Veja como formatar um celular Samsung!

Você deseja formatar o seu celular Samsung, mas não sabe como fazer? Pois confira este tutorial do Tech News Brasil e tire suas dúvidas!

Ao formatar um celular, independentemente do tipo, ele é automaticamente restaurado aos padrões de fábrica, ou seja, volta a ser do mesmo jeito que ele era quando foi comprado. Esse tutorial é especificamente para formatar um celular Samsung.

Por que formatar o meu celular?

É bom formatar o celular pois, ao fazer isso, é possível recuperar espaço e memória, evitando problemas de funcionamento que podem ocorrer caso o celular seja usado por muito tempo. Por outro lado, há uma desvantagem: tudo o que você tem no celular será perdido. Ainda assim vale a pena, pois o seu celular ficará bem melhor de se usar após uma formatação.

Agora, vamos ver alguns métodos diferentes (mas parecidos) para formatar o seu celular Samsung:

Como formatar o celular por meio de um Hard Reset (modo 1)

(Imagem: Reprodução/ Unsplash)
(Imagem: Reprodução/ Unsplash)

Existem dois meios de fazer uma formatação do celular: por meio dos botões do aparelho (o que é chamado de Hard Reset, ou restauração forçada) ou por meio das configurações do celular. Há também dois modos de fazer um Hard Reset, havendo diferenças entre eles.

O método Hard Reset é bom caso o celular esteja bloqueado, como quando o usuário tenha esquecido da senha. Convém observar que esses modos que serão mostrados funcionam somente para formatar um celular Samsung especificamente, e não para outros modelos.

Tudo no celular será apagado, as configurações, os seus dados, as contas que você possui, etc. Portanto, faça um Hard Reset apenas em situações de necessidade; nas demais, crie backups dos arquivos antes da formatação.

Para fazer um Hard Reset, basta seguir os passos abaixo:

  1. Primeiramente, o celular deve estar desligado. Em seguida, pressione os botões de aumentar o volume e o de ligar/desligar ao mesmo tempo por alguns segundos.
  2. Após ter feito isso, a tela irá ligar e em seguida irá desligar. Após isso ter acontecido, solte o botão de ligar/desligar e mantenha o botão de aumentar o volume pressionado até o ícone do Android aparecer.
  3. Agora uma lista de opções aparecerão na tela. Você tem que usar os botões de aumentar e abaixar o volume para poder se locomover nelas e usar o botão de ligar/desligar para selecionar as opções. Procure pela opção que diz “Wipe data/ factory reset” e a selecione.
  4. Após isso, mais opções aparecerão na tela. Selecione a que diz “Yes, delete all user data”. Após ter selecionado a opção, tudo será apagado.
  5. Por fim, procure por e selecione a opção “Reboot system now”. Após ter selecionado essa opção, o celular começará a ser reiniciado.

Como formatar o celular por meio de um Hard Reset (Modo 2)

O modo a seguir envolve a utilização do botão “home”, aquele botão grande que fica na parte inferior no centro do celular. Esse modo é melhor para quem tem um modelo mais antigo.

  1. Também com o celular desligado, pressione os botões de ligar/desligar, o botão de aumentar o volume e o botão home por alguns segundos.
  2. Em seguida, a tela irá ligar e em seguida irá desligar. Após isso acontecer, solte o botão de ligar/desligar, mas mantenha o botão home e o de aumentar o volume pressionados.
  3. Mantenha os botões pressionados até aparecer o ícone do Android. Após isso, você já pode soltar os botões.
  4. Agora, uma lista de opções aparecerá na tela. Vá na opção que diz “Wipe data/ factory reset”, depois na que diz “Yes delete all user data”. Por fim, basta selecionar a opção “Reboot system now”.

Como formatar o celular por meio das configurações

É bem simples de fazer uma formatação pelas configurações. Esse modo é mais recomendável para as pessoas que têm o celular desbloqueado e não necessitam de um Hard Reset. A formatação por meio das configurações pode ser realizada do mesmo método em todos os aparelhos que usam o sistema Android.

  1. Acesse as configurações e procure pela opção que diz “Sistema” ou “Gerenciamento Geral”.
  2. Agora mais opções devem aparecer na tela. Procure pela que diz “Restaurar”. Após ter selecionado essa opção, toque na que diz “Restaurar padrão de fábrica”.
  3. Por fim, aperte na opção que diz “Redefinir” e logo em seguida na que diz “Apagar Tudo”. Isso irá fazer com que o seu celular seja formatado e restaurado.

Vale a pena dizer que as instruções de formatação pelas configurações variam um pouco dependendo da sua versão do Android. Para saber qual é a versão do seu Android, vá nas configurações, toque na opção que diz “sobre o telefone” (ou “sobre o dispositivo”), depois vá em “Info Software” e depois em “Versão Android”.

O método visto acima só funciona para as versões 8.0 e 9.0. Veja o que fazer caso o seu Android seja de uma versão mais antiga:

  • Android 7.0: Acesse o app das configurações, selecione a opção que diz “Gerenciamento Geral”, em seguida vá onde diz “Zerar” e logo após em “Restaurar padrões de fábrica”.
  • Android 5.1 ou 6.0: Vá nas aplicações, depois nas configurações, “Restaurar padrão de fábrica”, “Zerar dispositivo” e finalmente em “apagar tudo”.
  • Android 5.0 ou mais antigo: vá nas aplicações e depois nas configurações. Em seguida, vá na opção “Fazer backup e redefinir”, depois em “Restaurar padrão de fábrica”, “zerar dispositivo” e finalmente onde diz “apagar tudo”.

Gostou de ler? pois aproveite e confira também:
Veja aqui como esvaziar a lixeira do seu celular para evitar problemas!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário