Como funciona o aplicativo do Conecte SUS

O SUS é o órgão de saúde pública utilizado para atender a todos os cidadãos que precisam de acesso a tratamentos, vacinas e medicamentos.

Como todo bom brasileiro, você com certeza já ouviu falar do SUS. O Sistema Único de Saúde é o órgão de saúde pública e gratuita utilizado aqui no Brasil para atender a todos os cidadãos que precisam de acesso a tratamentos, vacinas, terapia e medicamentos.

 

Principalmente durante a pandemia do Coronavírus, o SUS se mostrou, como já se mostra há anos, uma peça chave para o bom funcionamento da sociedade, ampliando o acesso da saúde mesmo para aqueles que não podem lidar com o real gasto que é ficar doente.

 

E para facilitar ainda mais o acesso de todos, o sistema do SUS ainda oferece uma maneira rápida de realizar boa parte dos processos, da burocracia, e até de ficar por dentro de todas as informações importantes em caso de procedimentos de saúde, datas de vacinação e exames, entre outras coisas, o Conecte SUS.

 

Se você quer entender como funciona o aplicativo do Conecte SUS, confira o artigo a seguir.

Conecte SUS – Como usar

Como funciona o aplicativo do Conecte SUS

Bom, primeiramente é importante ressaltar e celebrar a grande vantagem que é um governo, de um país com tantas pessoas e com tanta desigualdade, possuir um sistema único de saúde.

 

Além de integrar todos os dados de saúde pública, epidemias, contaminação, casos de doenças infecciosas ou transmissíveis de todos os estados do Brasil, o SUS ainda oferece a maior vantagem de todas: Acesso irrestrito, gratuito e presente, de saúde pública para todos os brasileiros.

 

Isso quer dizer que, enquanto o SUS possui defeitos, é um sistema aparelhado há anos, e com muitas deficiências, ainda assim não se compara ao desgosto de ter que gastar as economias da sua vida com um problema que não é culpa de ninguém, e que pode acometer qualquer pessoa, como doenças, acidentes, tratamentos caros.

 

Em comparação a países como os Estados Unidos da América, que praticamente não possui um sistema robusto de saúde pública e gratuita, somos abençoados por muitas vezes nem saber quanto custa ao certo um tratamento, ou um remédio que o SUS providencia sem custo à população.

 

Não fosse o SUS cuidado da saúde pública no país, estaríamos em uma situação muito mais complicada durante uma pandemia como foi a do coronavírus. E para ter o melhor proveito desse serviço que é para todos, entenda como funciona o aplicativo da Conecte SUS.

Informações

O aplicativo Conecte SUS é uma grande ferramenta para informar os pacientes ou usuários do sistema a respeito de uma variedade enorme de informações e dados úteis.

 

Nele é possível verificar a cartilha de vacinas, com o registro de todas as doses aplicadas até o momento, conferir os locais e o atendimento dos postos e hospitais da rede de saúde, sua carteira de doação de sangue (que possui vantagens como ingressos mais baratos no cinema para os doadores), além de notícias sobre saúde pública e até dicas para se manter um peso e hábitos saudáveis.

Agilidade nos procedimentos

Uma parte de toda essa função informativa para o usuário do Conecte SUS é feita com o objetivo de agilizar alguns processos. Todo mundo sabe como é complicado liberar exames, preencher formulários para adquirir medicamentos importantes ou caros, e principalmente dar continuidade a procedimentos complexos como cirurgias ou transplantes.

 

Mas, no Conecte SUS, você tem na palma da mão todas as informações necessárias para os procedimentos. Isso inclui as datas das visitas presenciais, os documentos necessários para ter em mãos e que precisam ser preenchidos, além de avisar quando ou como um procedimento como um transplante será executado.

 

Se você quer conhecer em detalhes o que o aplicativo do Conecte SUS pode fazer, basta acessar a loja de aplicativos do seu celular e baixar gratuitamente o app. Em seguida, basta criar uma conta, ou realizar o login com os seus dados.

 

Lá, você poderá acessar uma sessão de Dúvidas Frequentes que é bem completa e abrange todas as ferramentas do aplicativo, assim como a maneira de utilizá-las.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário