneiras diferentes para ativar o modo noturno no Instagram. A primeira é por meio das configurações do próprio celular, que vai alterar o tema de todos os aplicativos de uma vez só. Já a segunda é por meio do app, que fará a alteração apenas na interface do Instagram. Confira as duas, passo a passo, a seguir.

Como ativar o modo escuro por meio do sistema

O primeiro requisito para utilizar este método é atualizar o sistema para, no mínimo, o Android 10. Celulares com versões anteriores poderão utilizar o segundo método explicado aqui. 

Para verificar qual versão do Android você possui instalada, abra o menu de “Configurações” ou “Ajustes” de seu smartphone. Em seguida, selecione a opção “Sistema” e então “Atualização do Sistema”. Nesta tela, você poderá verificar qual versão está instalada e se há novas versões disponíveis para o seu dispositivo. 

  1. Agora que seu celular está atualizado, abra novamente o menu de “Configurações”;
  2. Selecione a opção “Acessibilidade”;
  3. No submenu “Tela”, haverá a opção “Modo Escuro”, e você poderá ativá-la ou desativá-la. 
  4. Este modo fará alteração do tema de todos os aplicativos que possuam esse recurso, como o Instagram, e também da interface do sistema, como a barra de notificações, gaveta de aplicativos e menus. 

Como ativar o modo escuro por meio do app

  1. Abra o aplicativo do Instagram em seu smartphone;
  2. Acesse o seu perfil, tocando na sua foto de perfil, no canto inferior direito;
  3. Toque no ícone de 3 linhas, no canto superior direito, para abrir o menu de opções;
  4. Clique em “Configurações”;
  5. Em seguida, selecione “Tema” e então escolha entre as opções Escuro ou Claro.

Como ativar o modo escuro do Instagram no iOS:

Para iPhones, há apenas um modo de alterar o modo de cores do Instagram, que é por meio das configurações do sistema. Para isso, é necessário atualizar seu dispositivo para, no mínimo, o iOS 13. Se quiser ativar o modo escuro em seu dispositivo iOS, siga o tutorial a seguir.

  1. Acesse os Ajustes de seu iPhone;
  2. Então, selecione a opção “Tela e Brilho”;
  3. Em seguida, surgirão as opções de aparência do sistema, e você poderá optar entre o tema Claro ou Escuro;
  4. Selecione o tema Escuro, e então abra o aplicativo do Instagram. O modo escuro terá sido ativado automaticamente. 

Fonte: Facebook Help

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário