O que o Facebook sabe sobre você? Saiba como controlar informações

Com a popularização das redes sociais, uma questão que tem ficado muito em evidência é a privacidade dos usuários, principalmente após alguns escândalos de vazamento de informações pelo Facebook. Por isso, é importante entender quanto o app sabe sobre você e como controlar essas permissões.

Após o aumento da preocupação do público com essas questões, o Facebook passou a trazer mais configurações de como seus dados são divulgados, quem pode vê-los e como a plataforma os utiliza. A seguir, entenda como isso funciona e veja como utilizar estas ferramentas.

Entenda como o Facebook usa suas informações e como gerenciar esse acesso. (Imagem: Reprodução/Solen Feyissa)

O que o Facebook sabe sobre você?

Há uma maneira muito fácil de conferir quais informações você já forneceu ao app e o que ele coletou ao longo do tempo. O processo é parecido, seja no aplicativo ou no navegador, basta seguir os passos a seguir.

  1. Faça login em sua conta do Facebook;
  2. Abra o menu de opções (flecha para baixo no canto direito da barra de navegação);
  3. Selecione “Configurações e Privacidade” e então em “Configurações”;
  4. Clique em “Suas Informações no Facebook”.

Nesta tela, há uma série de submenus que você pode explorar para descobrir tudo o que foi coletado sobre você. Por exemplo, há o menu de “Informações Pessoais”, que lista tudo o que você já informou ao app, como nome, data de nascimento, locais onde trabalhou ou estudou, endereços, telefones, entre outros. 

Uma outra seção, denominada “Informações registradas” detalha o que o Facebook registrou a partir de sua atividade, incluindo localização e histórico de pesquisa. A partir disso, a rede pode te enquadrar em categorias que mais combinam com a sua atividade, de modo que consegue mostrar anúncios mais relevantes ao seu gosto.

Como gerenciar suas informações

O primeiro ponto a se considerar é que o Facebook não coleta seus dados apenas quando você está navegando nessa rede, mas também se estiver em outros sites, aplicativos ou serviços da internet. Isso porque muitas empresas compartilham com o Facebook sua interação com elas, como acesso a determinados sites ou a compra de um produto.

Para desconectar sua conta deste serviço, você pode acessar o menu de “Suas informações no Facebook”, como explicado acima, e então clicar em “Atividade fora do Facebook”. Em seguida, haverá uma opção de “Desconectar Histórico”, que impede a rede de utilizar estes dados para encontrar anúncios para você.

Já em smartphones, que possuem GPS, outro ponto importante é o acesso a sua localização. Para esse caso, tanto Android quanto iOS fornecem uma maneira, por meio do sistema, para controlar quais aplicativos podem ter acesso a esses dados. Se quiser desativá-los, faça o seguinte.

No Android, vá em “Configurações” e encontre “Localização”. Ao abrir este menu, clique em “Permissão do app”, e então você terá acesso a uma lista de aplicativos que podem obter estes dados sempre, só quando o app estiver em uso ou nunca. Encontre a opção “Facebook” e então escolha a permissão que desejar. 

Em iPhones, clique em “Configurações” e então em “Privacidade”. A seguir, toque em “Serviços de localização” e encontre “Facebook”. Aqui, você poderá escolher a opção de segurança que desejar. 

Por fim, é importante também gerenciar quais serviços utilizam seu perfil do Facebook como login. Apesar de ser um jeito fácil e prático para criar contas nos variados apps que utilizamos no dia-a-dia, isso gera uma troca de informações entre as empresas. Isso pode incluir seu nome, e-mail, local de trabalho, entre outros. 

Se quiser conferir quais serviços utilizam sua conta do Facebook, acesse a página de “Configurações” e então “Aplicativos e sites”. Aqui, você verá uma lista com todos eles e poderá remover seu acesso, se desejar. 

 

Fonte: Consumer Reports

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário