Emoji 2020 – As novas carinhas disponíveis no seu celular
Com a popularização das redes sociais e conversas por aplicativos, os emojis ganharam fama mundial. Todo ano são lançadas novas opções e sempre há muita expectativa de quais estarão disponíveis.
Aqui, indicamos quais emojis estão cotados para serem lançados em 2020. Conheça quais são eles, inclusive os mais aguardados e entenda mais sobre essa febre do emoji!
Expectativas de lançamentos de emojis 2020
Anualmente, novos emojis são lançados e é comum que eles atendam uma lista de mais desejados e pedidos pelos usuários de aplicativos de conversa e redes sociais.
Para 2020, a Unicode Consortium (órgão responsável pela criação dos emojis), divulgou uma lista com emojis candidatos a lançamento, abrangendo 80 novos desenhos em diversas categorias, como as de alimentos, profissões e animais.
Contudo, não são todos que serão oficialmente lançados. Os desenhos são analisados pelo Comitê Unicode Emoji e somente os aprovados são liberados para uso.
Um dos focos dessa nova lista de emoji 2020 é a representatividade e inclusão social. Entre as principais apostas para o ano está o emoji de pessoa em cadeira de rodas, pessoas com tipos de cabelos variados (cacheado, branco, careca, entre outros), além do símbolo e bandeira transgêneros.
Na lista de profissões, há expectativa quanto ao lançamento dos emojis de cientistas em mais tons de pele, entre outros. Já na de animais, espere-se a liberação dos emojis de foca, castor e barata.
Abaixo, apresentamos os principais que estão na lista de emojis 2020 guardando análise, aprovação e liberação. Veja quais são eles e saiba o que mais esperar:
- Pessoas com cabelo ruivo, branco, cacheado e careca;
- Artista;
- Juiz;
- Fazendeiro;
- Cozinheiro;
- Mecânico;
- Estudante;
- Médico;
- Professor;
- Trabalhador de fábrica;
- Trabalhador de escritório;
- Cientista;
- Mirtilo;
- Azeitona;
- Pão sírio;
- Fondue;
- Tamale;
- Pimentão;
- Bubble tea;
- Chaleira;
- Foca;
- Mamute;
- Castor;
- Besouro;
- Barata;
- Mosca;
- Verme;
- Bisão;
- Dodô.
Quando os emojis 2020 são lançados?
Não há uma data específica de lançamento, a liberação dos emojis é feita no decorrer de 2020, portanto, é só aguardar a divulgação e atualização dos aplicativos com as novas versões.
Outro ponto importante a ser ressaltado é que nem sempre os emojis são liberados rapidamente para os usuários, uma vez que a Apple, Google e Samsung utilizam pacotes de emojis próprios, com desenhos em estilos personalizados. Logo, não estranhe se as novidades não estiverem disponíveis assim que anunciadas e aguarde.
História do emoji
O japonês Shigetaka Kurita foi o responsável por criar os primeiros emojis em 1999, quando era funcionário da NTT Docomo. Curiosamente, eles foram desenvolvidos para uma ferramenta de comunicação dos anos 90 que pessoas mais novas certamente não conhecem, o pager.
Com o passar dos anos, os emojis foram aprimorados e começaram a ser utilizados em outras plataformas, especialmente em redes sociais e aplicativos de conversas, garantindo um tom mais divertido para a comunicação.
Importância dos emojis
Os emojis tornaram-se parte importante da comunicação virtual. Não é para menos, afinal, deixam a conversa mais divertida, dinâmica e rápida, chegando, na maioria dos casos, a substituir palavras sem comprometer o sentido da mensagem a ser passada.
Atualmente, os emojis são considerados uma nova linguagem e forma de comunicação. Em 2015, inclusive, o dicionário Oxford elegeu o termo “emoji” como a palavra do ano.
Polêmicas envolvendo emojis
Embora sejam ferramentas fundamentais para a comunicação online, os emojis sempre estão envolvidos em muitas polêmicas. A seguir, listamos algumas mais famosas:
- Emoji de arma de fogo: opção que foi, aos poucos, substituída por pistolas de água, alteração motivada pelo debate sobre a regulamentação do uso de armas nos Estados Unidos e depois de um adolescente invadir uma escola na Flórida e atirar contra alunos;
- Emoji de alimentos: muitos usuários já contestaram a lógica de tais emojis, indicando a ordem errada em que os alimentos apareciam (queijo por baixo da carne no hamburguer, por exemplo);
- Emoji de etnias: este é um tema mais recente e visa à representatividade, incluindo emojis de pessoas com diferentes tons de pele;
- Emoji de famílias: ainda na linha de representatividade, foram criados emojis que ampliam o conceito tradicional de família, com a inclusão de casais do mesmo sexo e seus filhos;
- Emoji de gênero em profissões: antes, profissões eram retratadas somente em emojis masculinos. Depois de muitas reivindicações, lançaram, também, versões femininas.
Deixe seu comentário