Android 12 pode trazer emojis independente de atualizações do sistema

Os emojis se tornaram uma parte essencial da nossa comunicação, ajudando a adicionar expressão, tom e emoção a um texto básico. Por isso, toda vez que o Unicode libera um novo pacote de emojis, a Apple e a Google os adicionam no próximo update de seus sistemas operacionais.

Infelizmente, esses updates de software são complexos e demoram para chegarem aos dispositivos. Isso porque eles dependem de que as empresas, como Motorola, Samsung e Xiaomi desenvolvam suas próprias versões da atualização para cada modelo de celular. 

Considerando que muitas dessas empresas não liberam atualizações regulares, muitos usuários acabam ficando sem receber os novos emojis.

Por essa razão, a Google pode liberar em sua próxima versão do sistema operacional, o Android 12, uma alteração no local em que as carinhas são instaladas. Desse modo, será  mais fácil incluir as novidades.

Atualmente, elas estão na partição do sistema, no diretório /system/fonts. Como este local é apenas permitido a leitura, o único modo de alterá-los é pela atualização do SO ou por meio de root.

Nessa nova versão do Android, o processo system_server poderá adicionar os arquivos de fonte atualizados na pasta /data/fonts. Essa partição, que é de dados e não do sistema, permite não só leitura, mas também gravação de novas informações. Assim, com essa mudança, a Google garante que esse processo, e só ele, por questões de segurança, alterem os arquivos do sistema que contém fontes e emojis. 

A partir daí, os apps podem ler os arquivos atualizados e, por consequência, os novos emojis. Seria tão fácil quanto fazer update de uma aplicação normal da Play Store. 

Quando chega o Android 12

Enquanto alguns usuários ainda nem receberam a versão 11 do Android, que foi lançada em setembro de 2020, alguns já estão ligados nos rumores da próxima versão. 

Espera-se que a nova versão oficial seja anunciada em setembro deste ano. Apesar disso, em maio há o evento Google IO, momento em que geralmente as versões beta costumam ser anunciadas, além de outros anúncios sobre recursos e features da nova versão.

O Android 12 deve chegar de fato nos celulares em 2022, quando cada empresa libera o update para seus respectivos modelos.

Será interessante também ver como a Google irá lidar com os novos emojis em versões mais antigas do Android, que não teriam o novo recurso. 

O que é Unicode

Unicode é um código universal de diagramas para caracteres. Ele permite representar, armazenar e processar informação de texto de forma consistente. Ou seja, da mesma forma em qualquer linguagem e em todos os softwares modernos e protocolo de informação.

Foi publicado no livro The Unicode Standard, e contém quase 138 mil caracteres, além de regras para normalização, decomposição, ordenação alfabética e renderização dos diagramas. Como é universal, cada vez que o Unicode libera um novo pacote de emojis, todas as empresas os incorporam ao seu sistema.

Hoje em dia é cada vez mais comum a adição de novos emojis do Unicode, que garantem maior representatividade, pela adição de tons de pele, cabelo, diferentes idades, profissões, entre outros. Ainda há uma crescente necessidade de se adicionar novos símbolos, bandeiras, imagens de animais, para que a comunicação sempre seja completa e facilitada.

Uma grande vantagem do uso universal desses emojis é que eles transcendem a língua, e podem ser entendidos por pessoas que, se estivessem conversando num ambiente real, não se entenderiam por barreiras linguísticas. 

 

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário

9 − 2 =