Como melhorar a segurança de suas contas no PlayStation, Xbox e PC

Ao longo de anos jogando e acompanhando os lançamentos e novidades é comum encontrarmos nossas bibliotecas de jogos lotadas com títulos marcantes e significativos pessoalmente. Jogos esses que possuem centenas de horas de dedicação e podem custar caro, estão sujeitos aos perigos de não se ter a devida proteção no seu perfil.

Não é incomum encontrar pessoas que tiveram contas completamente perdidas por algum ataque de hackers. E pode não parecer pois são apenas jogos, mas esses perfis da PSN, da Xbox ou até da Steam, são muito visados pelos criminosos do universo digital.

Felizmente existem muitas coisas que podem ser feitas para melhorar a segurança das suas contas e perfis, garantindo que esse tipo de ataque e roubo de informações não aconteça. Se você quer saber algumas dicas de como proteger os seus jogos, fique ligado no artigo a seguir.

A Insegurança da internet

Sempre que utilizamos as contas e perfis de plataformas de jogos temos a impressão de que esse tipo de acesso é muito exclusivo e não está sofrendo os mesmos riscos de sites que estão abertamente na internet como redes sociais e sites de compra. Mas isso é um engano.

Como tudo que acontece na internet, em questão de ataques de segurança e roubo de informações, é importante ressaltar que o que leva alguém a hackear e roubar informações é, geralmente, o interesse financeiro. E contas com dezenas de jogos são preciosidades no mercado negro.

Não somente as contas mas perfis de jogos online também são alvos e podem valer milhares de dólares, dependendo dos itens, skins e até conquistas desbloqueadas. Jogos como League of Legends e World of Warcraft, que possuem um custo para se adquirir os itens mais descolados, são grandes exemplos de alvos de hackers.

E é muito comum pensar que esse tipo de criminoso utiliza de ferramentas de programação e invasão de software e realiza tarefas complicadas para entrar nos sistemas. Mas o que realmente eles fazem, é adivinhar as senhas e informações de cadastro e alterá-las para que o acesso à conta pertença a ele.

Para os hackers não é nada complicado. Mas boa notícia é que existe uma variedade de mecanismos de proteção e dicas que podem ser utilizadas para garantir que isso nunca aconteça com as suas contas.

A Senha é a sua linha de frente no combate à invasões

Sim, infelizmente as senhas estão aí para ficar e cada vez mais precisamos criá-las para os diversos usos na internet. Apesar disso existem algumas ferramentas que podem te ajudar na hora de criar senhas no futuro.

O primeiro passo para uma senha forte é pensar em algo que não seja óbvio como datas de aniversário, nomes de pets e membros da família. Encontre algo fácil de memorizar mas que seja um termo, palavra ou código que diga respeito a alguma coisa ou seja uma referência memorável.

Caso utilize uma palavra tenha certeza de variar algumas letras colocando-as em maiúsculas. Se essa não for uma palavra muito extensa coloque números e símbolos também. É uma boa escolha colocá-los no meio da senha ao invés do final, para ser mais complicado adivinhar.

Outra dica é não utilizar a mesma senha para todos os aplicativos. Crie senhas únicas para cada uso para que seja mais difícil de invadir a conta. Usar a mesma senha para todos os sites e perfis é como entregar uma chave mestra para o hacker.

E se for um pouco complicado decorar ou achar um lugar seguro para anotar as senhas, existem aplicativos, da própria Google inclusive, que são muito seguros e podem ser utilizados para armazenar senhas.

A Autenticação em duas etapas, o trunfo da proteção de contas

Como uma forma de garantir mais segurança para o usuário, muitas empresas de serviços online, atualmente, adotam a técnica da Autenticação em Duas etapas. Essa função pode ser considerada um dos maiores avanços na proteção de perfis e senhas da modernidade.

O sistema é bem simples. Caso você deseje realizar o login em alguma das plataformas, como é o caso da Steam, um outro código temporário será enviado e cobrado para a realização do mesmo.

Esse código temporário, no caso da Steam, pode ser conseguido através do aplicativo da Steam para smartphones, sendo essa a prática mais comum para métodos de autenticação de duas etapas. O aplicativo disponibiliza senhas temporárias que devem ser inseridas na hora de realizar o login.

Esse método comprova a identidade do usuário pois aplica a confirmação tanto na hora do login como na utilização de uma senha temporária que não pode ser adivinhada nem gerada fora do domínio. É basicamente dizer que você realmente é você pois o seu celular está inserido na autenticação também.

Luiz Torrens
Jornalista, Roteirista e principalmente criador de histórias. Apaixonado por games e tecnologia.

Deixe seu comentário