Após críticas, Mozilla interrompe doações com criptomoedas
Empresa foi alvo de críticas pelo fato de as criptomoedas terem um impacto pesado no meio ambiente.
Na última semana, a Mozilla, empresa responsável pelo navegador Firefox, anunciou que estaria aceitando doações de criptomoedas, servindo como uma alternativa ao dinheiro para os fãs e usuários que desejassem contribuir ou agradecer pelos serviços prestados. Porém, depois de receber uma enxurrada de críticas nas redes sociais, inclusive uma do próprio co-fundador da Mozilla, Jamie Zawinski, a empresa voltou atrás nesta decisão na tarde da última quinta-feira (7).
Em seu perfil no Twitter, a Mozilla Corporation fez a seguinte postagem:
So, starting today we are reviewing if and how our current policy on crypto donations fits with our climate goals. And as we conduct our review, we will pause the ability to donate cryptocurrency. 3/4
— Mozilla (@mozilla) January 6, 2022
Nela, lemos o seguinte: “A partir de hoje, estamos revendo se e como a nossa atual política de doações com criptomoedas se encaixa em nossos objetivos climáticos“.
Há uma boa razão para as críticas a este sistema de doação. Isso porque criptomoedas, como o Bitcoin e o Ethereum, são criadas através de uma complexa e difícil resolução de problemas matemáticos. E tanto a sua produção quanto o seu armazenamento exigem um consumo de energia muito alto, fazendo com que o próprio Bitcoin consuma mais energia no mundo do que muitos países. Para suprir a demanda, fontes de energia extremamente poluentes, como o carvão, são utilizadas para manter o sistema de criptomoedas rodando — o que vai contra qualquer planejamento de redução do aquecimento global.
Ano passado, a Tesla também anunciou que passaria a aceitar o Bitcoin como forma de pagamento na compra de seus veículos elétricos, tendo inclusive comprado o equivalente a US$ 1,5 bilhão da criptomoeda para facilitar o processo. Porém, não tardou até que usuários apontassem a hipocrisia nesta decisão, já que os custos para a mineração de um único Bitcoin reduzem drasticamente os benefícios ambientais de se optar por um veículo elétrico.
Gostou dessa notícia envolvendo a Mozilla e as criptomoedas? Pois aproveite e confira também:
Primeiro SMS da história é vendido como NFT por mais de R$ 850 mil
Deixe seu comentário