Instagram está exigindo que bots confirmem suas identidades em vídeo
Perfis com suspeita de serem bots estão precisando gravar uma selfie em vídeo para confirmar a identidade.
Para tentar conter a proliferação de bots (contas falsas controladas por programas de computador) em sua plataforma, o Instagram passou a adotar uma medida de segurança bastante interessante: a partir de agora, perfis com suspeitas de serem bots vão precisar confirmar suas identidades gravando um vídeo de si mesmos.
A mudança já entrou em vigor, como alguns especialistas em redes sociais observaram ao longo dessa semana. Um dos primeiros foi o consultor de mídias sociais e analista da área Matt Navarra, que fez a seguinte postagem em seu perfil pessoal no Twitter:
Instagram is now using video selfies to confirm users identity
Meta promises not to collect biometric data. pic.twitter.com/FNT2AdW8H2
— Matt Navarra (@MattNavarra) November 15, 2021
Em tradução livre, o que Navarra afirmou foi o seguinte: “O Instagram está agora usando chamadas de vídeo para confirmar identidade de usuários. Meta [novo nome da empresa Facebook Inc.] promete não coletar dados biométricos [com os vídeos enviados pelos usuários]“.
Já nas imagens incorporadas, conseguimos ver algumas das orientações cobradas pelo Instagram, como gravar uma selfie em vídeo girando a cabeça para as direções indicadas pelo aplicativo. Depois disso, uma análise automática é feita pelo Instagram para determinar a autenticidade da conta.
Ao que tudo indica, apenas algumas contas estão precisando passar por esse teste de verificação, e não sabemos ainda qual é o alcance da novidade (ou seja, não sabemos se ela já está sendo aplicada no Brasil ou não). Porém, alguns usuários, inclusive o próprio Matt Navarra, afirmaram que o sistema de verificação ainda é bastante falho, podendo ser contornado com uma simples boneca da Barbie substituindo o rosto humano.
Seja como for, esta é uma tentativa a mais por parte da Meta de diminuir a proliferação de bots no Instagram, que causam não apenas problemas a curto prazo (como perseguições e disseminação de discurso de ódio), mas também a longo prazo, como possíveis interferências em resultados de eleições.
Gostou dessa notícia? Pois aproveite e confira também:
Instagram lança oficialmente seu serviço de assinatura
Fonte: Twitter.com/@MattNavarra
Deixe seu comentário