Entenda como saber se seu telefone foi clonado

Entenda o que é, como reconhecer e como se proteger da clonagem de telefones!

Nossos celulares carregam informações importantíssimas da nossa vida, como contatos, aplicativos de banco e outras contas e senhas que utilizamos no dia a dia. Por isso, estes são um alvo fácil para criminosos e hackers mal intencionados, que podem clonar seu celular para tentar te roubar ou então tirar dinheiro de seus conhecidos. 

Infelizmente, isso não é incomum de acontecer, e todos conhecemos alguém que recebeu mensagens estranhas de algum contato, pedindo uma ajudinha financeira, uma transferência ou até o pagamento de um boleto. Dessa forma, é importante saber como a clonagem de celulares funciona para reconhecer esse problema e evitá-lo no futuro. 

O que é a clonagem de telefones

entenda como saber se seu telefone foi clonado

Como nossos aparelhos são peças tão fundamentais do nosso cotidiano, cada um possui uma identidade única e intransferível, como um CPF, que se chama IMEI. Na clonagem, os hackers roubam essa identidade de seu celular e o utilizam em outros dispositivos ilegalmente. 

A partir disso, os criminosos tomam controle de sua linha de telefone, e podem começar a se comunicar como se fossem você. Para quem recebe essas ligações ou mensagens, o número que aparece é o do telefone clonado, assim como os gastos da conta são enviados para a vítima.  

Além disso, os hackers também podem receber suas mensagens, e por meio disso acessar suas contas que têm verificação em duas etapas. Essa verificação significa que, além de inserir a senha, a plataforma também envia um SMS com um código para seu celular. Com acesso a essas mensagens e aos códigos, os hackers podem invadir suas contas e fazer downloads e até compras no nome da vítima. 

Como saber se o seu celular foi clonado

Exatamente por essa capacidade dos criminosos de controlar seu celular sem que você saiba, ou então fazer ligações e mandar mensagens a partir do seu número, é que você poderá saber se seu telefone foi clonado ou não. Se você tem essa suspeita, confira em seu celular os sinais a seguir.

Uma das maneiras mais simples de conferir isso é analisar seu histórico de ligações. Veja, uma por uma, se você reconhece todas as ligações feitas. Outra forma de saber se alguém anda fazendo chamadas por meio de seu número é analisar sua fatura. Se no último mês sua conta aumentou sem explicação, pode ser uma consequência da clonagem.

Outro modo é conferir seus aplicativos. Existe algum programa que você não reconhece e não se lembra de ter baixado? O celular parece mais lento de repente? Pode ser que o hacker esteja usando esse app em segundo plano para acessar suas informações. Além disso, é importante conferir quais são os aplicativos que têm acesso a sua câmera, microfone e GPS, e se você reconhece todos eles.

Há também uma ferramenta que pode ser útil de localização dos smartphones: o Find my iPhone ou o Find my Device do Google. Este mostra, no mapa, onde o seu smartphone foi utilizado pela última vez. Por isso, se o seu dispositivo está com você, mas no mapa ele aparece em outro lugar, pode ser um sinal de que alguém está usando a sua linha. Porém, é muito provável que os hackers imediatamente desativem essa função. De qualquer forma, vale a pena conferir. 

Como evitar esse problema

Sabendo do perigo que é a clonagem de celulares, você pode seguir algumas dicas para manter o seu dispositivo em segurança. O primeiro passo é sempre ficar atento a mensagens e links suspeitos. Se não tiver certeza de que é confiável, faça uma breve pesquisa no Google sobre o número, e, em último caso, não clique. 

Além disso, mantenha suas senhas atualizadas e seguras, evitando datas de nascimento, nomes e números em sequência. Outro cuidado importante é não compartilhar seus dados com computadores desconhecidos e evitar utilizar redes públicas, que podem estar mais vulneráveis a invasões e ações mal intencionadas. 

Fonte: Techlicious

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário