Melhores Aplicativos para Finanças – Lista dos 7 melhores disponíveis

Está planejando equilibrar as contas ou economizar mais? Pois confira aqui os 7 melhores aplicativos para finanças disponíveis no mercado e melhore seu orçamento!

Melhores Aplicativos para Finanças - Lista dos 7 melhores disponíveis (Imagem: Firmbee/Pixabay)

Foi-se o tempo em que toda a vida financeira de uma pessoa dependia de planilhas, geralmente feitas a mão em um caderno velho. Com o advento da tecnologia, este processo se tornou muito mais fácil, pois há diversos aplicativos para finanças disponíveis no mercado.

Seja para sair do vermelho equilibrando as contas, seja para economizar mais através de uma reeducação financeira, confira este lista do Tech News Brasil com os 7 melhores aplicativos para finanças disponíveis atualmente e melhore seu orçamento!

YNAB

Página do YNAB na Google Play (Imagem: Divulgação/YouNeedABudget.com)
Página do YNAB na Google Play (Imagem: Divulgação/YouNeedABudget.com)

Ok, vamos começar a lista com uma recomendação ousada de aplicativo: pago e ainda não disponível em português, o YNAB, abreviação de You Need A Budget (“Você Precisa de Um Orçamento”, em tradução livre), é um dos melhores aplicativos para finanças disponíveis no mundo.

Mais do que um app de controle de finanças, o YNAB é praticamente um curso de reeducação financeira. Segundo dados da própria empresa responsável por ele, o app permite a novos usuários economizarem até USD$ 600,00 nos primeiros dois meses — e mais de USD$ 6.000 no primeiro ano.

O app se conecta aos aplicativos bancários do usuário e mostra tudo em um só lugar, exibe detalhes completos do orçamento pessoal, ajuda na criação de planos para que o usuário saia do negativo, permite ao usuário acompanhar o progresso das economias e ter acesso a relatórios de gastos e ainda disponibiliza uma equipe de suporte, capacitada para tirar todas as dúvidas.

Embora seja pago — e o valor seja um pouco alto para a realidade brasileira —, é possível testar por 34 dias grátis o YNAB. Porém, como comentamos, o app está disponível apenas em inglês no momento. Mas vale muito a pena experimentá-lo!

Minhas Finanças

Página do Minhas Finanças na Google Play (Imagem: Divulgação/Minhas Finanças)
Página do Minhas Finanças na Google Play (Imagem: Divulgação/Minhas Finanças)

Considerado por muitos como o melhor aplicativo de gerenciador financeiro disponível no Brasil, o Minhas Finanças tem tudo o que se espera de um bom aplicativo para finanças.

Com ele, você pode controlar suas principais fontes de renda e despesas, organizando-as e tendo uma noção melhor de como andam suas economias mensais e anuais, ter acesso a gráficos e estatísticas ilustrando sua situação financeira, exportar seus dados para planilhas do Excel, acessar um calendário organizando as despesas do mês, conferir notificações sobre fechamentos de fatura, receitas e despesas próximas e muito mais.

Além disso, ele é bastante customizável, permitindo que você não apenas dê o seu toque pessoal a ele, mas também que o organize da maneira que achar mais produtiva e eficiente para a sua situação.

Porém, embora seja possível testar o app gratuitamente por completo ao longo de 15 dias, ele possui uma versão paga, que também vale super a pena por tudo o que ele tem a oferecer.

Você também pode gostar:
5 melhores aplicativos do Android para Procurar Emprego

Microsoft Excel

Página do Microsoft Excel na Google Play (Imagem: Divulgação/Microsoft Corporation)
Página do Microsoft Excel na Google Play (Imagem: Divulgação/Microsoft Corporation)

É impossível não falar de aplicativos para finanças sem mencionar o Microsoft Excel. Embora não tenha relação direta com reeducação financeira, o Excel, como você já deve conhecer, permite visualizar, editar e criar planilhas completas, com gráficos, cálculos e análises.

Por conta disso, ele é indispensável para todos aqueles que pretendem ter um controle melhor do orçamento, seja para economizar mais, seja para criar planos para sair do negativo. Ah, e ele não está disponível apenas para smartphones, mas também para computares, permitindo que o usuário altere de um dispositivo para o outro sem perder suas planilhas.

Organizze

Página do Organizze na Google Play (Imagem: Divulgação/Organizze Tecnologia)
Página do Organizze na Google Play (Imagem: Divulgação/Organizze Tecnologia)

Queridinho de muitos brasileiros, o Organizze permite ao usuário reunir em apenas um aplicativo toda a sua vida financeira, desde as contas correntes e poupanças em bancos até as carteiras de investimento e os cartões de crédito.

A partir disso, o usuário pode planejar melhor seus gastos, equilibrar as contas e sair do vermelho com o tempo, através de uma reeducação financeira. Com uma interface simples, rápida e intuitiva, o Organizze, apesar da simplicidade, oferece diversos recursos bastante interessantes.

Como, por exemplo, acesso a relatórios completos e descomplicados, categorização de gastos e receitas, alertas de contas prestes a vencer ou a receber, além de permitir o controle da fatura do cartão de crédito.

Assim como os demais da lista, o Organizze também conta com uma versão paga, que desbloqueia ainda mais recursos, como a criação e o acompanhamento de metas pessoais, acesso a diversas contas e cartões simultaneamente, conciliação bancária e muito mais!

Mobills

Página do Mobills na Google Play (Imagem: Divulgação/Mobills Inc.)
Página do Mobills na Google Play (Imagem: Divulgação/Mobills Inc.)

Outro muito querido pelos brasileiros é o Mobills, com mais de 7 milhões de downloads na Google Play. Com uma interface agradável, simples e intuitiva, ele tem tudo o que se espera de um aplicativo do gênero e certamente vai te ajudar a equilibrar as finanças.

Na versão gratuita do Mobills, você poderá gerenciar e organizar todas as suas contas, categorizar de forma personalizada suas despesas e receitas, planejar seus orçamentos mensais a partir de uma série de modelos pré-definidos, estabelecer metas para economizar cada vez mais, ter acesso a relatórios e gráficos completos a fim de visualizar melhor sua situação financeira e muito mais.

Já na verão paga, você desbloqueia alguns recursos adicionais. Destaque para a gestão de contas e receitas de maneira ilimitada, gráficos e filtros avançados, com ainda mais detalhes, criação de um perfil de investidor e controle de investimentos e customização total da dashboard.

Veja também:
Aplicativos de PDF: os melhores para ler e estudar no celular

Fortuno

Página do Fortuno na Google Play (Imagem: Divulgação/Fortuno Finanças Pessoais)
Página do Fortuno na Google Play (Imagem: Divulgação/Fortuno Finanças Pessoais)

Relativamente novo, o aplicativo Fortuno (identificado na Google Play como “Controle Financeiro Pessoal e Orçamento – Fortuno”) tem surpreendido novos usuários pela qualidade e praticidade.

Com este aplicativo, você pode adicionar todas as suas contas, desde as fontes de renda até gastos em dinheiro vivo ou com cartões, a fim de controlar e equilibrar tudo num único lugar. Conforme você vai adicionando, o próprio Fortuno vai gerando planilhas, com gráficos e relatórios sobre seus ganhos e gastos.

Além disso, você também pode estabelecer metas e o aplicativo te auxilia a economizar onde for possível a fim de que você alcance seus objetivos financeiros sem prejudicar sua qualidade de vida. Fora, é claro, vários outros recursos, como controle de cartões de crédito, alerta de contas prestes a vencer, balanço mensal e projeções, extrato de transações e até mesmo filtros personalizados, tudo para melhorar a maneira como você cuida do seu dinheiro.

GuiaBolso

Página do Guiabolso na Google Play (Imagem: Divulgação/Guiabolso)
Página do Guiabolso na Google Play (Imagem: Divulgação/Guiabolso)

Por fim, finalizamos a lista com outro aplicativo bastante recomendado para quem está planejando melhorar as finanças pessois: o GuiaBolso!

Com este aplicativo, você pode conectar e acompanhar todas as suas contas num só lugar, categorizar e analisar todos os seus gastos e até mesmo realizar transferências e pagamentos de um banco para o outro, já que ele possui uma ótima integração com eles.

Alguns outros recursos disponíveis no GuiaBolso são os de empréstimos bancários (sujeito a análise), desde ofertas exclusivas para usuários, simulações e comparações, consulta do seu CPF e do seu Score, para saber se está tudo regular, planejamento financeiro, estipulando metas e objetivos, e muito mais.

O único ponto negativo do GuiaBolso é a interface, que é visualmente poluída e pode assustar novos usuários, especialmente aqueles que não estão tão familiarizados com aplicativos do gênero. Porém, a quantidade de recursos e a funcionalidade deles compensam esse ponto fraco e justificam ao menos um test drive!

Gostou de conhecer os melhores aplicativos para finanças disponíveis? Pois confira também:
Melhores Aplicativos para Organização de Tarefas

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário