Facebook e WhatsApp podem estar preparando integração de seus apps

Em 2019, Mark Zuckerberg, presidente do Facebook, anunciou que planeja unir as redes sociais WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger em um único produto. Recentemente, alguns indícios dessa mudança foram encontrados no código dos aplicativos, porém não há maiores detalhes anunciados oficialmente pela empresa. 

A partir desse código, então, sabemos que há algum trabalho sendo desenvolvido no sentido de conectar as redes, e podemos ver como a empresa pretende implementar esses recursos. Porém, novamente, sem confirmação pela empresa de quando ou como a novidade será apresentada para os usuários. 

facebook e whatsapp podem ter integração de mensagens
Aplicaticos Facebook e WhatsApp podem ter integração de mensagens. (Imagem: Reprodução/WSJ)

Confira a seguir um pouco do que já sabemos sobre a conexão entre Facebook e WhatsApp.

Facebook + WhatsApp

O desenvolvedor e leaker Alessandro Paluzzi, ou @alex193a, encontrou menções a chats de WhatsApp no aplicativo Facebook Messenger, versão para Android. Aparentemente, a ideia da empresa é permitir que, dentro do Messenger, os usuários possam se comunicar com seus contatos de WhatsApp.

A partir desse trecho do código, o desenvolvedor forçou o app a reconhecer e exibir o novo recurso, para visualizar como o recurso será quando estiver disponível. Então, o leaker divulgou seus achados no Twitter, onde podemos ver a imagem de uma conversa do Messenger, em preto e verde, com o título “Conversa do WhatsApp”.

imagem do vazamento da integração entre mensagens Facebook e WhatsApp
Leaker revela como pode ser a integração entre mensagens de Facebook e WhatsApp. (Imagem: Reprodução/Alessandro Palluzi)

Uma preocupação dos usuários, porém, pode ser quanto à obrigatoriedade do uso desse recurso. Será necessário vincular as duas contas para continuar utilizando os serviços? 

Segundo o site dedicado a notícias do WhatsApp, WABetaInfo, a novidade será totalmente opcional. Será possível continuar usando ambos os apps normalmente, sem limitações, mesmo que se escolha desativar a integração.

Ainda vale lembrar que esta funcionalidade não está disponível no momento, e, por ainda estar em desenvolvimento, não se sabe quando ela será implementada. Uma opção ainda, já que não há divulgação concreta e muitos detalhes oficiais sobre isso, é que o plano seja abandonado e nunca chegue aos usuários.

WhatsApp Programa de Testes Beta

O WhatsApp recebe atualizações constantes, incluindo novos recursos, pequenos ajustes e solução de problemas. Por meio do programa de testes Beta, podemos saber em quais funcionalidades a empresa está trabalhando no momento, e quais serão as próximas novidades para o público geral com antecedência.

Uma dessas novidades, à qual a empresa tem dado bastante prioridade, é a capacidade de migrar seu histórico de conversas entre dispositivos iOS e Android. Isso faz parte de uma estratégia para permitir o uso da mesma conta de WhatsApp em mais de um aparelho simultaneamente. 

Outra mudança recente, vista nos testes Beta, diz respeito ao WhatsApp Business. A partir desse update, será implementado um redesign do atalho para conversas que se vê no perfil do contato da empresa. 

Atualmente, esse atalho é igual ao de contatos comuns, mostrando o número, do lado esquerdo, e botões para conversas de texto, ligação comum e chamada de vídeo do lado direito. Após a mudança, os botões serão maiores e centralizados na tela, totalizando quatro atalhos: conversa de texto, chamada comum, catálogo e encaminhar.

Bugs e Problemas

Apesar de permitir conhecer essas novidades em primeira mão, as versões Beta, por ainda estarem na fase de testes, trazem também mais bugs e problemas de performance. Isso foi o que ocorreu com uma das últimas versões disponibilizadas para os participantes do programa, que reportaram diversos problemas na atualização.

Por exemplo, na aba de “Mídias, links e docs”, os arquivos estavam sendo armazenados com datas incorretas. Houve também alguns problemas na barra de pesquisa, que mostrava aleatoriamente o novo ícone de mensagens temporárias.

Esses testadores beta também afirmaram ter visto alguns artefatos na miniatura dos vídeos, que parecem pontos brancos na tela. Ainda há alguns que recebiam, na notificação das mensagens, uma linha de números aleatórios, em vez do texto da mensagem.

 

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha  acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Fonte: WA Beta Info

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário