Instagram Infantil? Instagram pode ganhar uma versão para crianças

Um recente rumor sugere que o Instagram pode estar trabalhando em uma espécie de Instagram Infantil para crianças menores de 13 anos ao mesmo tempo em que investe em maior segurança a usuários menores de idade.

Recentemente, noticiamos que o Instagram havia investido em recursos para aumentar a segurança de adolescentes que utilizam a rede social. Agora, parece que o Facebook, empresa responsável pelo Instagram, parece estar investindo no desenvolvimento de uma versão infantil.

O primeiro portal a noticiar a notícia foi o Buzzfeed News, que teve acesso a um post interno do Instagram. O post em questão supostamente teve a assinatura de Vishal Shah, vice-presidente de produto do Instagram.

Nós, do Tech News Brasil, traduzimos a suposta postagem por parte de Shah anunciando a novidade. Confira abaixo:

Estou empolgada em anunciar que, daqui para frente, tomamos a decisão de tornar o trabalho com o público infantil uma prioridade do Instagram e que colocamos ele no topo da lista de prioridades. Nós vamos continuar construindo um pilar da juventude dentro do Grupo de Produtos focando em duas coisas: (a) acelerar nosso trabalho com integridade e privacidade a fim de assegurar uma experiência o mais segura possível para adolescentes e (b) desenvolver uma versão do Instagram que permita crianças com menos de 13 anos possam usar de forma segura o Instagram pela primeira vez” (Suposto comunicado de Vishal Shah, vice-presidente de Produto do Instagram, via Buzzfeed News).

São portanto dois ois focos de desenvolvimento dessa possível versão infantil do Instagram: aumentar a segurança dos adolescentes, menores de 18 anos, e criar uma versão exclusiva para menores de 13 anos de idade.

 

Criança utilizando um smartphone
(Imagem: Anviere/ Pixabay)

Investimento na segurança dos menores de idade

Hoje em dia, jovens entre 13 e 18 anos já podem acessar o Instagram. O grande problema é que usuários menores e maiores de idade ficam “no mesmo balaio”, podendo interagir livremente uns com os outros. O que sem dúvidas pode desencadear muitos problemas.

Na última terça-feira (16), o Instagram anunciou novidades relacionadas à segurança de jovens que utilizam a plataforma. Como, por exemplo, a publicação de um Guia para Pais do Instagram e uma inteligência artificial que vai ajudar o Instagram a identificar usuários menores de idade.

Entretanto, a maior novidade foi uma maneira de restringir o contato entre adultos e adolescentes no Instagram. A partir de agora, usuários maiores de idade só vão poder mandar mensagens para usuários menores de idade caso estes já sigam eles.

Além disso, os adolescentes também vão receber um aviso quando algum adulto que já tenha tido um comportamento perigoso no Instagram mande alguma mensagem.

Segundo o suposto comunicado de Vishal Shah que o Buzzfeed News teve acesso, as novidades anunciadas no começo desta semana foram apenas as primeiras. No futuro, o Instagram pretende continuar investindo na segurança de usuários menores de idade.

Criação de uma versão exclusiva para menores de 13 anos

Já a segunda novidade do comunicado de Vishal Shah é a criação de uma versão do Instagram exclusiva para menores de 13 anos de idade.

O porquê disso é muito fácil de entender: mesmo com a atual restrição de idade, muitas crianças com menos de 13 anos mentem a idade e criam perfis no Instagram.

Para o Instagram, vai ser mais fácil criar uma plataforma exclusiva para essas crianças do que achar uma maneira de evitar que menores de idade mintam o ano de nascimento na criação de contas.

Ainda não está claro, entretanto, como o Instagram Infantil vai funcionar. Mas é possível fazer algumas previsões. Como, por exemplo, que os perfis infantis só vão poder interagir com outros perfis infantis. Nada, portanto, de adultos interagindo com crianças — exceto familiares, provavelmente.

Além disso, é bem possível que os pais das crianças tenham acesso à conta infantil. Dessa forma, eles vão poder saber com quem as crianças estão interagindo, que perfis eles têm acessado etc.

Entretanto, tudo isso não passa de especulação. Afinal, ainda nem sequer sabemos se o Instagram está de fato trabalhando numa versão infantil do Instagram. Embora seja uma novidade bastante plausível.

 

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Fonte: Buzzfeed News

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário