GTA San Andreas – Como instalar o jogo no seu celular

O jogo de “roubo de carros”, como está no nome (Grand Theft Auto), é indiscutivelmente um dos mais icônicos games de mundo aberto que já existiu. Foi uma criação da RockStar Studios e trouxe uma continuação à série de jogos que ficou na cabeça de quem joga.

Não é à toa que é possível encontrar o game para quase todo tipo de dispositivo, no console, no PC e até no celular. Parece um pouco estranho jogar GTA no mobile, mas os controles são bem intuitivos e o jogo é uma ótima opção para passar o tempo e se divertir.

Se você ficou interessado, saiba que há muitos meios de se baixar e instalar o San Andreas no seu celular, inclusive de graça. Confira um passo-a-passo a seguir sobre como e onde baixar e instalar o GTA San Andreas mobile.

Grand Theft Auto: San Andreas

Se você conhece e já jogou algum dos vários títulos de GTA, sabe como é o sentimento de explorar um mapa enorme, baseado em grandes capitais dos Estados Unidos, completar missões, prosseguir com a história e contar com um universo de detalhes para interagir.

E o San Andreas, especialmente, é o mais complexo, completo e bem feito de seus pares. Tem mecânicas extremamente modernas para a época que foi lançado, e o seu conteúdo conta com uma narrativa dublada em inglês, com cinemáticas e animações naturais, além de um sistema de Inteligência Artificial de ponta para dar vida aos NPCs. 

Além disso, você pode roubar qualquer veículo e sair dirigindo por aí, realizar atividades como corridas, disputas esportivas como ciclismo, natação, levantamento de peso, frequentar restaurantes, bares, ficar gordo, ficar magro, saltar de paraquedas e mais milhares de atividades envolvendo as missões da história.

Era o tipo de jogo que você poderia entrar simplesmente para pegar um carro que gosta, uma moto, um avião talvez, e ficar tranquilo dirigindo por aí. Ou talvez para atirar em uns bandidos de gangue? Completar as mais de 100 horas de história? Você decide.

A boa notícia é que atualmente você consegue ter o game na palma da mão, no bolso o tempo todo. A versão para Android contempla o jogo de forma completa, com todo o conteúdo da história e do mundo de GTA San Andreas.

Onde baixar?

Jogos em mobile geralmente são baixados em um formato de arquivo chamado APK. Ou seja, como um instalador que inclui todos os arquivos necessários para que o seu smartphone consiga rodar o jogo da maneira ideal.

Existem muitos sites que disponibilizam APKs de jogos e aplicativos de forma gratuita. Você pode utilizar qualquer um que desejar, mas recomendamos o Softonic e APKsub, que são confiáveis e conhecidos por vários usuários.

Por outro lado, você também tem a opção de jogar a versão mobile do GTA San Andreas no PC. Basta utilizar um emulador como Bluestacks ou Nox, que são programas bem simples com a função de simular sistemas Android para rodar APKs.

Vale lembrar que essa forma de adquirir o jogo não é a oficial, já que pela oficial seria necessário pagar um valor de jogo premium. Esse é o principal motivo pelo qual há distribuição de APKs gratuitamente, pois os valores dos jogos são muito altos.

Como baixar e instalar o GTA San Andreas no Android

No site de APKs que você escolheu, pesquise pelo nome do jogo, “GTA San Andreas” ou só “San Andreas” deve ser o suficiente. Encontre-o na lista e pressione o botão de download. Ele deve iniciar em uma outra aba e vai, depois de algum tempo, adicionar a APK na pasta onde baixou.

Se você tem problemas de espaço no celular, baixar a APK não será um verdadeiro problema, ainda. Isso porque a APK não é o jogo em si, é apenas um meio de trazer e instalar os arquivos do jogo no sistema do seu celular e, quando ele estiver instalado, aí sim vai consumir um belo espaço.

Depois, será preciso baixar o OBB, que é um método de armazenar a quantidade grande de dados do jogo de uma maneira otimizada. Apenas aceite o download da ferramenta e garanta que todos os requisitos foram instalados corretamente. 

Em jogos mais complexos, como o próprio GTA San Andreas, são muitos gigas de arquivos de imagem e configurações, além do port para o Android, que pode deixar qualquer jogo instável. Sendo assim, siga os passos com cuidado para que o jogo possa rodar liso no seu aparelho.

E, finalmente, para instalar, vá ao local de download do APK e dos arquivos OBB e faça o seguinte:

  • Extraia os arquivos, que provavelmente vão estar compactados em .zip. Utilize o aplicativo Winrar para isso;
  • Encontre a pasta com o nome “com.(developer).(game)” e renomeie para “com.rockstargames.gtasa”, sem as aspas;
  • Em seguida, encontre o arquivo com o nome “com.(developer).(game)” dentro da pasta que acabou de renomear e mude para a mesma coisa, “com.rockstargames.gtasa” sem as aspas;
  • Por último, copie a pasta recém-renomeada, com o arquivo também renomeado dentro, e copie e cole para a pasta do OBB (aplicativo instalado na hora de baixar o game);

O local que a pasta deverá ser colada pode ser encontrada no seu celular aqui: Armazenamento do Dispositivo > Android > OBB. Lembrando que é importantíssimo realizar esses passos de forma correta.

Pronto! Basta encontrar o atalho do jogo no menu de aplicativo do celular e dirigir por San Andreas com seu novo carro roubado.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

1 comentário

Deixe seu comentário