Canva – Como criar stories personalizados e criativos

Os Stories do Instagram são uma forma rápida e direta de gerar engajamento com os seguidores e por isso, é muito importante caprichar no seu visual. Um modo muito fácil de criar stories inovadores e cheios de estilo é utilizar o Canva, que oferece centenas de designs prontos para serem personalizados e compartilhados. 

O Canva é uma ferramenta gratuita e intuitiva, que permite soltar a imaginação e criar diversos formatos de mídia, entre eles apresentações de slides, panfletos, calendários, posts, stories e muitos outros. A interface do app é simples e muito fácil de usar, e ele está disponível para Android, iPhone e tablets, além de poder ser usado no computador.

Uma grande vantagem do Canva sobre os stories feitos dentro do Instagram é a enorme quantidade de fontes, GIFs, e elementos customizáveis que ele apresenta, enquanto os originais são limitados a 5 fontes e fotos apenas da galeria. 

Basta escolher um modelo, clicar em qualquer elemento e customizar. O resultado será um Story com look profissional e criativo, no seu estilo. 

Quer saber mais sobre como utilizar o Canva para criar seus stories? Então acompanhe o tutorial a seguir.

Como utilizar o Canva para criar Stories

  • Baixe o aplicativo Canva no seu celular ou tablet; 
  • Abra o aplicativo e faça o login. Não se preocupe, é gratuito;
  • Pesquise “Story do Instagram” na barra de pesquisa ou inicie um design em branco com dimensões de 1080 x 1920 pixels;
  • Escolha um template para customizar;
  • Cada template possui elementos, fundo da imagem e texto. Clique no que quiser alterar e surgirão opções de cor, tamanho, fonte, espaçamento das letras, posição na tela, transparência, entre outros. Também pode-se remover itens ou trocá-los por outros;
  • Para alterar o texto escrito, clique duas vezes sobre ele;
  • Se quiser incluir novos elementos, imagens ou texto, clique no símbolo de mais no canto inferior direito da tela e selecione o que deseja adicionar. O Canva disponibiliza uma biblioteca com milhares de imagens e ilustrações.
  • Também há a opção de colocar imagens da sua galeria. Basta clicar no símbolo de mais e selecionar “upload” e depois “fazer upload”. Escolha as imagens que desejar e elas aparecerão na bandeja de “upload”. Por fim, clique na imagem desejada e ela será adicionada ao template;
  • Quando estiver satisfeito com seu Story, clique no botão de Download (símbolo com a flecha para baixo) e o design será baixado para sua galeria, de onde você poderá postá-lo, ou então clique no botão de Compartilhar (flecha para cima) e o design irá direto para seu Instagram. 

Ficou indeciso com tantas opções de template? Tente pesquisar por “Polaroid Minimalista Moderno Seu Story” para um modelo clean ou “Verde e Creme Café Story do Instagram” para postar uma citação junto com sua imagem.

Crie mais com o Canva

Gostou do resultado e quer experimentar mais da ferramenta? O Canva possui um blog  em português com diversas dicas e tutoriais de como usar os outros recursos e formatos de mídia da ferramenta.

O app é útil não só para posts de redes sociais, mas pode ser usado para organização pessoal, criando calendários e listas, para o marketing da sua empresa, para estudo, trabalhos e apresentação de projetos. Pode-se até mesmo fazer os próprios convites de casamento. 

O blog do Canva também traz conteúdos para seu crescimento pessoal e profissional, como dicas de negócios, trabalho em equipe, dinâmicas, traz material específico para professores, dicas de fotografia, de organização e estilo de vida, entre outros. 

Planos Premium

Se você achou que o Canva foi essencial para seu trabalho, pode cogitar assinar algum dos planos pagos que ele oferece. Os planos são:

  • Grátis: Oferece mais de 250.000 templates gratuitos, 100 tipos de design, permite criar equipes para edição em tempo real e 5 GB de armazenamento na nuvem.
  • Pro: Tudo o que o grátis oferece mais: Kit da sua Marca, 420.000 templates, milhões de fotos profissionais e elementos premium, 100 GB de armazenamento na nuvem e agendamento de publicações para rede sociais. 34,90 reais por mês para até 5 pessoas;
  • Enterprise: Tudo o que o Pro oferece mais: Controle acesso e uploads da equipe, crie fluxo integrado de trabalho, garanta a unidade visual da marca, armazenamento ilimitado, suporte empresarial 24h. 110,00 reais por mês por pessoa.

 

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário