Como criar um link de grupo do Whatsapp para compartilhar

Aprenda como criar um link de grupo do Whatsapp de forma simples e rápida. Assim é possível criar grupos no WhatsApp com até 256 pessoas. Neste caso, o link serve como um convite para participar de conversas com mais pessoas, muito comum entre estratégias de lojas ou para facilitar a adesão de usuários em instituições.

É importante saber que somente o administrador ou os administradores do grupo podem inserir ou remover pessoas do grupo. Entretanto, com a função de link é possível tornar esse processo mais acessível e menos trabalhoso para os administradores.

Passo a passo para criar o link de grupo

Para fazer um grupo no Whatsapp siga os seguintes passos:

  • Em primeiro lugar abra o aplicativo WhatsApp;
  • Acesse o grupo que você criou ou que é administrador;
  • Em seguida Clique em cima do nome do grupo;
  • Agora clique na opção “ Convidar via link;
  • Posteriormente serão apresentadas cinco opções: Enviar link via WhatsApp; Copiar link; Compartilhar link; Código QR; Redefinir link.;
  • A opção “Redefinir link “ torna inválido o link anterior, o que fará que ele não funcione caso já tenha enviado a alguém;
  • Agora com o link criado poderá compartilhar com seus amigos, eles também poderão compartilhar com outros amigos.
link para convite do Whatsapp

Veja também: WhatsApp lança carrinho de compras dentro do app –  Aprenda a usar!

Passo a passo para criar o link para Novos Grupos

Caso o seu grupo tenha recém criado use o seguinte tutorial para obter o link de compartilhamento em forma de convite Whatsapp:

  1. A princípio abra o aplicativo WhatsApp e clique em “ Mais opções “ (três pontinhos no canto superior direito);
  2. Agora clique em “ novo grupo”;
  3. Adicione alguns amigos;
  4. Insira um nome no grupo com até 25 caracteres;
  5. Coloque imagem caso deseje;
  6. Por último após o grupo criado, poderá seguir os passos a cima para criar um link e assim compartilhar com seus amigos.
convite para grupo do Whatsapp

O que faço para que pessoas indesejadas não entrem no grupo através do link?

Antes de mais nada é importante que saiba que já que qualquer pessoa pode acessar o grupo sem solicitar sua autorização, é importante que compartilhe o link com pessoas confiáveis e caso seja necessário redefina o link, sendo assim invalidará o link anterior.

Convite para grupos no Whatsapp é seguro?

Em 2020, a segurança dos convites por links do Whatsapp foi colocada à prova pela agência alemã Deutsche Welle. Conforme descoberta pelo estudo, o Google consegue indezas os links para grupos privados, o que faz com que ao pesquisar detalhes sober a conversa ou a palavra-chave dos nomes do grupo seja possível ter acesso e adesão a estes grupos de mensagens no aplicativo.

Você mesmo pode testar a segurança de algum grupo que tenha no whatsapp fazendo uma busca no Google usando o comando “site:chat.whatsapp.com” seguido de alguma palavra chave ou mensagem que tenha enviado na conversa.

De acordo com Manchun Wong,especialista em engenharia reversa, é possível detectar mais de 400 links de grupos do Whatsapp usando buscadores da web.

Ao indexar as conversas ou links no Google mostra-se que a tecnologia de criptografia dos dados que é prometida pelo mensageiro tem falhas de segurança.

Por conta disso, é sempre preferível incluir mais mecanismos de segurança e evitar o compartilhamento de links abertos, fazendo-o somente pela inclusão de novos números de contato dentro do grupo, manualmente ou só entre os administradores.

Para conseguir seguir estas configurações é preciso clicar no menu “Configurações” dentro do grupo e fazer o gerenciamento das opções de segurança e compartilhamento. Ali é o mesmo local onde poderá adicionar novos administradores, alterar descrição e foto do grupo ou fazer o gerenciamento dos contatos nele presentes, por exemplo.

Central de ajuda do WhatSapp

Caso ainda existam dúvidas, acesse o link da Central de Ajuda do Whatsapp.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário