WhatsApp vai fazer backup sem utilizar armazenamento do Google Drive

A plataforma do WhatsApp disponibiliza aos seus usuários Android um recurso de backup das conversas e mídias para o Google Drive. Esse recurso é disponibilizado com intuito de que quando um usuário efetuar troca do seu aparelho Android, ele não perca o acesso aos seus dados (conversas e mídias) disponibilizados na plataforma, no entanto este backup é contabilizado no seu limite de armazenamento do Google Drive.

Mas isso deve mudar em breve, uma vez que na última quarta-feira, dia 15 de agosto de 2018, e-mails de notificações foram enviados a alguns usuários do WhatsApp Android informando que devido a um acordo entre aquela plataforma e o Google, a partir do dia 12 de novembro de 2018 os backups do WhatsApp não serão mais considerados na cota de armazenamento do Google Drive.

A informação também foi inserida no FAQ do WhatsApp que também informou que os backups do WhatsApp que não foram atualizados a mais de um ano serão removidos do armazenamento do Google Drive automaticamente e que para evitar a perda do backup, a plataforma recomenda que os usuários façam backup manuais dos dados, antes do dia 12 de novembro de 2018.

Como criar um backup do Google Drive

De acordo com a plataforma do WhatsApp, é recomendado fazer o backup por meio do Google Drive conectado a uma rede Wi-Fi, pois os arquivos de backup podem variar em tamanho e consumir dados móveis, causando cobranças adicionais.

  1. Acesse o aplicativo do WhatsApp
  2. Acesse o Menu > Configurações > Conversas > Backup de conversas
  3. Selecione a opção “Fazer backup no Google Drive”
  4. Escolha uma das opções de backup
  5. Adicione no campo “Conta” uma Conta do Google na qual você fará o backup do seu histórico de conversas.
  6. Selecione “Fazer backup em” para escolher a opção de rede que você deseja usar para o backup.

De acordo com informações da plataforma do WhatsApp as mídias e as mensagens de backup não são protegidas pela criptografia de ponta a ponta do WhatsApp quando transferidas para o ??Google Drive.

Fonte: WhatsApp FAQ

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário