Windows 11 | Seu computador é compatível? Faça agora o teste!

Aprenda neste tutorial do Tech News Brasil a fazer o teste de compatibilidade do Windows 11 e descubra se seu computador é ou não compatível!

Na última terça-feira (05), a Microsoft enfim começou a disponibilizar ao público o Windows 11, nova geração do seu sistema operacional, através de uma atualização. Porém, grande parte dos computadores não será capaz de rodar de maneira satisfatória esta nova versão. Diante dessa situação, muitos usuários têm se perguntando: como fazer um teste e descobrir se meu computador é ou não compatível com o Windows 11?

Se essa é uma de suas dúvidas em relação ao novo Windows 11, continue lendo este tutorial do Tech News Brasil e descubra se o seu computador é ou não compatível através de um teste oficial da Microsoft!

Como saber se meu computador é compatível com o Windows 11?

Teste de compatibilidade do WIndows 11 no programa "Verificação de Integridade do PC" (Captura: Alexandre Garcia Peres/Tech News Brasil)
Teste de compatibilidade do WIndows 11 no programa “Verificação de Integridade do PC” (Captura: Alexandre Garcia Peres/Tech News Brasil)

Não precisa ser nenhum adivinho nem contar com a sorte para descobrir se o seu computador é ou não compatível. Isso porque a Microsoft disponibilizou um teste oficial que, mediante uma análise das configurações do computador/notebook do usuário, indica se o dispositivo tem ou não capacidade de rodar o Windows 11.

Para fazer o teste agora mesmo, basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse o site oficial do Windows 11 clicando aqui.
  • Desça a página até encontrar a opção “Verificar a compatibilidade“.
  • Clique no botão “baixar app de verificação de saúde do PC“. Com isso, uma nova aba será aberta e o download do Windows PC Health Check será iniciado automaticamente.
  • Abra o instalador do Windows PC Health Check que você acabou de baixar e avance as etapas de instalação. Esse processo pode demorar alguns minutos.
  • Uma vez instalado, abra o aplicativo “Verificação de Integridade do PC“.
  • No aplicativo, haverá uma seção escrita “Apresentando o Windows 11“. Simplesmente aperte no botão azul “verificar agora”.

Depois de uma rápida análise automática das configurações do seu computador/ notebook, o aplicativo oficial da Microsoft dará um veredito informando se o seu dispositivo atende ou não aos requisitos do Windows 11.

Além disso, caso não seja compatível, você também poderá conferir o porquê da incompatibilidade (se é o processador ou a memória RAM que não é compatível com o Windows 11, por exemplo). Dessa forma você poderá fazer melhorias de hardware caso queira ter suporte ao Windows 11 — ou aguardar por futuras atualizações que podem tornar (ou não) seu dispositivo compatível.

Gostou desse tutorial ensinando a fazer o teste de compatibilidade do Windows 11? Pois confira também:
Windows 11 | Conheça as principais novidades da nova versão do SO

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário