TikTok anuncia novas ferramentas para evitar bullying e violência

Na última quarta-feira (10), o TikTok anunciou em seu blog de novidades o lançamento de duas ferramentas que vão ajudar no combate ao bullying e à violência dentro de sua plataforma.

Uma das ferramentas auxilia os criadores de conteúdo na hora de moderar melhor a seção de comentários de suas publicações.

Já a segunda serve tanto para os criadores, quanto para os usuários comuns da plataforma. Ela vai ajudar os usuários a refletirem sobre possíveis comentários maldosos antes de publicá-los no TikTok.

Quem apresentou as duas novas ferramentas foi o próprio Jeff Collins, diretor sênior de Confiança e Segurança do TikTok nas Américas em uma postagem oficial no Newsroom da rede social.

Entenda como vai funcionar cada uma das novas ferramentas do TikTok contra bullying e outros tipos de violência abaixo!

Celular com o TikTok aberto
(Imagem: Travel Sourced/ Pixabay)

Primeira ferramenta: mais controle sobre os comentários

Como comentamos, a primeira ferramenta que o TikTok anunciou beneficia especialmente os criadores de conteúdo. Estes terão ainda mais controle sobre a seção de comentários de suas publicações.

Para ajudar na moderação, os criadores agora contam com a opção “filtrar todos os comentários“. Com isso, apenas comentários aprovados individualmente pelo criador de conteúdo vão aparecer na seção de comentários.

Nova ferramenta de filtrar comentários do TikTok
(Imagem: Divulgação/TikTok)

Obviamente, há a opção de ativar ou desativar o filtro em questão. Assim, quem não se importar em deixar a seção de comentários aberta poderá manter o filtro desativado. Já aqueles que quiserem ter um controle maior sobre eles poderão ativá-lo e aprovar ou reprovar comentário por comentário.

Para ativar ou desativar o filtro, acesse as configurações de seu TikTok e procure, na categoria “filtros de comentários“, a opção “filtrar todos os comentários”.

Além disso, ainda há outras opções de filtros para os comentários. Como a opção que filtra automaticamente comentários ofensivos (identificando determinados termos e expressões agressivas) e spam.

Também é possível filtrar os comentários de acordo com determinadas palavras-chave. Por exemplo, vamos supor que você não queira comentários que contenham a palavra “pão”. Basta adicionar este termo ao filtro de palavras-chave e pronto: nenhum comentário com esta palavra vai ser exibido em seu perfil!

Ou seja, a nova ferramenta de controle de comentários do TikTok veio apenas para melhorar ainda mais a moderação que os criadores de conteúdo podem fazer em suas postagens.

Segunda ferramenta: convite à reflexão antes de o usuário postar algo

Já a segunda ferramenta é, digamos, uma espécie de convite à reflexão ao usuário antes de ele postar alguma coisa. Calma que a gente explica: antes de o usuário postar um comentário com alguma mensagem agressiva, hostil, inapropriado ou cruel, por exemplo, o TikTok vai exibir um alerta.

Esse alerta vai perguntar ao usuário se ele realmente deseja fazer aquela postagem, pois ela pode infringir as regras da comunidade. Além, obviamente, de poder fazer mal ao criador de conteúdo.

Novo aviso de publicação imprópria do TikTok
(Imagem: Divulgação/TikTok)

O usuário, então, terá duas opções: publicar mesmo assim (e arcar com as consequências futuras caso o comentário realmente infrinja as regras) ou editar o comentário.

Nova parceria entre TikTok e Cyberbullying Research Center (CRC)

Por fim, outra novidade é a nova parceria entre TikTok e o Cyberbullying Research Center (CRC), em português Centro de Pesquisa sobre Cyberbullying.

A motivação por trás da parceria é não só aumentar a compreensão do TikTok a respeito do Cyberbullying, mas também ajudar na criação de medidas que possam ajudar a acabar com esta prática na plataforma.

O Cyberbullying Research Center está entusiasmado em trabalhar com o TikTok nos próximos meses em iniciativas anti-bullying. O novo recurso Filtrar todos comentários e a função Refletir do TikTok são passos positivos para promover a gentileza e estamos ansiosos para colaborar em outras formas de proteger contra bullying e assédio“, afirmou o Dr. Sameer Hinduja, Codiretor do CRC em relação à nova parceria.

Com todas estas novidades, o TikTok visa, portanto, tornar a plataforma cada vez mais um ambiente acolhedor e solidário.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Fonte: TikTok

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário