Aplicativo de Maquiagem – Veja os melhores e como eles funcionam

Descubra aqui como funciona um aplicativo de maquiagem e conheça os 5 melhores disponíveis no mercado para baixar e começar a usar hoje mesmo

Aplicativo de Maquiagem - Veja os melhores e como eles funcionam (Imagem: x_)/Unsplash)

Foi-se o tempo em que era preciso ir em uma maquiadora profissional para ter acesso a maquiagens bem feitas ou fazer um curso para aprender a fazê-las. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, é possível fazer tudo isso através de simples um aplicativo de maquiagem.

Com um aplicativo de maquiagem, é possível não apenas experimentar maquiagens através da câmera de selfie, que funciona como um espelho, mas também editar fotos e vídeos, aplicando os efeitos, ter acesso a tutoriais em vídeos de como reproduzir a maquiagem que você testou no aplicativo e até mesmo comprar os produtos que você experimentou.

Nesta lista do Tech News Brasil, você vai descobrir o que são e como funcionam os aplicativos de maquiagem e, no final, terá uma lista com os 5 melhores disponíveis na atualidade. Confira!

Como funciona um aplicativo de maquiagem?

Os aplicativos de Maquiagem são uma novidade que surgiu nos últimos anos graças à evolução da tecnologia de reconhecimento facial. Eles permitem que o usuário aplique camadas de maquiagem em fotos e vídeos ou que confiram como ficaria o resultado através da câmera de selfie, em tempo real, funcionando quase como um espelho! E o melhor de tudo: os efeitos não parecem artificiais, mas bastante naturais quando bem aplicados!

Com um aplicativo de maquiagem, é possível experimentar milhares de cores de cabelo, tons de pele, batons, cores de olhos, contornos, sobrancelhas, sombras etc. Com isso, você pode tanto melhorar uma foto antiga em que estava sem maquiagem, quanto testar combinações sem precisar aplicá-las em seu rosto.

Quer ver como você ficaria de cabelo azul? Quer testar combinações ousadas de maquiagem que você jamais faria de verdade? Quer retocar uma foto em que você não ficou bonita? Com aplicativos de maquiagem você pode fazer tudo isso e muito mais!

É claro que o resultado obtido com o aplicativo dependerá de diversos fatores. O principal deles é a qualidade da câmera do smartphone. Embora os aplicativos de maquiagem realmente possam retocar o seu visual numa foto, tudo dependerá da resolução e da iluminação da imagem.

Além disso, a capacidade de processamento do seu smartphone também influenciará na experiência obtida com este tipo de aplicativo. Smartphones mais antigos, com pouca memória e com um processador já defasado, podem não dar conta de processar o efeito da maquiagem em tempo real.

Você também pode gostar de ler:
5 melhores aplicativos para Fazer Dieta – Comece a emagrecer hoje mesmo!

Melhores aplicativos de maquiagem da atualidade

Agora que você entendeu como funciona um aplicativo de maquiagem, confira a seguir os 5 melhores que estão disponíveis hoje em dia e alguns dos recursos e algumas das vantagens de cada um deles.

YouCam Makeup: Selfie Cam e Transformação Virtual

Página do YouCam Makeup no Google Play (Imagem: Divulgação/Perfect Mobile Corp.)
Página do YouCam Makeup no Google Play (Imagem: Divulgação/Perfect Mobile Corp.)

O primeiro da lista é o YouCam Makeup, o mais famoso aplicativo de maquiagem da atualidade. Com ele, você pode embelezar suas selfies em poucos segundos e utilizar a câmera frontal como espelho para testar novas combinações de maquiagem em tempo real. Além disso, ele também permite gravar vídeos diretamente do app com o efeito de maquiagem no rosto!

O único ponto fraco do YouCam é o fato de grande parte dos efeitos de maquiagem serem pagos. Porém, mesmo utilizando apenas os recursos gratuitos, é possível obter bons resultados com ele.

Confira a seguir alguns dos principais recursos do YouCam Makeup: Selfie Cam e Transformação Virtual:

  • Câmera de maquiagem ao vivo
  • Milhares de opções de maquiagem, desde batom até cor dos olhos, passando por cílios, arte nos lábios, delineador, sombra e mais
  • Possibilidade de mudar a cor do cabelo
  • Edição de selfies, com modelador de rosto, acessórios, joias, chapéus, óculos de sol etc.
  • Edição de rosto, com possibilidade de remover manchas e dar uma suavidade maior à pele graças ao Airbrush Face Tune
  • Câmera de detecção de saúde da pele, permitindo uma análise e um rastreamento de possíveis problemas dermatológicos
  • Dicas de maquiagem e tutoriais da comunidade

Além disso, o YouCam Makeup possui ainda uma versão paga, que disponibiliza ainda mais opções de maquiagem e de filtros de edição. Como, por exemplo, a opção de tornar os dentes mais brancos, salvar fotos em HD, alterar o formato do nariz e muito mais!

MakeupPlus – Maquiagem Virtual

Página do MakeupPlus - Maquiagem Virtual no Google Play (Imagem: Divulgação/Meitu Limited)
Página do MakeupPlus – Maquiagem Virtual no Google Play (Imagem: Divulgação/Meitu Limited)

Outro aplicativo de maquiagem bastante popular é o MakeupPlus – Maquiagem Virtual, da Meitu Limited. Ele também é bastante completo e permite tanto editar fotos com filtros de maquiagem quanto testar maquiagem em tempo real com a câmera frontal. Um diferencial interessante é que, com ele, você pode até mesmo fazer compras de produtos de beleza depois de testá-los no app!

A seguir, você conhece alguns dos pontos fortes do MakeupPlus – Maquiagem Virtual:

  • Variedade imensa de estilos de maquiagem e de looks
  • Guia de Beleza, com vídeos exclusivos de tutoriais de maquiagem feitos por maquiadoras e blogueiros profissionais
  • Ferramentas de Retoque, podendo realçar determinados pontos do seu rosto, alterar a tonalidade da pele, testar novos contornos etc.
  • Possibilidade de comprar produtos de beleza, de algumas marcas selecionadas (Natura, Vult, MAC) dentro do app após testá-los
  • Reconhecimento facial que funciona até mesmo em fotos em grupos, identificando cada pessoa presente na foto e maquiar individualmente cada uma delas
  • Opção de salvar os looks favoritos, podendo acessá-los quando quiser
  • Coleções especiais de maquiagem, como looks naturais, chic, fofíneos, exóticos, fantasias, celebridades, festival, arco-íris e até mesmo maquiagem masculina

YuFace: Makeup Camera, Makeover Face Editor Magic

Página do YuFace: Makeup Camera, Makeover Face Editor Magic no Google Play (Imagem: Divulgação/Yu Apps)
Página do YuFace: Makeup Camera, Makeover Face Editor Magic no Google Play (Imagem: Divulgação/Yu Apps)

Em terceiro lugar, temos o YuFace: Makeup Camera, Makeover Face Editor Magic. Também repleto de funcionalidades bastante interessantes e efeitos de ótima qualidade, ele é uma alternativa menos conhecida em relação aos dois anteriores, mas igualmente boa. O único problema do app é a presença de propagandas, às vezes excessivamente, o que pode atrapalhar um pouco a experiência.

Ainda assim, vale a pena conferir e testar todos os recursos do aplicativo, os quais listaremos abaixo:

  • Possibilidade de tirar selfies já com o efeito de maquiagem escolhido
  • Milhares de efeitos de maquiagem disponíveis, organizados em categorias, como celebridades, natal, halloween, inverno, verão, J-POP etc.
  • Editor de rosto, podendo clarear os dentes, definir melhor o contorno do rosto, aumentar ou diminuir o queixo, mudar a cor dos olhos e do cabelo etc.
  • Possibilidade de adicionar acessórios bastante realistas, como óculos, chapéus, joias etc.
  • Interface simples, rápida e bastante prática e intuitiva

Porém, assim como diversos aplicativos de maquiagem, as fotos tiradas ou editadas possuem uma marca d’água com o nome do aplicativo. Esta marca d’água só pode ser retirada optando pela versão premium.

Rosto Beleza Maquiagem Câmera – Editor de Fotos

Página do app Rosto Beleza Maquiagem Câmera - Editor de Fotos no Google Play (Imagem: Divulgação/Daily Aims)
Página do app Rosto Beleza Maquiagem Câmera – Editor de Fotos no Google Play (Imagem: Divulgação/Daily Aims)

Dando continuidade à lista de melhores aplicativos de maquiagem da atualidade, temos o Rosto Beleza Maquiagem Câmera – Editor de Fotos. Sim, o nome é terrível (possivelmente fruto de uma tradução automática a fim de agradar ao público brasileiro), mas o aplicativo oferece um serviço bem interessante. Seja para dar um toque especial em uma foto antiga, seja para tirar novas selfies com a câmera frontal, este app é um ótimo aplicativo de maquiagem e de edição de fotos.

Algumas das funcionalidades do Rosto Beleza Maquiagem Câmera – Editor de Fotos são as seguintes:

  • Ampla variedade de ferramentas de maquiagem, adesivos, efeitos, filtros e de outros recursos de embelezamento facial
  • Aplicação de maquiagem em tempo real através da câmera frontal
  • Editor de fotos, com diversas opções de edição, como alinhamento da tonalidade da pele, aplicação de rímel, sombra e outros produtos de beleza, mudança da cor dos olhos e até mesmo alteração de penteado e da coloração do cabelo
  • Ajuste de brilho, contraste, saturação e matiz da imagem
  • Possibilidade de adicionar acessórios bastante realistas, como joias, tatuagens, óculos, brincos etc.

Porém, um ponto fraco do aplicativo é a presença de propagandas, as vezes de maneira excessiva. Além disso, alguns dos efeitos deixam um pouco a desejar no resultado final, como o batom, que pode deixar alguns pontos sem maquiagem.

Sweet Selfie Camera, Face&Body Editor with Filters

Por fim, finalizamos a lista com outro aplicativo bastante popular neste segmento de maquiagem e edição de fotos: o Sweet Selfie Camera, Face&Body Editor with Filters. Como o nome sugere, ele vai muito além de um simples aplicativo de maquiagem: ele também permite a aplicação de filtros e a edição completa não só do rosto, mas também do corpo inteiro.

Conheça a seguir alguns dos rec

Págian do aplicativo Sweet Selfie Camera, Face&Body Editor with Filters no Google Play (Imagem: Divulgação/Selfie Camera & Photo Editor & Beauty Snap)
Págian do aplicativo Sweet Selfie Camera, Face&Body Editor with Filters no Google Play (Imagem: Divulgação/Selfie Camera & Photo Editor & Beauty Snap)

ursos disponíveis neste aplicativo:

  • Possibilidade de usar a câmera de selfie para experimentar diversos efeitos de embelezamento,  inclusive de maquiagem
  • Editor de fotos, podendo-se escolher entre diversos filtros ou editar manualmente determinados aspectos do rosto ou do corpo
  • Possibilidade de retocar a cor da pele, o branco dos dentes, a cor dos olhos, remover espinhas e outras imperfeições da pele e muito mais
  • Editor corporal, podendo-se alongar as pernas, diminuir ou aumentar o quadril, os seios, o abdome etc.,  adicionar músculos e muito mais
  • Fazer colagens com diferentes fotos ou vídeos de maneira facilidade e rápida
  • Recursos de edição profissional, como Blur, controle de brilho, de contraste e de saturação, mudança de fundo etc.

Gostou dessa matéria? Pois aproveite e leia também:
Melhores Aplicativos para Finanças – Lista dos 7 melhores disponíveis

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.
FacebookLinkedin

Deixe seu comentário

seis − três =