Facebook lite: como baixar e como funciona o aplicativo

Está tendo problemas com o aplicativo padrão do Facebook? Pois descubra aqui como funciona e como baixar o Facebook Lite, versão mais leve do app!

Facebook Lite: como funciona e como baixar agora mesmo! (Imagem: Timothy Hales Bennett/Unsplash)

O Facebook Lite é uma ótima alternativa para aqueles que desejam acessar o Facebook, mas que possuem smartphones mais antigos. Isso porque esta versão do Facebook é muito mais leve e otimizada para smartphones menos potentes, apesar de não contar com algumas funcionalidades do app padrão.

Nesta matéria do Tech News Brasil, você vai entender o que é, como funciona e como baixar o Facebook Lite em seu smartphone, seja ele Android ou iOS! Confira!

O que é o Facebook Lite?

O Facebook Lite é um aplicativo oficial do Facebook que serve como alternativa ao aplicativo principal. Como o nome sugere (“lite” significa “leve” em português), o Facebook Lite é ligeiramente mais leve que o aplicativo padrão do Facebook, funcionando em smartphones mais antigos, com pouco espaço de armazenamento e com pouca capacidade de processamento.

Além disso, optar pelo Facebook Lite em vez do app padrão do Facebook permite que você consuma menos dados de sua internet, já que menos recursos estarão sendo executados. Fora, é claro, que o espaço que você desocupará do armazenamento interno permitirá que você instale outros aplicativos em seu smartphone.

O único problema do Facebook Lite é que alguns recursos do aplicativo padrão não estão disponíveis nele. Porém, você poderá fazer nele a maior parte das coisas que faria no app padrão. Se você é um usuário padrão do Facebook, que gosta apenas de ver postagens, interagir com os amigos e fazer suas publicações, você não sentirá tanta diferença assim.

Você também pode gostar de ler:
O que o Facebook sabe sobre você? Saiba como controlar informações!

Como funciona o Facebook Lite?

O aplicativo Facebook Lite está disponível tanto para Android quanto para iOS. Os recursos disponíveis nele são os seguintes:

  • Encontrar, adicionar e interagir com amigos e familiares que estejam no Facebook;
  • Fazer postagens no Facebook, compartilhando-as com seus amigos e familiares — e podendo conferir as dos seus amigos;
  • Compartilhar fotos e memes;
  • Receber notificações de interações e comentários;
  • Encontrar eventos sociais próximos a você;
  • Salvar fotos encontradas na plataforma diretamente na galeria do seu smartphone;
  • Seguir pessoas e páginas para estar sempre por dentro das novidades;
  • Conferir os perfis de estabelecimentos comerciais, como restaurantes, bares, mercados etc., descobrindo endereços, ofertas e avaliações de clientes;
  • Fazer negócios no Facebook Marketplace, podendo tanto comprar quanto vender.

Porém, nem tudo são rosas: apesar de ter a proposta de ser mais leve e mais funcional em dispositivos mais fracos, diversos usuários relatam problemas com o uso do Facebook Lite. O aplicativo apresenta diversos bugs e um travamento considerável, o que faz com que o app tenha apenas 3 estrelas de 5 na PlayStore, e de 2,7 de 5 na App Store (loja de apps da Apple).

Porém, isso pode acontecer pelo fato de o público alvo do aplicativo ser justamente o de pessoas que têm smartphones mais fracos, que devem apresentar os mesmos problemas com outros aplicativos. Ainda assim, vale a pena testá-lo em seu smartphone, pois a economia de armazenamento certamente é um diferencial e tanto.

Leia também:
Modo escuro do Facebook: como deixar o aplicativo escuro!

Como baixar o Facebook Lite?

Se o seu smartphone é mais moderno, com maior capacidade de processamento e grandes quantidades de espaço de armazenamento livre, o recomendo é que você invista no aplicativo padrão do Facebook. Isso porque a sua experiência será melhor nele do que na versão mais leve, já que ela conta com todos os recursos.

Por outro lado, se o seu smartphone é mais antigo, tem pouco espaço de armazenamento e já começou a apresentar alguns sintomas de lentidão, recomendamos que você utilize o Facebook Lite. Para baixá-lo em seu dispositivo, basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse a loja de aplicativos do seu smartphone; caso ele tenha o Android como sistema operacional, acesse a Google Play; caso tenha o iOS, acesse a App Store;
  • Procure por “Facebook Lite” na caixa de pesquisas (ou clique aqui para acessar a página na Google Play ou aqui para acessá-la na App Store);
  • Aperte em “instalar” para dar início ao processo de instalação do Facebook Lite em seu smartphone;
  • Por fim, basta esperar até que a instalação automática seja concluída. Depois, é só abrir o aplicativo e entrar no Facebook com suas credenciais (endereço de e-mail e senha).

Porém, tenha cuidado: instale apenas aplicativos confiáveis, baixados diretamente das lojas oficiais de aplicativo. Além disso, sempre se certifique de que o aplicativo é original, atentando-se ao nome do desenvolver, que deve ser, nesse caso, “Facebook”. E jamais compartilhe sua senha com ninguém!

Gostou da matéria? Pois confira também:
Como saber quem visitou meu Facebook? Veja solução!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.
FacebookLinkedin

Deixe seu comentário

16 + vinte =