WhatsApp – Como chamar uma corrida da 99 dentro do app

O aplicativo de mensagem mais utilizado no Brasil agora possui uma função que aliou os serviços da 99 Pop. A ideia é conseguir chamar corridas e caronas por dentro do seu Whats de forma fácil e bem mais simplificada.

A 99 é uma concorrente local do Uber e surgiu como iniciativa de empresas de táxi para garantir mais atuação das organizações locais e compensar o rombo que a entrada do serviço da Uber fez dentro desse mercado. Se você lembra, era até uma questão de segurança essa disputa entre os motoristas da Uber e os taxistas.

Apesar de tudo, a 99 se provou um serviço confiável e uma alternativa muitas vezes mais em conta que as viagens do Uber graças às taxas mais amigáveis ao motorista. Isso ampliou muito a utilização do aplicativo que hoje conta com promoções, parcerias e agora uma nova ferramenta do WhatsApp.

Se você quer saber melhor como este recurso funciona, confira os passos no artigo a seguir.

Como pedir uma corrida da 99 pelo WhatsApp

A 99 Pop, com o objetivo de facilitar e muito a vida dos clientes, trouxe uma nova funcionalidade que permite pedir corridas pelo Whats. A função não é bem uma nova ferramenta dentro do aplicativo, mas funciona como um substituto para contato com os atendentes da 99.

Isso quer dizer que agora o sistema de atendimento e requisição de serviço, que normalmente é feito pelo próprio aplicativo da 99, poderá ser utilizado com uma simples conversa de Whats.

O cliente passa todas as informações necessárias para a viagem e indica os locais de referência na conversa. O sistema então pega isso e manda para o aplicativo da 99 validando como uma corrida normal.

Se você quer entender como pedir uma corrida da 99 pelo Whats, siga o passo-a-passo a seguir:

  • Para dar início à nova função o primeiro passo é adicionar o número de celular do atendimento oficial da 99 pelo whats. Entre no aplicativo de conversa e adicione o seguinte número de telefone: (11) 99797-9090;
  • Em seguida, abra uma nova conversa com esse contato e certifique-se de que o campo de descrição do contato (o que está escrito em letras menores abaixo do nome na parte superior da conversa) possui um checkzinho verde, como um selo recortado. Esse ícone é a garantia de que você está entrando em contato com o número oficial da empresa. Se não houver essa confirmação, cuidado, você pode estar passando informações para alguém desconhecido.
  • Ao iniciar a conversa você será direcionado ao robô que realiza o atendimento pelo aplicativo que pedirá uma confirmação de cadastro no sistema da 99 Pop. Caso você ou a pessoa que vai pegar a corrida não tenha o cadastro, o robô automaticamente redireciona para uma página de cadastro em que será preciso preencher os dados corretamente. Da mesma forma como acontece no aplicativo, os dados serão checados e confirmados para garantir que não haja nenhum engano ou fraude.
  • Com o processo de cadastro feito será preciso informar na conversa todas as informações relacionadas à corrida. Entre com o endereço completo do local de embarque, juntamente com o endereço do local de destino. O robô oferece um modelo de detalhamento de endereço para ser copiado e é possível utilizar a função de Compartilhamento de Localização Fixa do Whats para enviar o seu local na hora de pedir a corrida. Aqui é o último momento em que será possível mudar ou cancelar a corrida.
  • Por último, depois da primeira confirmação, o robô dará uma previsão de tempo de espera, valor da corrida, métodos de pagamento disponíveis e os dados detalhados do motorista e do veículo. Também perguntará se você deseja alterar algum dado de destino ou local de partida.
  • Ao longo da viagem, assim que entrar no veículo, o sistema da 99 vai manter um monitoramento por GPS para avaliar a presença de situações inesperadas como mudanças de trajetos e paradas não planejadas.
  • Chegando no destino você será informado do valor total da corrida em forma de mensagem pelo Whats.

Infelizmente esse recurso trabalha apenas com pagamentos em dinheiro, o que dificulta um pouco a vida de quem se acostumou a usar os bancos digitais para tudo. Entretanto é uma opção bem barata e prática.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aí embaixo e confira os outros artigos do site.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário