Inteligência artificial poderá prever personalidade de humanos

A Universidade da Austrália do Sul (UNISA) divulgou na última sexta-feira, dia 27 de julho de 2018, que a inteligência artificial será capaz de prevê a personalidade dos seres humanos através do rastreamento dos olhos.

Está descoberta é devido há uma pesquisa em parceria entre a Universidade da Austrália do Sul, a Universidade de Stuttgart, a Universidade Flinders e o Instituto Max Planck de Informática na Alemanha.

Conforme a Universidade da Austrália do Sul, a pesquisa usa algoritmos de aprendizado de máquina de última geração para demonstrar uma ligação entre a personalidade e os movimentos oculares. As descobertas mostraram que os movimentos oculares das pessoas revelam se são sociáveis, conscientes ou curiosos, tudo de acordo com o software de algoritmos de reconhecendo.

O estudo é baseado nos cinco traços de personalidade (neuroticismo, extroversão, afabilidade, abertura e conscienciosidade) ou dimensões básicas da personalidade para descrever traços essenciais para construção da personalidade.

Os cinco traços básicos de personalidade

  • Neuroticismo – Muito estressado, se preocupa com muitas coisas diferentes, fica bravo facilmente, lida com mudanças dramáticas no humor e ansioso.
  • Extroversão – Gosta de ser o centro das atenções, gosta de iniciar conversas, gosta de conhecer novas pessoas, tem um amplo círculo social de amigos e conhecidos, acha fácil fazer novos amigos, se senti energizado quando está perto de outras pessoas e diz coisas antes de pensar nelas.
  • Afabilidade – Tem um grande interesse em outras pessoas,  se preocupa com os outros, sente empatia e preocupação pelas outras pessoas, gosta de ajudar e contribuir para a felicidade de outras pessoas
  • Abertura – Muito criativo, aberto a experimentar coisas novas, focado em enfrentar novos desafios e feliz em pensar em conceitos abstratos.
  • Conscienciosidade – Gosta de estar preparado, conclua tarefas importantes imediatamente, presta atenção aos detalhes e gosta de um cronograma definido.

Os pesquisadores acompanharam os movimentos oculares de 42 participantes ao realizarem tarefas diárias em torno de um campus universitário e, posteriormente, avaliaram seus traços de personalidade usando questionários bem estabelecidos. No entanto a inteligência artificial recolhesse somente quatro (neuroticismo, extroversão, afabilidade e consciência) dos cinco traços essenciais para construção da personalidade.

O pesquisador da UNISA, Tobias Loetscher, diz que o estudo fornece novas ligações entre movimentos oculares e traços de personalidade previamente sub-investigados e fornece insights importantes para campos emergentes de processamento de sinais sociais e robótica social. As descobertas também fornecem uma ponte importante entre estudos de laboratório rigidamente controlados e o estudo dos movimentos oculares naturais em ambientes do mundo real concluiu Loetscher .

Fonte: Universidade da Austrália do Sul

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário