Xbox Cloud Gaming beta chega para Windows 10 e iOS

O Xbox Cloud Gaming, serviço de games em nuvem da Microsoft, será expandido para computadores e smartphones. De acordo com o anunciado, o serviço chega para computadores com Windows 10, iPhone e iPad.

A Microsoft vai dar início à fase beta a partir desta terça-feira, dia 20 de abril. O teste será feito com membros selecionados do Xbox Game Pass Ultimate, Saiba mais sobre a fase beta do Xbox Cloud Gaming.

Xbox Cloud Gaming
Xbox Cloud Gaming beta chega para Windows 10 e iOS (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Xbox Cloud Gaming beta chega para Windows 10 e iOS

O Xbox Cloud Gaming, serviço de streaming de jogos da Microsoft, ainda está em desenvolvimento. Conhecido antes como xCloud, o serviço terá uma nova fase de testes, que começa amanhã (20).

De acordo com o que anunciou a Microsoft, a plataforma de streaming para jogos estará disponível em um beta limitado. Ainda de acordo com o que a empresa divulgou, o teste estará disponível apenas para assinantes Xbox Game Pass Ultimate.

Assim, os convidados podem experimentar o serviço, tanto no PC quanto em um dispositivo iOS, como iPhones e iPads.

Como o beta vai funcionar?

Mas como o beta do Xbox Cloud Gaming vai funcionar? Como os convidados vão utilizar o streaming de jogos da Microsoft?

Pelo que indicou a empresa, os convidados podem acessar o serviço pelo site xbox.com/play, usando um controle compatível.

Em suma, o controle pode ser pareado ao computador, via Bluetooth, ou com cabo USB, e ao celular ou tablet via Bluetooth.

O streaming funciona diretamente no navegador. Aliás, essa foi a solução da Microsoft para levar o serviço aos dispositivos iOS sem a necessidade de um aplicativo na App Store. O serviço é compatível com os navegadores Edge, Google Chrome e Safari.

O Xbox Cloud Gaming funciona com a transmissão dos jogos no seu dispositivo. Ou seja, os títulos não rodam diretamente no seu computador, mas sim em servidores específicos da Microsoft.

Xbox Cloud Gaming tem mais de 100 jogos disponíveis (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Xbox Cloud Gaming: mais de 100 jogos disponíveis

Ao que tudo indica, o Xbox Cloud Gaming terá mais de 100 jogos disponíveis via streaming. De acordo com a Microsoft, o serviço está disponível em 22 países com suporte aos jogos em nuvem.

Contudo, para os testes, parece que apenas metade dos títulos está disponível para jogar via streaming online. Além disso, é importante ressaltar que os testes podem apresentar problemas ou bugs. A intenção é justamente encontrar e consertar eventuais erros.

Xbox Cloud no iPhone

Para funcionar nos dispositivos iOS, o Xbox Cloud não conta com a presença de um aplicativo exclusivo. Isto é, como destacamos antes, o serviço roda diretamente no navegador.

Isso acontece por conta das limitações que a Apple impõe sobre a App Store. Assim, para disponibilizar o serviço também aos usuários de iOS, a Microsoft optou por lançar seu streaming de jogos via navegadores.

Com isso, para acessar o serviço, basta entrar pelo convite recebido e começar a testar os novos recursos.

E quando chega ao Brasil?

E quando o Xbox Cloud Gaming chega ao Brasil? Por hora, o serviço está limitado apenas para quem recebeu o convite da Microsoft. Como destacamos, o serviço também está limitado aos assinantes do Xbox Game Pass Ultimate dos 22 países que já possuem suporte para o serviço.

Dessa forma, a ideia da Microsoft é disponibilizar o streaming de forma progressiva após o seu lançamento oficial. Atualmente o Brasil não está na lista dos 22 países que suportam o streaming.

Contudo, a ideia de expandir o Xbox Cloud é um indicativo de que o serviço chegaria para outras regiões. Mas, por hora, não há qualquer confirmação de que estará disponível no Brasil.

 

Aproveite também para seguir o Tech News Brasil no Twitter. Lá você fica por dentro de todas as notícias e novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento em primeira mão!

Fonte: Xbox

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário