Novos Sony Xperia 1 III e 5 III trazem lentes telefoto variáveis

A Sony está trazendo dois novos celulares para seu portfolio, o Xperia 1 III e o Xperia 5 III. O grande foco destes aparelhos são as câmeras, numa tentativa de associar sua performance de captura com a mais nova série de máquinas profissionais da marca, a Alpha 9. 

Dessa forma, a empresa está divulgando o novo produto como “o primeiro smartphone com lente telefoto variável pareada a um sensor de auto-foco Dual PD”. Além disso, a Sony afirma que o sistema de câmeras foi desenvolvido com auxílio de fotógrafos profissionais e engenheiros envolvidos na linha Alpha 9, gerando capturas rápidas e precisas.

sony xperia 5iii ao lado da câmera profissional sony alpha 9
Novos Sony Xperia Mark III trazem experiência de fotografia profissional. (Imagem: Divulgação/Sony)

Especificações:

A série Xperia Mark III é composta de smartphones top de linha, e, como é de se esperar nessa faixa de preço, trazem o Snapdragon 888 como processador. Além disso, há suporte à conexão 5G e opções de memória de 8 GB de RAM e até 256 GB de armazenamento para o modelo 5 III e 12 GB de RAM e até 512 GB de armazenamento no modelo 1 III.

Porém, para tentar competir nesse mercado tão saturado de opções, a Sony traz alguns diferenciais também de tela, áudio e conectividade. No quesito tela, a principal configuração que pode atrair os consumidores é seu painel OLED de resolução 4K e taxa de atualização de 120 Hz.

Há também recursos interessantes na área de som, como alto falantes duplos posicionados na parte frontal do dispositivo, ou seja, virados para o usuário. Além disso, há uma ferramenta chamada “360 Reality Audio”, que garante maior imersão na mídia, seja nos fones ou pelos alto-falantes.

Outra novidade é a opção de utilizar a entrada USB-C para conectar o smartphone a uma câmera SLR, transmitindo a imagem em HD e utilizando-o como um monitor. Há também um botão dedicado à captura e entrada para fones de ouvido.

Há também algumas características mais comuns, como a bateria de 4500 mAh e suporte a carregamento rápido de 30 W, o que se traduz em 50% de carga em 30 minutos. Uma vantagem oferecida pela Sony é que a bateria deve ter 3 anos de vida útil, e exclusivamente para o Xperia 1 III, há também a opção de carregamento sem fio.

especificações das três cameras traseiras do sony xperia
Xperia 1 III e 5 III trazem módulo triplo de câmeras com lentes telefoto variáveis. (Imagem: Divulgação/Sony)

Câmeras

Como já foi mencionado, as câmeras são o grande foco desta série, e a Sony preferiu focar no lado hardware. Essa é uma estratégia diferente da adotada por empresas como Apple e Google, que investem seus esforços em melhorias de software. 

Dentro dessas possibilidades de hardware, a melhoria específica buscada pela empresa foi otimizar o autofoco e a velocidade de captura, que podem ser vistos nas três câmeras do dispositivo. Todos os sensores são de 12 megapixels, e as lentes principal e para telefoto possuem suporte a OIS.

Outra configuração que recebeu bastante ênfase na divulgação foram as câmeras telefoto variáveis. Segundo a empresa, a mesma lente pode alternar entre 70 mm, equivalente a zoom óptico de 2,9x, e 105 mm, ou seja, zoom de 4,4 x.

Por último, a câmera frontal possui resolução de 8 MP, e no Xperia 1 III, há auto foco por rastreamento de olhos. 

sony xperia 5 iii revelando cores e traseira reflexiva
Sony Xperia 5 III tem traseira reflexiva e pode vir nas cores preta, rosa e verde. (Imagem: Divulgação/Sony)

Design e Disponibilidade

Os Xperia trazem o mesmo estilo da linha em gerações passadas, sendo altos, finos e com bordas curvas. Porém, há algumas diferenças entre os dois modelos. O Xperia 5 III traz visual polido e reflexivo na traseira, nas cores verde, rosa e preto, e possui tamanho mais compacto, de 6,1 polegadas. Sua proteção é do tipo Gorilla Glass 6, tanto na frente quanto na traseira.

Já o Xperia 1 III possui tamanho de 6,5 polegadas, e sua traseira possui efeito de “Frosted Glass”, ou seja, vidro em acabamento fosco. Ele poderá ser encontrado nas cores preto, cinza e roxo. Outra diferença é a proteção, que no painel frontal é do tipo Gorilla Glass Victus.

design do xperia 1 iii com efeito fosco nas cores preta, roxa e cinza
Sony Xperia 1 III tem design com efeito fosco e vem nas cores preto, roxo e cinza. (Imagem: Divulgação/Sony)

Os preços não foram anunciados, mas seu lançamento foi confirmado para o meio do ano, quando ocorre o verão no hemisfério norte. Não há informações sobre sua disponibilidade no Brasil, já que desde 2019 a Sony não vende mais seus aparelhos no país.

 

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Fonte:  The Verge

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário