Google Tradutor – Como utilizar o aplicativo sem internet

Viajar e conhecer terras distantes, pessoas, lugares, é o sonho de muita gente. Infelizmente não é todo mundo que consegue entender bem aquele inglês improvisado, ou pior ainda, o português.

Além disso, aprender uma língua não é um processo rápido e pode levar alguns anos, tornando essa opção um pouco dificultosa se você quer apenas viajar a passeio. E é nestes momentos que o Google Tradutor vira uma verdadeira mão na roda. Com ele é possível traduzir centenas de idiomas em tempo real através de escrita, som, e mesmo imagens.

Essa ferramenta pode salvar a sua viagem e garantir um contato muito maior com pessoas de outros países e outras culturas, principalmente pela possibilidade de utilizar o aplicativo totalmente sem internet, de maneira offline.

Confira a seguir como utilizar o Google Tradutor mesmo sem internet no seu celular.

Como usar o Tradutor sem internet

Ao baixar o aplicativo de smartphones do Google Tradutor você ganha acesso a uma porção de ferramentas que integram esse substituto inteligente de dicionário. As funções de tradução incluem a tradução de palavras escritas através da câmera do celular, além de captar voz com o microfone.

Não somente isso, o aplicativo ainda possui uma opção que permite ao usuário baixar os arquivos de idioma para utilizar as funções de tradução quando o dispositivo estiver offline. 

Essa opção é mais limitada no sentido de variedade de línguas que podem ser traduzidas, mas ao mesmo tempo, se você precisa entender uma língua específica e sabe que talvez não tenha internet no celular durante a viagem, é o que vai salvar a sua comunicação.

Para utilizar o sistema de tradução offline siga os passos a seguir:

  • Baixe o aplicativo na loja de aplicativos do Android ou do iOS e abra-o;
  • Na tela inicial do Google Tradutor encontre o botão de menu no canto superior esquerdo, na forma de três barrinhas horizontais. Esse menu permite acessar mais configurações do aplicativo;
  • A quarta opção que aparece no menu é a opção de “Tradução Offline”, pressione este botão para acessar tais configurações;
  • Em seguida o aplicativo mostrará uma lista com os idiomas que estão baixados no seu dispositivo. Um idioma baixado significa que o aplicativo vai conseguir acessar as informações dos arquivos de língua mesmo sem acesso à internet.
  • Para baixar basta apertar o botão com a seta para baixo na direita de cada opção de idioma. Você pode ter quantos idiomas quiser no seu celular, isso claro, se houver espaço no armazenamento do dispositivo para baixá-los;
  • Com o idioma baixado no celular agora será possível realizar traduções daquela língua sem a necessidade da conexão de dados.

Vale lembrar que as opções de tradução por voz e imagem também se aplicam a essa tradução offline. As ferramentas dependem mais do hardware do seu dispositivo que da internet, então basta possuir o idioma baixado que essas funções serão automaticamente utilizadas.

Como utilizar a função de imagem no Google Tradutor

Ao abrir o aplicativo de tradução é possível encontrar, na tela inicial, um botão de câmera. Para traduzir textos escritos em algum lugar, basta acessar essa função e apontar a câmera para o texto que deseja traduzir.

Fazendo isso, o aplicativo tentará traduzir automaticamente o texto em tempo real. Infelizmente essa opção de tradução por imagem pode ser um pouco confusa dependendo da qualidade da sua câmera e do que está escrito.

Para solucionar isso basta mudar o modo de tradução, na barra inferior do modo câmera, para o modo de digitalização, para imagens reais, e importação para imagens que estão na galeria do celular.

Depois de selecionar o modo de tradução e colocar a imagem no aplicativo basta selecionar o texto com os dedos e o Google Tradutor trará um pequeno texto acima da imagem com a tradução.

Ficou com alguma dúvida? Comenta aí embaixo e confira os outros artigos do site.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário