Denatran lança aplicativo de fiscalização para auxiliar agentes de trânsito
O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) lançou um aplicativo de fiscalização, intitulado Fiscalização Denatran, destinado exclusivamente aos agentes de trânsito, para torna mais fácil obter informações sobre veículos e motoristas.
De acordo com a assessoria de imprensa do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), empresa responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, a ferramenta foi criada com o intuito de tornar mais fácil a atuação de agentes dos órgãos de trânsito brasileiros e contribuir para a redução de ocorrência de fraudes.
O Fiscalização Denatran vai fazer uma análise por meio de leitura dos QR Codes da Placa de carro Mercosul, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV) digitais.
Está analise possibilita consultas de informações online, a partir da base de dados nacionais do Renach (condutores), Renavam (veículos) e Renainf (infrações), como indicadores de roubo e furto, restrições judiciais e administrativas do veículo ou mesmo o histórico da placa. Além de informações detalhadas sobre a situação atual do veículo, é possível saber se a CNH do motorista se encontra suspensa, cassada ou bloqueada e, ainda, se a placa do veículo foi clonada.
“Isso facilita muito o processo de fiscalização do agente de trânsito, o que acaba por contribuir para uma maior segurança do cidadão brasileiro”, afirma o ministro das Cidades, Alexandre Baldy.
Segundo a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, o aplicativo oferece um alto nível de segurança para seus usuários. “Isso acontece porque todas as informações do tráfego em rede são criptografadas”, explica.
O aplicativo está sendo disponibilizado, sem custo, para os órgãos de fiscalização de trânsito, que deverão utilizar seus certificados digitais e fazer, no Portal de Serviços do Denatran, o cadastramento dos usuários. Os agentes de trânsito também devem fazer a vinculação dos dispositivos móveis que serão utilizados.
Vale destacar que não existe a possibilidade de utilização do Fiscalização Denatran sem o cadastro como agente de trânsito.
Fonte: Serpro
Deixe seu comentário