Celular carregando devagar | Causas e como resolver

Não é incomum encontrar problemas repentinos quando o assunto é tecnologia. De um dia para o outro a coisa toda dá uma bugada e a gente nunca sabe direito o que aconteceu ou como reverter. Um desses problemas é quando o celular carrega devagar.

Isso é especialmente desagradável para aqueles que já possuem as tecnologias mais modernas de carregamento super rápido, que às vezes carregam uma bateria completa em menos de meia hora, isso nos celulares mais recentes, claro.

Infelizmente é provável que todo celular enfrente algum probleminha com o carregamento ou a bateria, são as funções que geralmente apresentam defeitos quando o dispositivo já tem alguns anos de uso. E isso pode acontecer por uma variedade de motivos.

Se você quer entender melhor o que pode estar causando o carregamento lento no seu celular, confira essas dicas.

Atualização de Software

Celular carregando devagar Causas e como resolver

Todo celular passa por algumas atualizações de sistema durante a sua vida útil. Seja por questões de modernidade, enquanto acompanha os novos lançamentos e funcionalidades dos sistemas operacionais conforme eles são melhorados, ou por questão de resolução de problemas.

Um dos problemas em questão, fazendo com o que o seu celular carregue devagar, pode ser alguma interferência na capacidade de carregamento por parte do próprio sistema, o que deve ser resolvido facilmente ao instalar qualquer atualização de sistema que esteja disponível no seu smartphone, seja ele Android ou iOS.

Fonte de energia fraca

Seja por causa de uma tomada mal instalada, ou por conta do próprio equipamento de carregamento, algumas vezes o problema reside não no celular, mas no que está sendo utilizado para recarregá-lo. 

Inclusive, se você costuma carregar o celular em outro dispositivo, como um computador ou power bank, é bem provável que a velocidade de carregamento seja afetada.

O melhor a se fazer é testar. Pegue outro celular e carregue na tomada que você usa normalmente, troque a própria tomada e, principalmente, tente emprestar um carregador de celular que não seja o que você utiliza habitualmente, para ver se algo muda. Se não mudar, siga para os próximos exemplos.

A pecinha na frente da tela

Sim, é possível que o seu uso seja um problema para o carregamento, deixando o celular carregando devagar. É importante sempre verificar no manual ou na página do fabricante, quais são as recomendações para carregamento do seu celular em específico.

Por exemplo, utilizar por muitas horas o celular enquanto ele está plugado na tomada pode prejudicar a retenção de carga do dispositivo, permitindo que ele seja drenado da bateria mais rapidamente e, nos piores casos, perca velocidade de carregamento.

Por sorte, esse é um problema que não é bem um defeito e, se o estrago ainda não foi grande para a bateria, pode ser revertido. Tudo o que você precisa fazer é dar uma mudada no hábito de uso, de preferência deixar o celular carregando quieto, em modo avião, ou mesmo desligado, para que ele possa carregar completamente.

Bateria danificada ou velha

Baterias são coisas difíceis, além de ser uma tecnologia considerada cara, quando envolve qualidade, elas podem ser bem inconsistentes muitas vezes resistindo a alguns anos antes de começar a apresentar problemas.

Como comentado anteriormente, o uso que você mesmo faz do seu celular, principalmente enquanto ele carrega pode acabar danificando a bateria ao longo do tempo. Além disso, a bateria é o componente de menor vida útil em um dispositivo celular moderno, sendo geralmente uma parte que dá problema.

Infelizmente, se nenhuma outra solução apresentada fez diferença, é bem provável que a sua bateria esteja precisando de uma atenção técnica, ainda mais se o seu celular tem mais de 4 anos de uso, idade considerada crítica para a saúde do aparelho. 

Neste caso, não há o que fazer. Se o seu celular realmente não está carregando, só resta levar numa assistência técnica e embolsar uma grana para trocar a bateria, ou comprar outro modelo mesmo e tomar cuidado para melhorar os seus hábitos de uso dessa vez.

Fonte: Carl Care

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário