Epic diz estar aberta a jogos blockchain e NFT após banimento da Steam

Depois do recente banimento por parte da Valve, a Epic Games disse estar disposta a manter a Epic Games Store aberta a jogos blockchain e NFT. Entenda...

Epic Games diz estar aberta a jogos blockchain e NFT após banimento por parte da Steam (Imagem: Divulgação/Epic Games)
Epic Games diz estar aberta a jogos blockchain e NFT após banimento por parte da Steam (Imagem: Divulgação/Epic Games)

Nesta sexta-feira (15), a Valve anunciou que estaria banindo jogos que utilizassem a tecnologia blockchain, permitindo que os jogadores ganhassem e trocassem criptomoedas e NFTs por dinheiro real, de sua plataforma de jogos, a Steam. Algumas horas depois, a Epic Games, concorrente direta da Valve, anunciou (via The Verge) que, ao contrário da outra empresa, manteria a Epic Games Store aberta a jogos blockchain e NFT.

Segundo a Epic Games, estes jogos obviamente precisariam passar por um filtro, e a plataforma aplicaria algumas limitações a eles, como exigir que os jogos cumprissem leis financeiras e impusessem classificações de idade. Ainda assim, a empresa disse estar disposta a explorar esse novo gênero de games em sua plataforma.

Atualmente, tem crescido cada vez mais o mercado de jogos que permitem que os jogadores se tornem literalmente investidores ao ganharem NFTs (“tokens não fungíveis”, uma espécie de ativo digital único e colecionável que pode ser trocado por dinheiro real) enquanto jogam. Dessa forma, o simples hobby de jogar pode se tornar uma atividade rentável — o que faz com que uma parcela da indústria não reconheça estes games como games.

O nome “blockchain” faz uma referência à cadeia de blocos de dados, criptografada com uma espécie de assinatura digital, em que as informações são armazenadas. Isso permite que os jogadores tenham propriedade permanente e controle total sobre os os ativos que ganharam dentro do game. Os tokens ganhados podem ter variadas formas, como acessórios, equipamentos, cartões, skins, recompensas etc., e serem vendidos, comprados ou trocados em mercados autônomos e descentralizados.

Embora seja ainda uma novidade — que tem sido bastante discutida dentro da indústria tradicional de jogos —, os jogos que utilizam a tecnologia Blockchain estão cada vez mais populares, e muitos jogadores já estão lucrando com eles.

Gostou dessa notícia sobre a abertura da Epic Games a jogos blockchain e NFT? Pois confira também:
Free Fire – Quanto ganha um jogador profissional?

Fonte:The Verge

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário